BiografiaDaisuke foi, até seus quatro anos, uma criança normal, com uma vida normal em Petalburg City. Ele não teve quaisquer perturbações ou qualquer coisa impactasse sua vida, a não ser, o sonho de ser um treinador. Compartilhado pelo irmão mais velho, este caiu no mundo primeiro, e sempre ligava muito para casa, passando cerca de 30 min semanais no telefone com Daisuke e eles sempre discutiam muito sobre o sonho do menino de se tornar um treinador. Em uma dessas, a discussão foi um pouco mais acalorada, e, quem diria, Gary, o irmão mais velho de Daisuke, teve paciência para discutir calorosamente com um garoto de 4 anos e que era 12 anos mais novo que ele. E nessa conversa, ficou claro que o jovem Fernandez não tinha intenções de seguir o sonho de Gary. Ele queria explorar o mundo ao extremo, conhecer pessoas, fazer amigos, e ir além de onde qualquer um já foi e fazer coisas que ninguém jamais havia feito. Um sonho de uma criança normal, e nada além disso. A partir daí, as discussões pararam e essa memória fora para o subconsciente de Daisuke. Infelizmente.
Não muito tempo depois disso, Gary encontrou um dos esconderijos da Equipe Rocket e fez a denúncia. Dado como desaparecido, o jovem ficou seis meses sem qualquer sinal de vida, até que no aniversário de cinco anos de Daisuke, bateram a porta durante a madrugada.. O menino, achando que era seu irmão, acordou empolgado e foi correndo atender a porta, mas quando abriu, não viu nada além do corpo de Gary no chão e sem vida. Essa memória marcou o menino, que nunca esqueceu a sensação de imponência e pavor, carregando consigo este trauma para o resto da vida, e fora de fato, tão traumático para o garoto que ele nunca teve coragem de se despedir apropriadamente de seu irmão, ficando em casa durante o enterro do treinador. Gary Fernandez foi enterrado no Monte Pyre com honras pelos Rangers, que conseguiu fazer grandes apreensões graças aquela denúncia, mas aquilo nunca seria o bastante para a família, que havia perdido um de seus integrantes. Uma notável sequela desses acontecimentos foi que Daisuke não conseguia mais dormir. Ainda que fechasse os olhos e tentasse, ele acordava pouco tempo depois, gritando com inúmeros pesadelos o atormentando. Fragilizados e incapacitados de continuar no local onde perderam um filho e um irmão, Daisuke, sua mãe e seu pai, se mudaram para Pallet, tentando recomeçar.
Quando chegaram lá, o jovem ainda estava muito fragilizado, e chorava todo dia, por todos os cantos, quando, um dia na escola, uma garota chamada Lisanna sentou com ele e tentou conversar para consolá-lo, fazer com que ele se sentisse melhor. Algo que ele nunca esqueceu e uma amizade que leva consigo até hoje. Após esse dia, ele conseguiu começar a viver novamente. Lisanna o apresentou a Mirajane e Elfman, seus irmãos, dos quais também nutre fortes laços e amizades, e quem o apresentou para as lutas. Com seis anos, Daisuke começou a praticar judô, depois ingressou no Tae Kwon Do, mais tarde no Muay, Thai, depois Boxe, e, por fim, Jiu Jitsu. Passou boa parte de sua vida treinando para essas modalidades de combate e alcançou até a graduação mais alta, em todas elas até os seus 16 anos. Durante essa trajetória, o jovem ganhou inúmeras competições e chegou a ser chamado para ingressar em competições de MMA, uma proposta que ele recusou, uma vez que, enquanto buscava um documento em um armário velho, o jovem Daisuke achou uma foto. Uma foto de seu falecido irmão com uma equipe de Pokémon, e, que por algum motivo, o jovem de cabelos vermelhos havia esquecido. Transtornado, Daisuke se fechou e dedicou um ano de sua vida a buscar indícios maiores de seu irmão, tentando se aproximar ao máximo da memória que tinha dele.
Todos ficaram impactados com a súbita mudança de comportamento de Daisuke. Largando a oportunidade que havia procurado durante uma vida, seus pais tentavam lhe dar suporte, mas não conseguiam. Nada fazia o ruivo falar. Mirajane tentava, e era repelida. Elfman uma vez tentou, e, no dia seguinte, fora ele quem aparecia surtado e precisando de ajuda, largando o emprego e tudo o mais. Sua mente estava perturbada a ponto de Lisanna, sua melhor amigo, largar a faculdade de Pedagogia em Viridian para ficar mais próxima e conseguir entender o que ele passava. Não foi fácil, e, depois de quase desistir de Daisuke, imaginando que ele jamais ficaria bem de novo, ela recebe a proposta do jovem de começar uma jornada.
Uma proposta súbita para ela, mas maquinada durante um ano na mente do jovem, que, tentando se reconectar com as lembranças de seu irmão, buscava se reencontrar. No momento em que havia encontrado a foto de seu irmão, Daisuke sentira que tudo que havia passado na vida tinha sido sob uma perspectiva mentirosa, que havia perdido seus próprios rumos, e, num ritual própria de auto-descoberta, ele começa a buscar o que gosta e o que não gostava de fato. O estopim para o começo de jornada, foi quando Lisanna havia sugerido que fizessem um piquenique na Rota 01, e, num dado momento, resolveram capturar alguns Butterfree que passavam pelo local com uma rede, e, quando um deles resolve ficar, o ruivo vê essa nova perspectiva nascer diante de seus olhos.
No dia em que a jornada começaria, foi quando a tragédia de Kanto e Johto eclodiu, e os continentes começaram a ser inundados. A maior problemática? O teto da casa de Lisanna desaba, e, a avó da garota que estava por lá, acabou morrendo em meio aos destroços. Totalmente abalados, os três irmãos foram morar com Daisuke e sua família, que logo em seguida se mudaram às pressas, os seis, para a casa em Petalburg, onde os pesadelos de Daisuke voltaram. Com um clima insuportável, Elfman na calada da noite, junta suas coisas e se vai, deixando um bilhete que resolveria a situação de seu amigo, custe o que custasse. Preocupada, Mirajane sai atrás de Elfman, tentando encontrá-lo antes que fizesse alguma bobagem muito grande. Se passou muito tempo desde então. Foram dois longos anos até que, aos poucos, Daisuke conseguisse voltar a encarar a realidade, e perceber, que, de fato, o tempo estava passando, já que, ficara tão imerso em sua jornada de autodescoberta e tudo o mais, que mal se dava conta de que já haviam se passado três anos desde que encontrara a foto.
Determinado a seguir a perspectiva de treinador, o jovem finalmente sai em jornada com Lisanna, buscando, finalmente, se encontrar, e, pouco tempo depois, os dois se separaram sob a desculpa de que ele poderia competir na Battle Tower, onde conhece pessoas novas, mas… Não se sente com ele de fato. Olhando no espelho, o reflexo de seu irmão o atormenta. Ficara tão imerso na promessa de se reencontrar, que havia se perdido ainda mais, mas, sob o rosto, cabelo e aparência que seu irmão havia abandonado em vida. Transtornado, o jovem cortou os seus cabelos ainda na fase de espera entre uma luta e outra na Battle Tower, podendo, finalmente, se reafirmar enquanto Daisuke e tomando para si uma missão: Se despediria de uma vez do irmão no Monte Pyre, para, finalmente, conseguir olhar adiante.