A entrada de Nidoking no campo de batalha voltou a enlouquecer a torcida, afinal, naquele momento, ambos os treinadores se viam na companhia de seus respectivos últimos pokémons, fato que, querendo ou não, aproximava a disputa de número quatro do grupo G de seus derradeiros momentos. No entanto, como observado desde o começo da batalha, nem um dos rapazes parecia se importar com qualquer novo elemento que fosse inserido no confronto, já que a vitória ainda o principal desejo de ambos os oponentes.
Dessa forma, graças a gritos intensos de Blake e Valentain, Duke e Piper partiram com tudo para a execução das ordens recebidas. E mesmo sendo o pokémon mais rápido em campo, Piper, orientada por seu estrategista treinador, deixou de atacar naquele primeiro instante para procurar se distanciar o máximo possível da projeção de pedras que Duke manipularia. Contudo, o fato de estar no interior de uma cúpula de vidro acabou não auxiliando a ágil criatura voadora, já que mesmo com todos os esforços para se manter a uma distância de segurança, Piper e suas sósias não foram capazes de esquivar da intensa chuva de pedras que foi materializada pelo Nidoking de Blake, afinal era possível para o venenoso acompanhar todo o voo defensivo da ave pelo interior da arena de batalha.
Assim, enquanto assistia suas últimas sósias sendo consumidas pelas pedras que as acertavam, Piper, que usou todas as manobras aéreas possíveis, acabou sendo golpeada as costas por uma das rochas provenientes do Rock Slide. Entretanto, para a sorte da pokémon, mesmo com o ferimento recebido, ela conseguiu escapar do contato direto com o solo vulcânico da arena, uma vez que ela recobrou a consciência antes de tocar o lugar superaquecido. A partir daí, sem perder tempo, antes da execução do próximo ataque do oponente, Piper, através de um novo Double Team, teve a felicidade de criar outras quatro cópias idênticas a ela, fato que fez com que uma revoada de cinco Swellows novamente tomasse conta do céu da cúpula vulcânica.
Então, depois de assistir Duke consumir uma de suas sósias através de seu Thunderbolt falho, a pokémon voadora de Valentain, após consumir sua Oran Berry, desceu com tudo na direção do pokémon venenoso, e com seu Brave Bird, que lhe rendeu ferimentos pelo recoil, atribuiu uma considerável parcela de danos ao parceiro de Blake. Só que, no fim, enquanto assistia a arena atribuir problemas a Duke, Valentain e Piper teriam que lidar agora com o envenenamento que cobria o corpo da voadora, afinal, graças a habilidade de Nidoking, o contato direto com o pokémon acabou por render tal problema de status. Problema este que logo veio a diminuir a saúde de Piper.
Enfim, mais uma etapa do combate chegava ao fim. E naquele momento, ambos os treinadores tinham consideráveis problemas para se preocupar.
Nidoking: Danos Residual (- 5 HP)
| Trait: Poison Point (Ativado) | Item: - |
lv26 Nidoking ♂
47/79 | |
| lv24 Swellow ♀
20/63 | Item: - | Trait: Guts (Ativado) | Swellow: Sósias (3/4) / Poisoned (- 4 HP)
|
Campo: Uma arena com o solo literalmente em chamas, o Vulcão Extremo é o campo mais quente do torneio. O chão da arena é formado com pedras vulcânicas e magma em processo de solidificação, com algumas plataformas seguras entre as pedras que permitem uma movimentação melhor pelo cenário para os Pokémon que não possuem uma boa mobilidade ou não resistem bem às temperaturas altas.