Cauteloso quanto ao caminho que poderia tomar, Josh prosseguiu com seu inicial sem pressa alguma, gostaria de constatar do que se tratava o tal Pokémon antes de tentar qualquer tipo de aproximação. Bom de sua parte, pois os rugidos se intensificavam cada vez mais e latidos seguidamente eram escutados pelos dois. Se aproximando, poderia ver brevemente do que se tratava.
Enfiando a cara entre duas árvores que escondiam um outro lado entre as folhas dos arbustos e árvores, notou que haviam algumas hordas de Pokémon canídeos brigando, que não eram exatamente desconhecidas às pessoas comuns; parecia mais uma briga entre espécies por território, mesmo.
De um lado, haviam vários cães escuros com chifres grandes e rabos com uma ponta em formato de triângulo, enquanto os do outro canto eram rajados e com pescoços peludos. Haviam quatro ou cinco de cada, e se jogavam uns na direção dos outros, brigando com mordidas, arranhões e empurrões. Seus filhotes estavam atrás apenas a ladrar, já que não possuíam tal capacidade para lutar.
Josh continuava a testemunhar a cena, mas a sua tranquilidade foi rompida quando um dos canídeos avistou o mesmo enquanto recuava, e toda a horda passou a fitar o treinador iniciante e seu Pokémon de fogo, enquanto levemente rosnavam. Não queriam dividir seu território com mais ninguém, aparentemente.