Pokémon Mythology RPG 13
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Gym Battle] Vs. Brock #41

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Convidado Qua Mar 11 2015, 23:51


Vs. Brock

Logo ao entrar no local Daisuke teve o primeiro vislumbre do campo de batalha. Esse era similar ao campo oficial da Liga Pokémon, contudo espalhados por toda área delimitada com tinta branca existiam inúmeras rochas de vários tamanhos, algumas pareciam fixas em seus lugares e outras estavam visivelmente soltas. A atendente lhe indicou seu lugar à frente do campo de batalha, era elevado o que lhe permitia uma total visualização do campo de batalha e aproximação com segurança.

Do outro lado estava o famoso líder do ginásio, Brock, seus olhos eram apertados como se tentasse focar algo a distancia, de pele morena, trajava um moletom de coloração alaranjado e uma camisa escura e calças jeans marrom. Daisuke pôde perceber que ele já segurava uma esfera e estava pronto para o combate. Nesse momento o juiz que estava na lateral direita do campo pronunciou-se. – Bem-vindo ao ginásio de Pewter! Como essa é sua primeira batalha de ginásio... – Algo que foi requisitado na ficha preenchida anteriormente. – Você precisa atentar-se nas regras da batalha. Será uma luta de três contra três e sem nenhum limite de tempo para o fim do combate. Nenhum dos combates poderá usar qualquer item, exceto os que já estejam equipados em seus Pokémon! – Fez uma pequena pausa. – Apenas o desafiante terá o direito de trocar de Pokémon durante a batalha. Qualquer um dos dois que infringir umas das regras será eliminado automaticamente.  Que a batalha comece! – Bradou visivelmente animado.

- Seja bem-vindo ao meu ginásio. – Proferiu Brock sorrindo. – Espero que tenhamos uma ótima batalha independente do vencedor. Vejo que você até trouxe sua torcida. – Disse olhando para as arquibancadas. - Não subestime os Pokémon do tipo rocha por suas fraquezas ou esse será o seu maior erro! – Seu tom era amistoso, então lançou a esfera que resguardava em suas mãos para o alto e em um feixe de luz vermelho Daisuke conheceu seu primeiro adversário.



Off: Pronto para sofrer? q


Hora da Batalha
Campo: Campo de terra batida, limites demarcados em tinta branca, diversas rochas de tamanhos divergentes espalhadas pelo campo. Algumas grandes o suficiente para ocultar Pokémon de médio porte.



[Gym Battle] Vs. Brock #41 Poke1
Vs.
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Geodude

Pokémon 1 (♂/♀)
Trait: XXX
Lv. XX
XX/100
Status: Normal

Geodude (♀)
Trait: Rock Head
Lv. 24
54/54
Status: Normal



Convidado
Convidado



Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Kazehaya Qui Mar 12 2015, 20:25

Off escreveu:Estou sim. Mas farei de tudo para não fazer por merecer. -q




Mimi era conduzida a arquibancada, ela era um pouco esquentadinha e não queria subir. Um pouco contrariada ela dizia, tentando se manter firme em sua decisão. Aparentemente seu lado mimado havia voltado forte depois de uma experiência de quase morte:

- Vou me manter aqui mesmo, vocês não vão me tirar de perto do Dai! - Gritava. - Eu o acompanhei por muito tempo para ser deixada de lado como uma boneca.

Todos, incluindo o líder, estava olhando para nós dois, eramos o centro das atenções e isso não me deixava muito feliz. Levei o dedo indicador aos lábios da garota e fiz menção para parar. Assim que a duquesa olhou a sua volta suas bochechas ficaram rubras e, envergonhada, subiu na arquibancada e começou a gritar de la de cima me animando um pouco. Sorri para Mimi, o jogo de cintura da garota e sua alto estima inabalável eram uma ótima qualidade da garota.

Me foquei no campo enquanto acenava para o líder. Era repleto de pedras e pedregulhos, havia ali dos mais variados tamanhos. Fiquei feliz em ver que o líder não era daquele tipo de pessoa autoritária e cheia de manias, pelo contrário, ele parecia uma pessoa centrada e um tanto calmo.

