Pokémon Mythology RPG
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Mensagem por Luch em Sab 2 Maio - 20:08


Guia de Sociedades

I. O que são as Sociedades?



Sociedades são, em uma explicação mais direta, simples e associativa, a versão de Guildas e Clãs comumente presentes em RPGs, mas aos moldes da realidade deste Fórum. Basicaente consistem em um grupo de jogadores e NPCs que se unem com um objetivo em comum, onde é necessário investir tempo e dinheiro na busca por um fortalecimento mútuo de seus colaboradores, como da própria Sociedade em si. Seus objetivos, além de narrativos e condicionados à vontade dos Líderes e dos próprios membros, também podem estar intimamente ligados às funcionalidades do próprio RPG. Como por exemplo, o cumprimento de Missões e a aquisição de inúmeras Propriedades. Essas Sociedades iniciam-se de maneira simplória, mas aos poucos tendem a expandir-se em questão de renome e confiança, tanto em relação à outras Sociedades, como Cidades e Organizações Privadas do próprio Sistema do Fórum. Os Benefícios do crescimento são inúmeros e as possibilidades tendem a multiplicar-se a cada nova atualização do RPG.


II. Fundação de uma Sociedade



Apesar de ser inteiramente possível que um grupo de pessoas se unam e contribuem entre si mutuamente, mesmo que informalmente, para formar de fato uma Sociedade Oficial e desfrutar dos benefícios que elas trazem é necessário atentar-se e seguir algumas Regras Básicas:

♦ Membros Fundadores: Para a Construção de uma Sociedade, é necessário que haja um mínimo de quatro membros no momento de sua formação, ou seja, quatro Membros Fundadores, sendo necessário que dentre estes quatro, pelo menos três sejam jogadores reais, ou seja, não-NPCs.

♦ Relacionamento On-Game: Apesar de todo o procedimento de criação da Sociedade ser feito completamente Off-Game, é necessário que cada um de pelo menos quatro Membros Fundadores tenham se conhecido pessoalmente no On-Game e interagido minimamente, incluindo possíveis NPCs.

♦ Membros Não-Players: Além da necessidade de que dentre o mínimo de quatro Membros Fundadores, apenas um deles pode ser um NPC, também há restrições quanto ao número de "NPCs Totais" e "NPCs por Jogador": Os NPCs totais não podem ultrapassar o número de Membros Jogadores, ou seja, não podem corresponder a mais do que a metade do número de Membros Totais. Além disso, cada Jogador só tem o direito de levar um NPC cada para a Sociedade.

♦ Lotação: Existe um número máximo de membros que uma Sociedade pode possuir, sejam jogadores ou NPCs. Esse número é flexibilizado com o aumento da Fama da Sociedade. Para uma Sociedade com Fama entre 0 e 500 é permitido até 10 Membros Totais; entre 500-1000 de Fama, 15 Membros Totais; entre 1000-2000 de Fama, 20 Membros Totais; entre 2000-4000 de Fama, 25 Membros Totais; Com 4000+ de Fama, 30 Membros Totais.

♦ Sede: Uma das exigências para a Fundação de uma Sociedade é a condição financeira para a Construção de uma Sede e a própria Compra da Sede em questão. No momento da Fundação, os Membros Fundadores devem possuir em conjunto o dinheiro necessário para a Compra de uma Propriedade que se tornará a Sede da Sociedade. Como muitos Edifícios possuem restrição de Reputação com a Cidade escolhida para a Sede e no momento da Criação a Reputação da Sociedade com qualquer Cidade é ZERO, apenas a Residência é uma Propriedade Elegível como Primeira Sede. Contudo, ao expandir-se para outras Regiões, é possível construir uma Sede de temática diferenciada, dentre as possibilidades existentes, desde que tenha sido anteriormente cultivada uma certa Reputação na Cidade escolhida, de acordo com a Propriedade desejada.

Estando de acordo com todas as exigências pré-inscrição, um dos Membros Fundadores poderá solicitar a Criação da Sociedade na Área de Sociedades do Fórum. Estando de acordo, o Moderador responsável entrará em contato com o representante da Sociedade, questionando se haverá a necessidade de criar um tópico de Template Padrão para organizar os dados da Sociedade ou se o próprio Fundador desenvolverá o tópico por conta própria. Se for a segunda opção, o Membro deverá ter em mente que, apesar de livre o uso de Templates independentes, estes devem conter minimamente as informações contidas no Template Padrão, sendo possível adicionar tópicos extras opcionais, que não interfiram com qualquer Regra.

