O clima estava tenso no Contest Hall de Lilycove. Naquele momento, ocorria uma batalha entre dois participantes que não tiveram muito destaque naquela competição: Gus contra Ruby. Após fazer os cálculos, o jovem Fonseca acabou se dando conta de que seu placar jamais chegaria perto do pódio, o que o fez mudar de postura na batalha. Ao invés de focar em um uso de movimentos estratégicos, ele ordenou que seu Cacnea utilizasse seu Dark Pulse com força total. O resultado disso? Uma derrota esmagadora de Lombre! O pokémon aquático foi nocauteado faltando pouco mais de um minuto para o fim do combate.
- Lombre está fora de combate! E, com isso, Gus Fonseca ultrapassa Ruby no placar e consegue o quinto lugar na competição! - Anunciou Lilian, a hostess dos Contests da região de Hoenn. Após declarar o resultado, ela então solicitou para que a dupla se retirasse do campo. - Foi uma batalha com resultados surpreendentes, de fato! Parabéns pelo desempenho e espero vocês nos próximos Contests da temporada!
Enquanto se retirava da arena e caminha até o backstage da competição, Ruby sentia-se péssimo. Já era sua terceira participação em Contests e em nenhuma delas havia conseguido se destacar. Outra curiosidade é que o rapaz não teve sorte em nenhum das apresentações de combate no qual participou, pois em todos eles os adversários focavam mais numa estratégia ofensiva do que defensiva. E se havia algo que Ruby odiava, eram batalhas. Ele havia decidido seguir a carreira de coordenador porque não queria batalhas!
- Eu devo ser um fracassado. Nada do que eu tento fazer dar certo! As pessoas só me respeitam porque eu sou filho de um líder de ginásio.
Reflexivo, o jovem caminhava até o vestiário para trocar de roupa. Estava vestindo sua tradicional roupa de Rock Star para a competição, mas no fundo sentia-se como um baterista de uma banda de garagem que nunca havia conseguido um hit. A verdade é que ele cogitava desistir de sua carreira. Ao contrário de seus amigos, ele ainda não havia conseguido nenhum exito. Apenas uma reviravolta do destino poderia encorajá-lo novamente...