Peguei uma pokébola em minhas mãos, havia pensado em utilizar Hippo nessa batalha, contudo o pequeno hipopótamo poderia dar vantagem ao adversário devido a Sandstorm, pensei em usar o recém capturado Onix, contudo o gigante poderia me atrapalhar um pouco. Por fim, fui no óbvio e lancei em campo um pequeno diamante lapidado em minhas próprias mãos:


[Gym Battle] Vs. Brock #41 Carbink


O brilho indicava que meu Shiny havia se materializado em campo, o pequeno não queria se meter em confusão, contudo aquilo fazia parte de sua rotina e, para me proteger, Carbink faria isso:

- Hey Carbink, fico feliz que estaja me ajudando a encarar o Brock. Use Reflect para elevar as defesas do time e manter uma vantagem. - Ordenei- Após isso use Hidden Power para causar danos!

Essa era a minha estratégia, abalar o líder com uma defesa de ferro e aproveitar o poder oculto da minha pequena Diamond e fazer dele um alvo fácil... Pelo menos na teoria.
Kazehaya
Kazehaya
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Gym Battle] Vs. Brock #41 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Convidado Qui Mar 12 2015, 21:58


Vs. Brock

Quando viu o primeiro Pokémon que seu oponente iria utilizar o líder do ginásio sorriu. – Oh, você tem uma espécie rara de um continente distante e ainda é Shiny. Por acaso você é um dos treinadores que participaram daquele evento em Kalos? – Inquiriu curioso. – Fico feliz quando usam um tipo Rock contra mim e eles me deixam com mais temor do que qualquer Pokémon aquático.

- Geodude, vamos começar! Use Defense Curl depois Stealth Rock! – Ordenou visivelmente animado com o inicio da batalha. Brock começava sem ordenar nenhum ataque, apenas aumentando a defesa do seu Pokémon, aparentemente, e com Stealth Rock faria Daisuke pensar duas vezes antes de realizar uma troca. Isso tornava o Reflect inútil, pelo menos por aquela rodada.

O Pokémon diamante era o mais rápido em campo e logo foi o primeiro a executar seu comando, seu Reflect só foi perceptível por causa de uma espécie de espelho de luz de coloração azul que surgiu e rapidamente desapareceu. Geodude apenas encolheu-se, enrolando seus braços em volta do corpo, dessa forma ficou mais semelhante a uma rocha que sairia rolando desfiladeiro abaixo.

O pequeno Carbink não perdeu tempo e iniciou seu ataque, lançando um feixe de luz azul na direção do Pokémon de rocha. O golpe atingiu Geodude em cheio, com a força ele recuou alguns centímetros para trás. Mesmo assim o dano não foi o esperado, pois aquele Pokémon fora treinado para resistir a ataques como aquele. – Esse movimento me surpreendeu, não esperava que ele o soubesse, agora entendo porque o escolheu como seu primeiro Pokémon. – No tempo em que Brock falava o Geodude abriu os braços outra vez e mais rochas grandes e pontiagudas surgiram no campo de batalha. Daisuke conhecia o movimento, já que o Pokémon que usava naquele momento também o sabia.

- Geodude, agora que você usou Defense Curl vamos mostrar o poder do nosso Rollout! Aproveite a velocidade que vai ganhar para evitar os ataques do oponente. – Brock proferiu em alto tom. O primeiro turno havia começado com uma boa vantagem para o treinador, conseguira causar um dano considerável e não sofreu nenhum, no entanto era um fato que isso mudaria nos próximos turnos.




Off: Huehue
Primeiro ginásio que narro, qualquer erro MP. :c


Hora da Batalha
Campo: Campo de terra batida, limites demarcados em tinta branca, diversas rochas de tamanhos divergentes espalhadas pelo campo. Algumas grandes o suficiente para ocultar Pokémon de médio porte. Stealth Rock ativo.



[Gym Battle] Vs. Brock #41 Carbink
Vs.
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Geodude

Carbink (☼)
Trait: Sturdy
Lv. 24
58/58
Status: Reflect 2/5

Geodude (♀)
Trait: Rock Head
Lv. 24
33/54
Status: +1 def



Convidado
Convidado



Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Kazehaya Sex Mar 13 2015, 12:28

Off escreveu:De boa. ^^



Meu Pokémon de rocha fora muito bem sucedido em seu primeiro turno, com muita sorte conseguiu fazer uma camada protetora e aumentar sua defesa, seu poder oculto também fazia um grande dano no Pokémon rochoso e deixava-o perto de cair nocauteado. Todavia, como nem tudo são flores, havia um problema em campo e Stheal Rocks seriam mais problemáticos do que eu pensava, pois impossibilitaria eu fazer trocas quando bem desejasse.