Uma Sociedade é completamente livre para existir e lidar com seus próprios membros da forma que seus Fundadores - e futuros Líderes - acharem melhor, com objetivos próprios, políticas internas próprias, regras próprias e etc. Entretanto, a adição e subtração de membros deve ser anunciada para atualização por parte da Moderação, uma vez que o número de membros possui limitações e também concede alguns benefícios, como o aumento de Fama, por cada novo membro adicionado.


III. Fama



A Fama serve para mensurar o quão conhecida é a Sociedade perante a População do Mundo Pokémon. Portanto, uma Fama maior, além de indicar notoriedade, também abre portas para novas Missões. Uma Sociedade famosa, por exemplo, tenderá a ser a primeira opção para receber um Contrato exclusivo de uma Organização ou Cidade, ganhando com isso uma Missão que só poderá ser cumprida pela mesma, não sendo necessário disputar com outras Sociedades por uma das Missões do Quadro de Contratos. Além disso, Eventos organizados pela Sociedade tenderão a atrair muito mais espectadores e clientes, gerando não apenas uma receita cada vez mais satisfatória, mas também popularidade. Ou seja, Fama gera dinheiro, mas também gera mais Fama. O valor mínimo para a Fama é de 0, mas não há limite superior, podendo aumentar livremente. Apesar da fonte principal de Fama ser através de Missões, que oferecem valores variados deste parâmetro, há algumas ações e situações que sempre ofertam um valor fixo de Fama, são eles:

♦ Compra de uma Sede Regional: +200 Fama
♦ Compra de uma Propriedade Não-Sede: +100 Fama
♦ Novo Membro (Player): +10 Fama
♦ Novo Membro (NPC): +5 Fama
♦ Saída de Membro (Player): -10 Fama
♦ Saída de Membro (NPC): -5 Fama
♦ Rota Administrativa em Propriedade: +50 Fama
♦ Evento Realizado (Torneio, Contest, Festival e etc.): +150 Fama

Exclamation IMPORTANTE: Eventos são permitidos de acordo com a Reputação da Sociedade com a Cidade que o sediará. Além disso, é apenas permitido realizar um Evento se já tiver se passado pelo menos três meses desde o término total do anterior.

Alguns eventos e situações também dependem de uma quantidade mínima de Fama para ocorrerem ou serem permitidas à Sociedade. Segue alguns exemplos destas situações adiante, tendo em mente que essa Lista pode ser complementada com o tempo:

♦ Convocação de NPC não-pertencente aos Membros: Mínimo de 1.000 Fama
♦ Participação de NPC Menores do Sistema em Eventos: Mínimo de 1.500 Fama
♦ Participação de NPC Líder de Ginásio em Eventos: Mínimo de 2.500 Fama
♦ Participação de NPC da Elite dos 4 ou Frontier Brain em Eventos: Mínimo de 5.000 Fama
♦ Participação de NPC Campeões em Eventos: Mínimo de 10.000 Fama

Exclamation IMPORTANTE: A Convocação de NPCs não-pertencentes aos próprios Membros da Sociedade só pode ser feita aos NPCs Liberados para a Staff, construídos pelos próprios Players e que já não sejam pertencentes a alguma Sociedade. Já quanto ao Convite para NPCs do Sistema participarem de Eventos organizados pelas Sociedades, além das restrições do Nível de Experiência desses NPCs, baseados na Fama da Sociedade, também há uma restrição ao número de NPCs que podem ser convidados para um mesmo Evento simultaneamente: Até 1.500 de Fama, 1 NPC; De 1.501 a 2.500 de Fama, 2 NPCs; De 2.501 a 5.000 de Fama, 3 NPCs; De 5.001 em diante, 4 NPCs.


IV. Reputação



Reputação é um valor que independe da Fama e, diferente desta, não está ligado a popularidade, mas sim Confiança de uma Organização, Cidade ou Grupo de Pessoas em relação à sua Sociedade. Este valor varia de -100 a +100, indicando respectivamente uma situação de extrema desconfiança e/ou desavença à extrema confiança/aliança. Este valor, além de funcionar como um termômetro da qualidade e da influência de uma Sociedade, também é um parâmetro importantíssimo para a concessão - ou não - de Alvarás e Permissões na execução de Eventos em determinada localidade. Uma cidade que não confia em uma Sociedade dificilmente permitirá que esta realize algum Festival ou Torneio em seus limites. Por outro lado, quando uma Cidade confia e possui certa admiração e consideração por uma Sociedade, além de ser mais fácil realizar um Evento, ainda é possível adquirir benefícios extras ou até mesmo doações para auxiliar estes Eventos, de acordo com Regras pré-estabelecidas.

