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[Guia] Mecânicas de Batalha

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Mensagem por Artie em Sab 8 Fev - 4:27


Mecânicas de Batalha

I. Mega evolução


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A mega evolução é um fenômeno de efeito temporário que permite determinadas espécies de Pokémon atingirem um novo patamar evolutivo. As espécies adquirem um grande poder e suas características mudam: seus stats aumentam e, em alguns casos, ganham novas habilidades e até mesmo novos tipos. Para que um possa atingir essa forma, são necessários recursos específicos e raros: uma Key Stone, que é portada pelo treinador; e uma Mega Stone específica da espécie, que é portada pelo Pokémon.

A energia obtida pelo Pokémon através do fenômeno de mega evolução costuma ser altíssima e nem sempre um Pokémon consegue dominar sua forma especial em suas primeiras tentativas. É necessário que o Pokémon tenha atingido um determinado nível e tenha um bom vínculo com seu treinador que está vinculado a ele através da Key Stone.



  • Para um Pokémon mega evoluir, ele deve ter como hold item a Mega Stone específica de sua espécie e seu treinador deve ter uma Key Stone em seu inventário.

  • Key Stones são itens intransferíveis: nenhum jogador poderá doar sua Key Stone para outro jogador e nem para um NPC.

  • Apesar de não serem consideradas key items, as Mega Stones não podem ser doadas. Trocas de Mega Stones só estão autorizadas se houver outra Mega Stone na negociação. (Exemplo: eu não posso trocar a minha Charizardite Y por uma Life Orb com o fulano. Mas eu posso trocar a minha Charizardite Y por uma Alakazite com o ciclano.)

  • Mega Stones são itens especiais e não são afetados por golpes como Knock Off, Trick e Embargo e nem por habilidades como Klutz.

  • A energia da mega evolução é tão intensa que Pokémon precisam cumprir dois requisitos para dominá-la sem dificuldades: estar no mínimo no nível 30 e ter 100 de happiness. Caso o Pokémon não tenha um desses requisitos, ele poderá desobedecer o seu treinador ou perder o controle de suas habilidades.

  • Treinadores também são afetados pela energia da mega evolução: é impossível para um treinador mega evoluir mais do que um pokémon de sua equipe por batalha.

  • Pokémons em sua forma mega evoluída são incapazes de utilizar Z-Moves ou sofrer o fenômeno Dynamax/Gigantamax.



II. Z-Moves


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Fenômeno descoberto na região de Alola e rapidamente difundido pelo globo, Z-Moves são uma mecânica de batalha de acesso universal, ou seja: que qualquer espécime de Pokémon é capaz de utilizar. Se um treinador possuir um key item chamado Z-Ring, ele é capaz de equipar pequenos cristais chamados Z-Crystals e transformar os movimentos dos Pokémons em golpes super poderosos. Existem Z-Crystals para todos os tipos e alguns especiais que funcionam apenas em espécies específicas de Pokémon. Quando um treinador executa os movimentos necessários para ativar um Z-Move, ele transfere parte de sua energia para o Pokémon. Devido ao desgaste, o treinador deve descansar um pouco antes de um de seus Pokémon utilizar um Z-Move novamente.



  • Para um Pokémon utilizar um Z-Move, ele deve estar equipado com um Z-Crystal equivalente ao golpe que utilizará e seu treinador deve ter um Z-Ring e o Z-Crystal específico em seu inventário.

  • Z-Ring e Z-Crystals são key items especiais e não podem ser doados e nem trocados.

  • Quando um Pokémon é equipado com um Z-Crystal, o item não sai do inventário do treinador. Além disso, o Z-Crystal pode ser equipado em diversos Pokémon ao mesmo tempo.

  • Z-Moves específicos de espécie só podem ser utilizados se o Z-Crystal específico está equipado em um Pokémon da espécie do Z-Move e se o Pokémon sabe o movimento necessário para utilizar o golpe. (Exemplo: o Z-Move Pulverizing Pancake só pode ser utilizado por Snorlax e se ele estiver equipado com uma Snorlium Z e se ele souber o golpe Giga Impact. Caso ele esteja apenas com uma Normalium Z, o movimento Giga Impact será convertido para o movimento Breakneck Blitz. Caso ele esteja equipado com uma Snorlium Z mas não souber o movimento Giga Impact, ele é incapaz de usar o Z-Move).

  • Z-Moves ofensivos são tão poderosos que nem mesmo Protect e derivados são capazes de bloqueá-los completamente. Quando um Pokémon utiliza Protect contra um Z-Move, ele ainda receberá 25% do dano.

  • Golpes de status também podem ser transformados em Z-Moves. Estes movimentos, além de terem seus efeitos normais, receberão um novo efeito secundário. Caso o Pokémon tenha sido afetado por Taunt e ele utilize um Z-Move de status, o efeito normal do golpe não funcionará, mas o efeito extra do Z-Move ocorrerá.

  • Z-Moves só podem ser utilizados uma vez por batalha.

  • Em rotas, após um jogador utilizar um Z-Move, ele deverá aguardar duas páginas após o término da batalha antes de poder utilizar outro Z-Move.

  • Pokémon em sua forma mega evoluída ou afetados pelo fenômeno Dynamax/Gigantamax são incapazes de utilizar Z-Moves.



III. Dynamax/Gigantamax


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Dynamax é um fenômeno descoberto na região de Galar e acontece quase que exclusivamente nesta região. Esse fenômeno acontece graças a um tipo de energia especial conhecida como Dynamax Energy. Acredita-se que essa energia tenha se originado graças ao Pokémon lendário Eternatus e por isso é tão limitado: diferente da Mega Evolução e dos Z-Moves, o fenômeno Dynamax não pode ser utilizado em qualquer local: esta mecânica só funciona em campos onde a Dynamax Energy é abundante.

Quando um Pokémon se transforma em sua forma Dynamax, seu corpo cresce de forma exponencial e seus golpes ficam ainda mais poderosos. Quando transformado, o Pokémon é capaz de utilizar os chamados Max Moves: são golpes com grande poder ofensivo e que possuem efeitos especiais capazes de beneficiar os Pokémon aliados e prejudicar os adversários! Espécies específicas podem sofrer mutações quando se transformam, desenvolvendo habilidades próprias. Este fenômeno é chamado Gigantamax.



  • Para um Pokémon se transformar em sua forma Dynamax, ele deve estar em um campo onde a Dynamax Energy é abundante e o treinador precisa portar o key item chamado Dynamax Band.

  • Quando um Pokémon sofre o fenômeno Dynamax, seu HP atual e seu HP máximo são ampliados em 50% a 100% e todos os seus golpes são transformados em Max Moves. Apesar da mudança no HP, curas e danos passivos em Pokémon Dynamax são proporcionais ao HP original do Pokémon. O mesmo vale para HP recuperado através de berries (Sitrus Berry, Iapapa Berry, etc.)

  • Max Moves ofensivos são tão poderosos que nem mesmo Protect e derivados são capazes de bloqueá-los completamente. Quando um Pokémon utiliza Protect contra um Max Move, ele ainda receberá 25% do dano. A única forma de bloquear completamente um Max Move é através de outro Max Move: Max Guard. (Todos os golpes de status são convertidos em Max Guard).

  • Quando um pokémon está em sua forma Dynamax ou Gigantamax, eles são capazes de utilizar todos os seus movimentos. Movimentos como Taunt e Encore não afetam os golpes de pokémons Dynamax. Itens e habilidades que forçam o pokémon a utilizar um único golpe como Choice Band e Gorilla Tactics ficam com seus efeitos anulados enquanto o pokémon está transformado.

  • Diferente da mega evolução, Dynamax tem duração limitada: ele dura apenas por 3 movimentos. (1 rodada e meia, 3 turnos).

  • Treinadores e equipes só podem utilizar o fenômeno Dynamax uma vez por batalha em cada lado do campo.

  • Devido as distorções de energia no campo, Mega Evoluções e Z-Moves não funcionam em locais onde a Dynamax Energy é abundante.

  • Pokémon de características específicas e que possuem em sua particularidade a capacidade de sofrer Gigantamax se transformarão em sua forma Gigantamax no lugar da forma Dynamax. A forma Gigantamax possui os mesmos efeitos da forma Dynamax. A diferença é que o Pokémon possui uma nova aparência ao seu transformar.

  • Pokémon Gigantamax possuem a capacidade de utilizar um G-Max Move, que nada mais é que um Max Move com efeito secundário diferente.

  • Devido ao peso e tamanho grandiosos, pokémons Dynamax e Gigantamax são imunes a golpes que são influenciados por peso ou tamanho (Low Kick, Heavy Slam e derivados).



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