Enquanto a sessão mística ocorria, a Duskull de Thuomas flutuava ao redor do ambiente um pouco entediada com aquela gritaria toda e com as chamas que surgiam aqui e ali. Parou um pouco mais para o fundo da tenda e ficou observando seu distraído mestre, que em meio a todo aquele show acabou apagando e agora dormia de olhos abertos mesmo com aquela garota balbuciando algo a distância. Humanos realmente eram tipinhos incompreensíveis. Porém não foi isso que mais a chamou atenção e sim um evento curioso mais próximo do chão. Por debaixo do pano da grande mesa, uma patinha amarelada se esgueirava pela escuridão para tocar a mochila de Thuomas e vasculhá-la. Irritada, a Pokémon fantasma atravessou diretamente pelo pano, surpreendendo uma Pokémon de fogo, mais precisamente uma Fennekin, que não deixaria esta intromissão tão barata atrapalhar seus planos. As duas começaram a discutir, cada uma em sua própria língua Pokémon, até que as coisas pareceram esquentar demais para serem resolvidas com palavras, ou melhor, com grunhidos.
A pequena ladra foi a primeira a perder a paciência, lançando uma saraivada de brasas na direção da Duskull sem qualquer aviso, e fez com que a fantasma precisasse rodopiar no ar para desviar do golpe e atravessar novamente o pano da mesa para fugir. As brasas causaram um inesperado efeito pirotécnico sobre a mesa, assustando a própria Madame Brax, que teve seu chapéu de bruxa incendiado e despertando Thuomas do transe da feiticeira.
— O que é isso Spawn? O que tá acontecendo? Tem algo pegando fogo? — O garoto agarrou sua bengala e se levantou, caminhando de costas para a porta, afastando-se da mesa. O cheiro de espuma queimada despertou rapidamente o rapaz.
Com o desespero da dona da tenda, as luzes rapidamente se acenderam, revelando um espaço interno bem reduzido e bagunçado. A névoa rósea se retraiu revelando um Musharna oculto bem atrás de Madame Brax. O Pokémon parecia assustado pelas chamas e chorava baixinho, escondendo-se. A menina então jogou no chão seu chapéu e pisou nele diversas vezes, até apagar o fogo. Indignada, ela apontou para a Duskull:
— "Grr... Você vai pagar por isso! Fennekin! Use Ember" — E o Pokémon Feneco encheu os pulmões e lançou uma explosão de brasas na direção de Duskull. Thuomas recuperou sua compostura, sentindo o calor das brasas se aproximarem da sua direção e desviou de seu rastro, dando ordens de batalha para seu Pokémon.
— Spawn, evasiva! Surpreenda-as com Night Shade!
A Duskull até tentou escapar, mas foi golpeada em cheio pelas brasas, que deixaram seu manto de escuridão em chamas. Desesperada ela flutuava em círculos, até conseguir apagar as labaredas. Madame Brax gargalhava com a humilhação de seu oponente, mas Spawn não se abalou e desaparecendo no ar, surgiu atrás das duas, envolvendo-as em seguida numa onda de trevas que emanava de seu olho, agora preenchido por uma cor azul-pálido. A bruxinha deu um berro, assustada e sua Fennekin, inconformada, tentou golpear por conta própria a Duskull com uma sequência de golpes Scratch, mas obviamente sem qualquer efeito...
— Não a deixe escapar Spawn, concentre seu golpe na Fennekin e cuidado com brasas à queima roupa... — Thuomas dava suas ordens acompanhando a batalha pelos movimentos do globo ocular de Duskull, que ora ficam vermelhos e ora ficavam azuis quando executava os golpes. Também usava sua audição e olfato mais apurado para tentar observar e prever movimentos tanto de Brax, como de Fennekin em caso de ataques surpresa ou uma fuga. O rapaz não perdoaria quem tentou utilizar seus problemas familiares para enganá-lo tão estupidamente. Já no combate, Fennekin tenta lançar mais um golpe de brasas, sendo interceptado por um segundo ataque fantasma de Duskull, bem em cheio. A Pokémon de fogo não aceitaria novamente isso e agora usava sua velocidade superior para se espalhar pelo ambiente, tentando uma ataque mais afastado e com maior alcance.
— "Fennekin, use a mesa como proteção contra o próximo golpe e revide com seu melhor Ember!" — Ordenava Brax, fazendo seu Pokémon se esgueirar por debaixo do pano da mesa e assim, escapando de um novo Night Shade.
Duskull adentrou por baixo do pano, apenas para notar que a Pokémon adversária havia escapado por um alçapão de madeira próximo da cadeira de sua dona. Para a surpresa da fantasma, Fennekin apareceu por trás, explodindo brasas com força em suas costas e até mesmo fazendo a mesa tombar para o lado. Os dois Pokémon se encararam e partiram então para uma última ofensiva, com tudo o que tinham.
— Spawn, use seu golpe para bloquear o do adversário e atravesse as brasas até alcançá-la em cheio!
— "Fennekin, uma última rajada de brasas, sem descansar, até ele cair!"
Os dois Pokémon se enfrentaram em um choque de chamas e rajadas obscuras. Eles se aproximavam lentamente, tentando vencer o golpe um do outro, até que se chocaram e causaram uma pequena explosão, sendo lançados para lados opostos. Ambos pareciam exaustos e bastante feridos, mas Fennekin é quem levou a pior, tendo desmaiado quando chocou a cabeça contra a mesa que antes havia derrubado. Os treinadores correram para socorrer seus Pokémon e o ódio nos olhos de Brax podiam não ser vistos, mas eram quase sentidos por Thuomas.
— "Já chega! Vou acabar com vocês dois de uma vez por todas! Musharna, lance-os para o limbo com Psychic!" — E de trás da treinadora, o Musharna ressurgiu com os olhos azuis brilhantes, enquanto era rodeado por uma névoa, que assim como o olho de Spawn, Thuomas também podia enxergar. Foi então que o jovem treinador de fantasmas entendeu o que havia... Brax absorvia os sonhos de treinadores distraídos com a ajuda de Musharna e usava isso para fazer suas previsões, enquanto Fennekin roubava os pertences de seus clientes. O jovem olhou para sua Duskull quase completamente inconsciente e a protegeu do golpe que viria — Você é a melhor, obrigado por tudo... —
Quando o fim parecia já certo, um rastro alaranjado adentrou a tenda, derrubando tanto Madame Brax, como seu Musharna no chão. Da porta surgiam dois homens e uma mulher, vestidos com um uniforme típico de polícia, mas com alguns detalhes que possivelmente diferenciavam a unidade de Hoenn das outras dos demais locais. Sobre a criminosa e seu Pokémon estava um grande e pesado Arcanine, que após derrubá-las, sentou-se sobre as duas imobilizando-as.
— "Polícia de Slateport, mãos para o alto!" — Dizia a mulher policial para todos os presentes, inclusive Thuomas, que obedeceu prontamente. Estaria o garoto finalmente a salvo ou ainda mais enrascado agora?