♦ Sede Regional: +30 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Propriedade Não-Sede: +15 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Rota Administrativa em Propriedade: +5 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Realização de Evento Bem-Sucedido: +15 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Realização de Evento Mal-Sucedido: -15 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Membro Rocket (Player): +10 Reputação com Equipe Rocket;
♦ Membro Rocket (NPC): +5 Reputação com Equipe Rocket;
♦ Membro Ranger (Player): +10 Reputação com os Rangers;
♦ Membro Ranger (NPC): +5 Reputação com os Rangers;
♦ Membro Criador (Player): +10 Reputação com Universidades de Criação;
♦ Membro Criador (NPC): +5 Reputação com Universidades de Criação;
♦ Negar Contrato Exclusivo: -5 Reputação com a Respectiva Organização;
♦ Falha na Realização de Contrato Exclusivo: -15 Reputação com a Respectiva Organização;
♦ Sucesso na Realização de Contrato Exclusivo: +15 Reputação com a Respectiva Organização;

E da mesma forma que a Fama, a Reputação pode servir de parâmetro para determinar se alguma Construção ou Evento pode existir nos limites da Cidade, assim como determinar a possibilidade de auxílio de uma Organização para com a Sociedade. Auxílio este que também poderá ser solicitado em uma "via de mão dupla". Alguns exemplos estão listados a seguir:

♦ Permissão para Festival (Musical, Dança, Artes em Geral) (Utilizando Propriedade própria): Mínimo de +20 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Permissão para Festival (Musical, Dança, Artes em Geral) (Utilizando Propriedade Pública): Mínimo de +45 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Permissão para Evento Contest (Utilizando Propriedade própria): Mínimo de +35 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Permissão para Evento Contest (Utilizando Propriedade Pública): Mínimo de +60 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Permissão para Torneio de Batalhas (Utilizando Propriedade própria): Mínimo de +50 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Permissão para Torneio de Batalhas (Utilizando Propriedade Pública): Mínimo de +75 Reputação com a Respectiva Cidade;
♦ Recebimento de Contratos Exclusivos: Mínimo de +75 Reputação com Rockets, Rangers ou Universidades de Criação;


V. Eventos



Eventos são quaisquer tipo de Atividades Planejadas, Organizadas e Executadas por Sociedades utilizando-se de recursos próprios ou de recursos fornecidos por Organizações e/ou Cidades, de acordo com a quantidade de Reputação que a Sociedade possuir. Estes Eventos podem ser de diversas naturezas, mas são classificados em basicamente três grandes tipos: Festivais, Contests e Torneios de Batalha. Apesar da classificação bem específica, é possível ter mais de um desses três elementos num mesmo Evento. Contudo, eles serão classificados, permitidos, julgados e recompensados de acordo com a natureza principal deles. Todos os Eventos são abertos para frequentação de NPCs Aleatórios, que são contabilizados apenas como "Número de Visitantes", sem uma personalidade específica ou identidade própria. Qualquer Propriedade que serve como Sede pode servir de Espaço Útil para o desenvolvimento de um Evento. Entretanto, cada tipo de Propriedade possui uma Capacidade Máxima Permitida de Visitantes. Para fins práticos, se o Evento for bem-sucedido, é considerado que foi alcançado a Capacidade Máxima. Caso contrário, apenas Metade da Capacidade Máxima. Esses valores serão importantes na hora do Cálculo da Renda Obtida pela Sociedade. Estas Faixas de Renda baseada em Público Pagante são descritas abaixo:

♦ 1-50 Pagantes: Festival: 3*FAMA / Contest: 8*FAMA / Torneio de Batalha: 13*FAMA
♦ 51-100 Pagantes: Festival: 7*FAMA / Contest: 12*FAMA / Torneio de Batalha: 17*FAMA
♦ 101-175 Pagantes: Festival: 12*FAMA / Contest: 17*FAMA / Torneio de Batalha: 22*FAMA
♦ 176-250 Pagantes: Festival: 17*FAMA / Contest: 22*FAMA / Torneio de Batalha: 27*FAMA
♦ 251-350 Pagantes: Festival: 24*FAMA / Contest: 30*FAMA / Torneio de Batalha: 37*FAMA
♦ 351-500 Pagantes: Festival: 31*FAMA / Contest: 60*FAMA / Torneio de Batalha: 70*FAMA

Exclamation IMPORTANTE: Apesar da Capacidade Máxima ser fixa para cada tipo de Propriedade, a Sociedade pode decidir limitar o Número de Visitantes para valores inferiores ao da Capacidade Máxima. Isso é especialmente interessante para evitar algumas exigências de Eventos Maiores, que precisarão ser cumpridos para que seja considerado Bem-Sucedido.