Mimi continuava na torcida e lançava Grambull para torcer junto dela, o fairy começava a pular junto de sua treinadora e animava ainda mais o grande ginásio Rock. Enquanto pensava um pouco em como fazer para contornar a situação do Rollout, respondi o líder pela sua primeira indagação:

- Realmente, essa é uma das minhas preciosidades no time. Meu Carbink é um ótimo Pokémon e mostrarei agora como ele pode ser versátil em batalha, você é um ótimo oponente e me surpreendi com o poder defensivo desse seu Geodude! - Respondi sua pergunta e logo intercalei com meus comandos, tentando proteger Carbink e garantir uma pequena vantagem a mais em nossa batalha. - Carbink, proteja-se com Protect e após isso use Hidden Power, talvez consiga leva-lo com isso!

O objetivo principal era cancelar o Rollout, só assim eu teria uma vantagem ainda maior e poderia vencer aquele Geodude com uma certa vantagem.
Kazehaya
Kazehaya
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Gym Battle] Vs. Brock #41 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Convidado Sex Mar 13 2015, 22:42


Vs. Brock

- Muito bem, também lhe mostrarei o poder do meu Geodude! – Disse Brock sorrindo e com determinação, mesmo que em desvantagem parecia estar gostando da luta. Afinal o verdadeiro objetivo dos lideres de ginásios não era vencer e sim testar as habilidade de combate dos seus desafiantes.

A segunda rodada aconteceu bastante rápida. Carbink iniciou com seu Protect, um espelho translúcido apareceu à frente do Pokémon de Daisuke. Logo em seguida Geodude começou a rolar batendo de rocha em rocha para ganhar velocidade e em um grande salto pulou para cima do Pokémon diamante. Todos já sabiam o que iria acontecer, inclusive Brock, no momento em que o Pokémon rocha atacaria seu adversário foi impedido pelo Protect. E o Rollout fora cancelado antes mesmo de começar.

- Você foi bastante perspicaz impedido o Rollout, mas talvez não tenha sido sua melhor escolha. – Nesse momento o Carbink preparava-se para usar seu Hidden Power uma segunda vez, o que provavelmente levaria o Geodude a nocaute. – Seu Pokémon não é o único que sabe usar táticas defensivas. – Como que esperando a deixa várias versões do Pokémon do líder apareceram e espalharam-se pelo campo. Confuso Carbink atacou o que estava mais próximo e logo ficou claro que não passava de um clone.

- Meus Pokémon sabem quando uma estratégia não deu certo e foram treinados para agir nesses casos. Outro ataque daquele com toda certeza derrubaria meu Geodude, mas não pense que vai ser tão fácil acertá-lo agora. Irei mostrar meu verdadeiro poder ofensivo, prepara-se!

Daisuke não poderia reclamar, afinal continuava com a vantagem na primeira batalha. Teria que lidar com os clones do inimigo primeiro ou tentar identificar o verdadeiro.





Off:


Hora da Batalha
Campo: Campo de terra batida, limites demarcados em tinta branca, diversas rochas de tamanhos divergentes espalhadas pelo campo. Algumas grandes o suficiente para ocultar Pokémon de médio porte.



[Gym Battle] Vs. Brock #41 Carbink
Vs.
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Geodude

Carbink (☼)
Trait: Sturdy
Lv. 24
58/58
Status: Reflect 4/5

Geodude (♀)
Trait: Rock Head
Lv. 24
33/54
Status: +1 def/(4/5 clones)



Convidado
Convidado



Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Kazehaya Sáb Mar 14 2015, 23:22

Off:



A batalha estava acirrada, de uma hora para outra eu estava diante de vários Geodudes, Carbink estava confuso também, mas parecia um pouco centrado em apenas um deles. Isso talvez fosse uma coisa que o deixasse menos apreensiva diante de tantos inimigos, aquilo era como procurar uma agulha no palheiro, só que com Geodudes no meio de uma montanha de pedras com o mesmo formato...

- Vai Daisuke, sei que consegue. Mostra pra ele como se batalha decentemente! - Gritava Mimi de la de cima com Grambull atenta a batalha ao lado.

Fiquei analisando como Carbink fazia seu ataque, um feixe de luz azul atingiu o Pokémon de rocha no primeiro turno, era concentrado em apenas um ponto, mas talvez... Só talvez, meu pequeno Pokémon fada pudesse lançar o golpe meio disperso pelo campo, talvez não acabasse com todos os clones, mas poderia reduzi-los um pouco, facilitando a vida do meu pequenino diamante.

- Sei que seus Pokémons estão preparados para tudo o que eu mandar, Brock. Porém, foi para isso que eu vim aqui, testar minhas habilidades diante de um líder de ginásio foi meu motivo... - "E uma certa duquesa também" pensava comigo mesmo, remetendo ao fato de eu ter sido empurrado para entrar no ginásio.

