Com o tempo que ainda lhe restava para a batalha, o jovem aproveito o mesmo para fazer um treinamento com seus monstrinhos. Principalmente com dois em especifico, que precisavam melhorar suas habilidades em um movimento que ainda não estava completo.
Sendo assim, o jovem tratou de pegar todas as esferas que havia consigo, para então liberar os seis monstrinhos que estavam em sua companhia.
- Galera, como ainda falta um tempo para a batalha contra o Artyx, resolvi parar um pouco aqui para fazer um treinamento. Esperem um pouco, logo irei falar o que cada um deve treinar, certo? – Dito isso, o jovem começou sua explicação sobre o treinamento.
- Amon, você irá treinar o Earthquake. Faça o seguinte, concentre toda sua força nas patas, e então bata no solo o mais forte que puder em uma sequência de vezes, para assim criar um tremor, certo? – O pequeno, já sabendo o que deveria fazer, começou a fazer suas tentativas.
- Haru, concentre-se bem para juntar toda sua energia em um só ponto, tente forma uma esfera obscura, para depois tentar lança-la, procure alguma pedra que lhe sirva como alvo, deve ter alguma aqui por perto. Ah, e por enquanto, apenas tente mantê-la ativa, para depois tentar lança-la, certo? – Haru parecia estar animada, até se sentia um pouco mais forte, apenas tentando formar aquela esfera.
- Rin e Sally, quero que tentem fazer uma simulação de batalha. Mas não levem tão a sério, peguem leve, e apenas para melhorar suas habilidades. – O jovem, logo se virava para Sally, que parecia estar meio confusa com tudo aquilo. – Olha, seu foco aqui será tentar se defender dos ataques dele, certo? Mas também irá atacar, e quando for fazer isso, não use nenhum ataque do tipo água, é muito efetivo contra o tipo fogo, e eu não quero que vocês se machuquem muito... Se quiser poderá usar seu Ice Punch, creio que não dará muitos danos a ele. – Com isso, se voltou para o porco, para lhe dizer o mesmo. – Rin, o mesmo para você, irá treinar o seu ataque e defesa, se desejar pode usar seu Brick Break, acho que não causará muitos danos a ela, já que tem resistência ao seu tipo. Caso, tenham alguma problema me chamem, estamos do lado do Centro Pokémon, então acho que não vai ter problema... mesmo assim tomem cuidado. – Então, os dois Pokémons se preparavam para simular uma batalha, que não deveriam levar a sério, já que era apenas um treinamento.
- Milo, procure algum alvo em que possa executar seus ataques, como uma pedra. Tente aumentar a potência de seu Flamethrower, ataque o alvo inúmeras vezes, para assim, também, tentar aumentar seu especial ataque, certo? E Mike, faça o mesmo, mas no seu caso irá treinar apenas ataque, use seu Steel Wing nas pedras que encontrar, use toda sua força para fazer um corte perfeito nelas.
Com toda essa explicação, o treino começava, o jovem ficava andando de um lado para o outro observando o desempenho de seus parceiros, para tentar achar uma maneira de ajuda-los ainda mais, já que, para ele aquele explicação ainda seria pouco.