Como dito anteriormente, é possível utilizado suas próprias instalações para a realização do Evento, respeitando é claro a Capacidade Máxima do local. Contudo, é possível utilizar Propriedade Pública para a realização de Eventos se a Reputação da Sociedade para tal Cidade respeitar um limite Mínimo. Com pelo menos 75 de Reputação é possível liberar um Espaço com Capacidade de até 250 Pessoas (Mediante pagamento de uma taxa de 15% da Renda Adquirida). Já com 100 de Reputação é possível conseguir um Espaço com Capacidade de até 500 Pessoas (Mediante pagamento de uma taxa de 15% da Renda Adquirida)!


V.1) FESTIVAIS

Festivais são os Eventos com a menor chance de "dar errado". Geralmente envolvem um grande trabalho de organização, ou seja, pré-Evento, mas uma vez completadas todas as minucias e necessidades é relativamente fácil executar o Evento em si. Festivais são bastante ecléticos e podem ter temas variados, geralmente ligados a atividades culturais como música, dança, culinária, esportes e etc. Independente destes temas, costumam contar com Apresentações em Palco e Stands de Alimentação para atender ao público, seja na forma de barraquinhas, trailers ou Food Trucks. Apesar da Facilidade em lidar com estes Eventos, em questão de contra-tempos, é o tipo de Evento que garante a menor renda dos três, independente do número de pagantes, por ser mais popular e cobrar uma taxa de entrada bem menor.

EXIGÊNCIAS

♦ De 1 a 100 Pagantes: 3 Membros Não-NPCs Presentes e Sem Restrição de Fama
♦ De 101 a 250 Pagantes: 6 Membros Não-NPCs Presentes e 1500 de Fama
♦ De 251 a 500 Pagantes: 10 Membros Não-NPCs Presentes e 3000 de Fama


V.2) CONTESTS

Contests são Eventos considerados "Coringas". Eles possuem uma arrecadação melhor do que os Festivais e são menos passíveis de Fracasso do que Torneios de Batalha. Basicamente, estes Eventos consistem apenas de duas Fases, uma Etapa de Apresentações e uma Etapa de Batalhas. A primeira das Etapas necessita de pelo menos três juízes para julgar os Participantes e a Etapa de Batalhas consiste em um único enfrentamento dos participantes, em pares. Sendo assim, é importante que o número de participantes seja par. Além disso não há muitas restrições, exceto pela Fama da Sociedade e pela necessidade de uma Premiação em Dinheiro aos Vencedores para Eventos Grandiosos. O Contest pode seguir Regras particulares, inclusive copiando particularidades de qualquer outra competição deste gênero, de qualquer Cidade, de quaisquer Regiões.

EXIGÊNCIAS

♦ De 1 a 100 Pagantes: 3 Membros Não-NPCs Presentes, 4 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players) e Sem Restrição de Fama
♦ De 101 a 250 Pagantes: 6 Membros Não-NPCs Presentes, 6 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players) e 1500 de Fama
♦ De 251 a 350 Pagantes: 10 Membros Não-NPCs Presentes, 8 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players) e 3000 de Fama
♦ De 351 a 500 Pagantes: 15 Membros Não-NPCs Presentes, 10 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players), Premiação de Pk$ 48.000 dividida entre os Três Primeiros Lugares e 4000 de Fama.

Exclamation IMPORTANTE: Em relação aos NPCs Participantes que não sejam Membros da Sociedade, a exigência refere-se apenas aos NPCs do Sistema que podem ser convidados de acordo com a quantidade total de Fama da Sociedade, lembrando que este tipo de convocação tem um limite de 4 NPCs em um mesmo Evento, isso quando a Sociedade possui 5.000 de Fama, ou mais.