Observei Carbink, tão sereno em campo, parecia uma das rochas daquele campo, a única diferença era seu formato, coloração e alguns pedaços de diamantes pelo seu corpo. Era um belo Pokémon!

- Carbink, vamos tentar moldar seu Hidden Power. Tente não o usar em apenas uma direção, faça como se o poder atravesse todo o seu corpo e saía por todas as direções, em suma, tente criar vários pequeno hidden power dividindo o poder do mesmo golpe. Talvez consiga acertar todos os Geodudes! - Comandei, eu esperava que meu Pokémon de pedra entendesse o comando e fizesse certo o que eu havia comandado. Talvez um Hidden power mais dinâmico e que cobrisse mais a área pudesse ser uma boa válvula de escape contra aquela situação deveras problemática. - Caso consiga achar o verdadeiro, concentre todo o poder contra ele e o acerte com Hidden Power. Caso contrário, insista nesse método mais dispersado!!!

A batalha estava esquentando e eu torcia internamente para o líder não tirar mais nenhuma carta da mangá.  
Kazehaya
Kazehaya
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Gym Battle] Vs. Brock #41 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Convidado Dom Mar 15 2015, 00:25


Vs. Brock

O jovem desafiante não deixava se intimidar pelos clones, a batalha estava disputada, mesmo assim a vantagem ainda era sua. Brock também tinha ciência disso e decidiu que estava na hora de mudar esse fato, pois poderia não conseguir evitar os golpes por muito tempo.

- Geodude, hora de atacar! Comece com Magnitude e depois mostre o poder do seu Earthquake. – Bradou o líder do ginásio usando os ataques mais poderosos do seu Pokémon e que com certeza deixariam a batalha mais equilibrada. O Pokémon de Daisuke era novamente o primeiro a movimentar-se, dessa vez seguindo as novas ordens do seu treinador tentava realizar seu golpe de forma diferente. Concentrou o poder do seu Hidden Power e conseguiu criar cinco esferas de coloração azul e as lançou na direção do oponente. Duas acertaram rochas que estava pelo campo, outras três acertaram Geodudes que foram facilmente identificados como clones. Restavam em campo dois Geodudes, ambos escondidos atrás de grandes rochas e seria difícil identificar qual era o verdadeiro entre eles.

Então o Pokémon rocha usou seu Magnitude, fazendo o solo tremer, o ataque não foi com seu poder total, contudo causou um dano considerável no diminuto diamante. Carbink ainda não tinha total certeza sobre qual dos dois era o verdadeiro, mesmo assim decidiu arriscar e atacar apenas um deles com seu poder total. Seu feixe de energia atingiu o Geodude que estava mais distante, fazendo o adversário recuar e sofrer um dano considerável, mesmo assim conseguiu manter-se em pé. O clone havia sumido e agora só restava o verdadeiro que mesmo bastante fraco usou o que sobrava de suas forças para atacar. Começou a bater no solo com seus punhos fazendo toda a arena oscilar com seu poderoso terremoto. Carbink sofreu novamente um grande dano, mas sua situação era melhor que a do Geodude que aparentava bastante cansaço.

- Acho que esse turno será o decisivo. – Disse Brock avaliando a situação como somente um experiente treinador sabia fazer. – Geodude, resiste ao ataque e depois acabe com ele usando Earthquake. – Brock era um treinador experiente, sabia que seu Pokémon era mais lento e apenas com muita sorte e força de vontade conseguiria resistir ao primeiro ataque do adversário.





Off: Escala 8. q


Hora da Batalha
Campo: Campo de terra batida, limites demarcados em tinta branca, diversas rochas de tamanhos divergentes espalhadas pelo campo. Algumas grandes o suficiente para ocultar Pokémon de médio porte.



[Gym Battle] Vs. Brock #41 Carbink
Vs.
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Geodude

Carbink (☼)
Trait: Sturdy
Lv. 24
25/58
Status: Normal

Geodude (♀)
Trait: Rock Head
Lv. 24
8/54
Status: +1 def



Convidado
Convidado



Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Kazehaya Dom Mar 15 2015, 11:54

Off escreveu:Poderia colocar o apelido da minha Carbink de Diamond. ^^


Carbink estava me surpreendendo cada vez mais naquela batalha, em um único round a pequena conseguiu sobreviver a dois golpes super efetivos e muito poderosos, além de destruir todos os clones e acertar o Geodude com Hidden Power, deixando-o quase sem forças.

