Ao ver as ações tomadas pelo homem depois que ele exigiu o pedido de desculpas a pokémon coral, Joul acabou ficando ainda mais irritado com este indivíduo, uma vez que aquele ser não parecia ser alguém que soubesse respeitar as criaturas e as pessoas que existiam ao seu redor. Então, motivado pela indignação por tudo que havia visto e escutado, o jovem treinador de Cinnabar não perdeu tempo e tratou logo de dizer tudo o que pensava:
- Olha, realmente não te conheço e, agora, não faço a menor questão de descobrir quem é você. Entretanto, só acho que você tem que aprender a respeitar todos os seres que existem ao seu redor, sejam eles, homens ou pokémons, ninguém merece suportar essa atitude idiota e desrespeitosa que você está tomando. – E olhando para os pokémons do homem, ele concluiu: - Agora, se você acha que batalhando conseguirá me expulsar daqui e também me fará aprender algo, vamos nessa, realmente não tenho medo de você e da sua dupla de pokémons
Assim, com um movimento rápido, o treinador apanhou uma nova pokébola, olhou para Poseidon e disse:
- Poseidon, sei o quanto você queria batalhar, contudo, temos um amigo que está precisando adquirir mais um pouco de ritmo de batalha, por isso, espere junto a mim e, caso precisemos, você será a primeira opção a entrar. – Dessa forma, depois de arremessar a esfera bicolor para os céus, o jovem disse: - Tauros, eu escolho você amigão!!
Sendo assim, o poderoso pokémon bovino se materializou da pokébola e percebeu em que circunstância estava, fato que pareceu colocar rapidamente o touro em condições de começar a batalha a qualquer momento. A partir daí, o rapaz se virou para a Corsola selvagem e disse:
- Acho que seria completamente injusto você ficar fora dessa disputa, porque, querendo ou não, essa é a sua chance de provar para esse babaca o seu real valor. Por isso, Corsola, deixe-me te instruir nesse confronto, sei que poderemos fazer uma boa dupla...
Com estas palavras, Joul se colocou em posição de combate, olhou fixamente para seus pokémons, principalmente para Corsola, já que ele acreditava que a pokémon iria trabalhar em conjunto com ele, e, depois de esticar o indicador direito em direção aos oponentes, ele gritou:
- Tauros, comece correndo em direção ao inimigos e, através de seu Horn Attack, arremesse um desses pokémons para os céus, depois, espere o momento exato que ele estiver se aproximando do solo, e execute um novo Horn Attack, vamos ver a resistência desse ser. – E se voltando completamente para a pokémon coral, ele concluiu: - Corsola, mostre para o outro adversário o poder do seu Ancient Power, em seguida, usemos seu Tackle contra ele.
Com isso, o jovem mestre esperava alcançar sucesso nessa primeira etapa, porém, ele sabia que precisaria realmente vencer aquele homem para provar o quanto ele estava errado por optar por estas atitudes, além de fazer com que ele aprendesse a respeitar qualquer que tentasse ser, no mínimo, gentil com ele.