V.3) TORNEIO DE BATALHAS

Torneios de Batalha são o suprassumo dos Eventos, sendo internacionalmente conhecidos como a Preferência dos Treinadores. Apesar do mais conhecido e disputado deles ser a Liga Oficial Pokémon, que conta com Treinadores extremamente experientes e capacitados, também é possível encontrar Torneios menores ao redor de todas as Regiões. Sociedades podem organizar esse tipo de Torneio de Batalhas também, respeitando é claro a Capacidade de Lotação de suas Propriedades ou das Propriedades Públicas, cedidas pelas Cidades em troca de uma porcentagem da renda obtida. Para desenvolver um Torneio de Batalhas em sua Propriedade a Sociedade deve possuir uma Expansão de Campo de Batalha neste local. Este Evento é certamente o mais lucrativo dos três principais tipos. Contudo, é o mais difícil de se organizar, ou seja, o que possui o maior risco de ser uma completa falha.

EXIGÊNCIAS

♦ De 1 a 100 Pagantes: 5 Membros Não-NPCs Presentes, 8 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players) e 1.500 de Fama
♦ De 101 a 250 Pagantes: 10 Membros Não-NPCs Presentes, 8 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players) e 2.500 de Fama
♦ De 251 a 350 Pagantes: 15 Membros Não-NPCs Presentes, 16 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players) e 3.500 de Fama
♦ De 351 a 500 Pagantes: 20 Membros Não-NPCs Presentes, 16 Participantes (Membros ou Não, NPCs ou Players), Premiação de Pk$ 60.000 dividida entre os Três Primeiros Lugares e 5.500 de Fama.

Exclamation IMPORTANTE: Em relação aos NPCs Participantes que não sejam Membros da Sociedade, a exigência refere-se apenas aos NPCs do Sistema que podem ser convidados de acordo com a quantidade total de Fama da Sociedade, lembrando que este tipo de convocação tem um limite de 4 NPCs em um mesmo Evento, isso quando a Sociedade possui 5.000 de Fama, ou mais.


VI. Missões




VI.1) Quadro de Contatos

O Quadro de Contratos é a forma mais simples de obter Missões para serem realizadas pela Sociedade. De tempos em tempos ele é atualizado com novos desafios a serem cumpridos pelas Sociedades. Elas possuem Recompensa: em dinheiro e/ou itens, Fama e Reputação bem definidas no momento do anúncio. Além disso, às vezes possuem algumas limitações de Fama e Reputação para que o Contrato seja aceito pela Sociedade. Estas Missões possuem um prazo para que um ou mais membros da Sociedade que as obteve criem uma Rota no lugar indicado, iniciando-as. Apenas uma Missão do Quadro de Contratos pode ser aceita e realizada por vez.


VI.2) Missões da Sociedade

É um tipo de Missão desenvolvida pela própria Sociedade, com objetivo determinado geralmente pelo Líder ou pelos Líderes da Sociedade para que seus Membros a cumpram. Uma grande vantagem desse tipo de Missão é não depender exclusivamente do surgimento de uma Missão no Quadro de Contratos. Já o principal Contra é não receber uma Recompensa em Dinheiro e/ou Itens como as anteriores. Aqui, as recompensas são de responsabilidade dos organizadores da Missão e a Fama e Recompensa recebida pelo cumprimento dela, quando houverem, dependerão da análise e decisão da Staff. Um exemplo de Missões da Sociedade é a Organização dos Preparativos para um Evento, que necessitarão da disponibilidade e mobilização de muitos Membros para que sejam bem-sucedidos.


VI.3) Contratos Exclusivos

Ao alcançar uma Reputação de 75 ou maior com uma Cidade ou Organização, a Sociedade pode solicitar uma Missão Exclusiva a ser cumprida, diretamente com a respectiva Cidade ou Organização. Caberá a Staff decidir a Missão e a Recompensa, que pode ser aceita ou negada por parte dos Líderes da Sociedade. Se a Missão for negada, haverá uma perda de Reputação para com a Cidade ou Organização, que será uma perda menor do que a quantidade perdida caso ela seja aceita, mas termine em uma Falha. Caberá então aos responsáveis da Sociedade decidirem se vale o risco de aceitá-la ou não.

Exclamation IMPORTANTE: Qualquer pedido relacionado à Missões deve ser feito exclusivamente no tópico do Quadro de Contratos, seja para aceitar uma Missão Geral adicionada lá pela Staff, para anunciar uma Missão própria da Sociedade ou para solicitar uma Missão Exclusiva de Cidade ou Organização.

Luch
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