Meu pequeno diamante estava me surpreendendo cada vez mais, eu não poderia acreditar que um Pokémon que eu havia encontrado em Kalos pudesse me surpreender tanto quanto o Carbink. Naquele momento eu realmente acreditei que havia escolhido certo em deixar aquelas duas outras fadas em seus lugares e ficar com o pequeno Pokémon rocha, que coincidentemente, era um dos tipos em que o líder era especializado.

Cerrei o punho e mordi o lábio inferior, se aquele plano não desse certo talvez Carbink não pudesse aguentar mais um poderoso Earthquake. Respirei fundo e comandei o diamante:

- Carbink, use Hidden Power. Aproveite sua velocidade superior para encerrar de vez esse embate. - Logo conclui minhas palavras tentando me preparar para o próximo adversário. - Caso o Geodude caia, use Stealth Rock. Se ele desviar ou resistir, use Hideen Power novamente, tudo bem?

Só me restava torcer e esperar que minha pequena rocha pudesse me surpreender novamente com seus movimentos poderosos.
Kazehaya
Kazehaya
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Gym Battle] Vs. Brock #41 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Convidado Dom Mar 15 2015, 15:29


Vs. Brock

Como era de imaginar-se o final da batalha fora rápido. Carbink  movimentou-se com velocidade, não querendo dar chances para seu adversário. Criou inúmeras esferas azuladas de energia que lançou na direção do Geodude, todas lhe acertaram ao mesmo tempo fazendo o Pokémon desmaiar. Logo depois também criou no campo inúmeras rochas flutuantes e pontiagudas, imitando o primeiro movimento do Brock.

- O vencedor da primeiro batalha é o desafiante Daisuke! Brock, escolha seu segundo Pokémon para o combate! – Proferiu o juiz fazendo Mimi gritar ainda mais na arquibancada.

- Você lutou muito bem, garoto. Mas a partir de agora não será tão fácil assim. – Exprimiu o líder do ginásio, sorrindo. – Meu próximo Pokémon é...! – Ao dizer essas palavras jogou para o alto sua segunda Pokébola ao mesmo tempo em que retornava seu Geodude e o agradecia pela batalha.

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Omanyte


Dados escreveu:Carbink ganhou 2625 de EXP pela vitória e upou do lv24 para o 27.
Ganhou 12 de felicidade.
Carbink  pode aprender Guard Split, deseja substituir algum movimento?
Off:


Hora da Batalha
Campo: Campo de terra batida, limites demarcados em tinta branca, diversas rochas de tamanhos divergentes espalhadas pelo campo. Algumas grandes o suficiente para ocultar Pokémon de médio porte.



[Gym Battle] Vs. Brock #41 Carbink
Vs.
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Geodude

Carbink (☼)
Trait: Sturdy
Lv. 24
25/58
Status: Normal

Geodude (♀)
Trait: Rock Head
Lv. 24
0/54
Status: K.O



Convidado
Convidado



Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Kazehaya Dom Mar 15 2015, 21:08

Off escreveu:Não quero trocar nada. ^^

Ah, como era a vez do Brock dar os comandos, postei somente a próxima escolha do Daisuke. Se tiver algo errado me avise por MP. XD




Carbink fazia a batalha ficar deslumbrante aos meus olhos, com uma excessiva demonstração de força Diamond conseguia quebrar as defesas do Pokémon rocha e me deixava cada vez mais perto da vitória. Brock me elogiava e prometia um combate mais disputado na próxima batalha, eu sabia que Carbink poderia perfeitamente dar conta de mais um adversário, porém havia a chance da pequena sofrer mais um golpe poderoso e cair diante do próximo adversário que, bem, era resistente aos golpes da pequena joia.

- Carbink, você foi ótimo! - Gritei para ela, olhando para o líder em seguida. - Essa batalha está se tornando cada vez mais interessante. Você é muito poderoso, estou muito surpreso pela vitória de Diamond. Mas... - Disse, a retornando de volta a sua pokébola e lançando em campo um cortador de grama, era Rotom se apresentando ao líder. - Ela está cansada demais para batalhar. Rotom, essa é a sua chance!!


[Gym Battle] Vs. Brock #41 Rotom-mow


E assim esperei os comandos do líder para enfim armar minha estratégia.
Kazehaya
Kazehaya
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
[Gym Battle] Vs. Brock #41 Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Gym Battle] Vs. Brock #41 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[Gym Battle] Vs. Brock #41 Empty Re: [Gym Battle] Vs. Brock #41

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos