Learnsets dos Pokémon
Com a chegada da oitava geração a Game Freak, a empresa responsável pela criação dos jogos da franquia principal de Pokémon, mudou sua estratégia em relação aos jogos. Antigamente, todos os Pokémon de gerações antigas eram compatíveis com todos os jogos recentes. Mesmo que um Pokémon não fosse capturável naquele jogo, ainda era possível transferir ele para o jogo através de aplicativos como o Pokébank ou por trocas. A partir de Pokémon Sword e Shield, porém, a logística é diferente: nem todos os dados dos Pokémon estão presentes nos jogos. Se um Pokémon não é obtenível naquele jogo, ele não poderá mais ser transferido para ele. Além disso, alguns golpes deixaram de existir, alguns movimentos deixaram de ser acessíveis (Alguns TMs deixaram de existir) e Pokémon perderam Egg Moves e até movimentos que antigamente aprendiam por nível.
Em nosso RPG, somos a favor da universalização do mundo Pokémon e sempre teremos todas as espécies podendo aparecer e serem utilizadas, mesmo que elas não estejam nos jogos mais recentes da franquia. Como cada geração nova será imprevisível e jamais saberemos como determinar quais Pokémons terão seus learnsets atualizados ou não, fez-se necessário o desenvolvimento das regras a seguir.
Em nosso RPG, somos a favor da universalização do mundo Pokémon e sempre teremos todas as espécies podendo aparecer e serem utilizadas, mesmo que elas não estejam nos jogos mais recentes da franquia. Como cada geração nova será imprevisível e jamais saberemos como determinar quais Pokémons terão seus learnsets atualizados ou não, fez-se necessário o desenvolvimento das regras a seguir.
- Os movimentos que um Pokémon aprende ao subir de nível sempre será determinado de acordo com o jogo mais recente em que ele está disponível, excluindo os jogos da franquia Let's Go. (Exemplo: no RPG, os golpes que o Charmander aprende por nível serão os mesmos que ele aprende em Pokémon Sword e Shield, jogo mais recente em que ele está disponível. Omastar, por sua vez, terá os mesmos golpes que ele aprende por nível em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon.)
- Como no RPG os TMs, Move tutors e TRs também são retroativos, qualquer Pokémon poderá aprender o movimento através de um destes métodos desde que ele seja capaz de aprender aquele movimento de alguma forma em qualquer jogo (excluindo os jogos da franquia Let's Go) a partir da terceira geração (Ruby e Saphire). (Exemplo 1: Em Pokémon Sword e Shield, Vespiqueen não é capaz de aprender o movimento Roost. Porém, como ela pode aprender este golpe através de TM em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, ela pode aprender este golpe no RPG através do TM.) / (Exemplo 2: Appletun aprende o movimento Recycle como egg move em Sword e Shield. Ele também poderá aprender o movimento Recycle através de move tutor.) / (Exemplo 3: Hidden Power é um dos golpes que deixou de existir em Sword e Shield. No RPG, porém, ele ainda é um movimento válido. Qualquer Pokémon que era capaz de aprender Hidden Power nos jogos antigos ainda é compatível com o TM Hidden Power no RPG.)
- Com a mudança de geração, a lista de Egg Moves de diversos Pokémon foi atualizada e alguns Pokémon saíram no prejuízo. No RPG, porém, caso um Pokémon seja capaz de aprender algum Egg Move em qualquer jogo da franquia principal a partir da terceira geração (Ruby e Saphire), ele ainda poderá herdar este movimento de um de seus pais! (Exemplo: Em Pokémon Sword e Shield, Aegislash não possui mais o egg move Shadow Sneak. Porém, como em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon este egg move existe, ele também é válido no RPG).
- Para facilitar aprendizagens e listas desatualizadas da última geração, qualquer movimento que uma espécie pode aprender por level up também pode aprender por TR e TM, caso esses TR e TM existam no RPG é claro.