O ruivo adentrava no ginásio e não demorou muito para que obtivesse uma resposta do pessoal de Roxanne, logo seu desafio seria aceito, ele só precisaria aguardar a líder terminar de lecionar uma aula
Era final da tarde quando a batalha foi anunciada e assim o treinador foi guiado até o campo onde ocorreria a batalha, Roxanne já estava de pé do outro lado do campo com uma pokébola em mãos.
- Peço perdão por te fazer esperar, alguns compromissos acabaram me pegando de surpresa e impedindo que nossa batalha acontecesse mais cedo, espero te compensar com uma boa batalha! - Exclamou Roxanne.
O campo era de relevo irregular, um solo a base de terra batida, com alguns pedregulhos de tamanhos diferentes que tomam conta do campo. Em uma das margens laterais se encontrava o juiz da partida.
- Boa tarde a todos aqui presentes! Mais um desafio oficial ao ginásio da cidade de Rutsboro esta para começar. Eu sou o juiz dessa partida, e também representante da Liga Pokémon de Hoenn. As regras para a batalha são claras, uma luta de três contra três e sem nenhum limite de tempo para o fim do combate. Nenhum dos combates poderá usar qualquer item, exceto os que já estejam equipados em seus Pokémon! Além disso, apenas o desafiante terá o direito de trocar de Pokémon durante a batalha. - Anunciou o juiz. – Muito bem, se não há dúvidas, podemos prosseguir. Boa sorte aos combatentes.
Além do garoto e da líder, várias crianças e adolescentes observavam da arquibancada, eram alunos da escola de Roxanne e sem perder tempo a líder de ginásio lançava uma de suas pokébola, revelando seu primeiro pokémon.
- Esse será seu primeiro oponente, o que acha? - Perguntou - Quero ver se você fez a sua lição de casa certinha garoto.