Pokémon Mythology RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Pétala e Criminoso.

2 participantes

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz
OFF :


É, no fim o Harvey está certo. Devo ir ver por mim mesmo e daí aproveitar pra comprar algumas. Não quero ter que ficar indo no Centro Pokémon toda vez que o Gastly se machucar em batalha, o ideal vai ser ir apenas quando chegarmos em Rustboro depois de um longo dia na Petalburg Woods, para enfim descansar.

Olhando o preço das Potions e vendo também que o mercante havia mencionado que comprar um monte de Poções simples era melhor do que uma Superpoção, decidi fazê-lo: Comprei 15 Poções. Isso me deixou apenas com 250$ mas acho que iria servir pra pagar outros custos. Não preciso de outras Pokébolas, já tenho o suficiente que me deram lá no Laboratório do Professor Birch.

Voltando do Mart com uma sacola lotada de Poções, olhava pro Harvey meio sem graça por ter comprado tantas, certamente ele acharia engraçada a situação mas eu sei que isso é o mais prudente. Depois eu guardaria tudo na mochila mas por agora decidi apenas segurar a sacola. Ouvindo então o Harvey falando, ele queria me propor uma batalha. Uh, certamente isso não daria nem um pouco certo, mas decidi aceitar, pois eu realmente preciso aprender. Batalhas não faltarão até Rustboro e muito menos até Slateport, então eu preciso saber ao menos o básico.

Encarei-o, com aquele olhar semi-morto que eu sempre dava quando ficava sério. Ou pelo menos é o que as pessoas dizem. Respirei fundo e olhei pro Gastly, que esteve nos acompanhando todo esse tempo, fora de sua Pokébola. — Certo, vamos começar. Eu não sei nada, então terá que ensinar do completo zero, como se estivesse ensinando a uma criança de oito anos que sequer pode ser treinador ainda, pela idade. Espero não falhar miseravelmente...

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz

PETALBURG CITY
pétala e criminoso.
OFF :


Harvey sorriu quando Victor aceitou, sabendo que ele não negaria aprender a batalhar. Quer dizer, em todo lugar no mundo Pokémon se tinha batalhas, era presente até mesmo nas mais pequenas situações, tudo se resolvia com um bom embate, desde as desavenças mais pequenas, até guerras grandes. E bem, V. parecia saber disso, e tinha consciência de que o caminho até Slateport (passando por Rustboro), certamente não seria fácil, e ele com certeza seria colocado numa situação de combate, onde teria de aprender por conta própria, e essa definitivamente não era a melhor opção.

Sendo assim, Harv assentia com a resposta do garoto, que deixava claro sua falta completa de experiência com Pokémon, coisa que o rosado já havia notado, e estava completamente ciente quando fez o convite. - Bem, vamos começar então. Primeiro, toda rodada é composta por dois turnos, onde você pode dar um comando em cada um deles; sendo assim, sempre haverão dois movimentos em uma rodada, seja eles quais forem. Você pode ordenar um ataque, dar uma poção, trocar o Pokémon, e tudo isso "consome" seu turno. - Ele começou a explicar, apontando no ar para alguma coisa que provavelmente só existia na sua cabeça.

- Com o Rotom Phone você consegue ver quais movimentos seu Pokémon conhece no nível em que ele está, e também consegue ensinar outros com algo que chamamos de TMs, ou TRs. Eles são discos que ensinam ataques especiais para seus monstrinhos, e que podem ser adquiridos de diferentes formas. Mas isso não é tão importante agora. Depois de ver os movimentos do Gastly, pode ordenar dois, que eu explico o que cada um vai fazer; eu também direi dois, seguindo uma ordem onde primeiro você das ordens, depois eu, depois você, e assim por diante. - Finalizou, esperando que ele fizesse o ensinado.

- De novo: não precisa se preocupar em acertar, afinal, você nem sabe o que os movimentos fazem. Só se preocupe em confiar no seu Pokémon, e acreditar que ele pode vencer; as batalhas são vencidas principalmente com coragem e estratégia, muito mais do que força. - Disse, em tom de aviso, e então, aguardou a atitude do rapaz.

PROGRESSO DA ROTA :

_________________
Pétala e Criminoso. - Página 3 624Pétala e Criminoso. - Página 3 215Pétala e Criminoso. - Página 3 228Pétala e Criminoso. - Página 3 859Pétala e Criminoso. - Página 3 263-gPétala e Criminoso. - Página 3 359
Pétala e Criminoso. - Página 3 636Pétala e Criminoso. - Página 3 207Pétala e Criminoso. - Página 3 563Pétala e Criminoso. - Página 3 354Pétala e Criminoso. - Página 3 759Pétala e Criminoso. - Página 3 037-a
Pétala e Criminoso. - Página 3 PcCcsWr

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz
Observava Harvey falando e prestava total atenção nele pois isso seria algo vital pra minha viagem até Slateport. Era isso ou ficar em Petalburg pra sempre, o que realmente eu não quero. Na verdade, quero voltar pra Saffron... Sinto falta daquela cidade tão grande, mas... Sei lá. Ao mesmo tempo não sinto que pertenço mais àquele lugar então não sei como me sinto sobre isso.

Os pensamentos sobre o passado haviam invadido minha cabeça sem mesmo eu ter a consciência disto e quando vi já estava com a mente em Saffron me lembrando de algumas pessoas com quem eu me importava e com aquela Líder que parecia ver fantasmas, literalmente. Balancei a cabeça rapidamente, mas de forma branda, tentando afastar os pensamentos e focar na batalha de aprendizado que estava por vir. Tinha ouvido que poderia verificar com o Rotom Phone os movimentos que o Gastly sabe então fiquei com ele em mãos o tempo todo, como se fosse um caderninho de anotações.

Olhei para Harvey mais uma vez, dizendo — Okay, então eu vou começar. - Mudei meu olhar direto para os olhos arregalados daquela bola de gás arroxeada e perguntei, baixinho. — Tá pronto? - Com a confirmação dele, voltaria meu olhar pro garoto tutor e finalmente declararia os primeiros movimentos do Gastly.

— Gastly, use Lick duas vezes! Vamos ver o que isso faz!

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz

PETALBURG CITY
pétala e criminoso.
Harvey sorriu ao ver o garoto pelo menos se propor a começar, e até mesmo, tentar criar alguma conexão com a pequen Gastly. Era bem claro que eles não eram muito próximos, e qualquer treinador mais experiente saberia reconhecer isso, e essa questão foi a principal, que incentivou o atendente a propor essa batalha; para ele, o melhor jeito de se enturmar com um Pokémon, e criar uma ligação, era batalhando. Você vencia, perdia, conquistava coisas e aprendia ainda mais quando se lutava, e ele queria que V. sentisse tudo isso enquanto estivesse ordenando sua fantasma e a assistindo lutar, vencendo ou perdendo.

- Ok, vamos com tudo querido: quero que utilize Ember para testar as resistências dos dois, e então, ataque com Astonish! - Da mesma forma que Victor só ordenou movimentos ofensivos, Harv manteve o mesmo padrão com seu Litwick, que se fosse observado mais de perto, poderia ser facilmente identificado como um bebê; ele se mexia de maneira engraçada, mexendo a cabeça de uma lado ao outro não deixar a cera de sua vela cair, ou sua chama apagar, e esse ar desengonçado denunciava sua idade. De qualquer forma, ele nem precisaria forçar muito para se defender, Gastly era muito mais rápida, e botou sua linguona pra fora sem pensar duas vezes, dando aquela lambida exagerada no corpo fantasmagórico da velinha, que estremeceu com o golpe.

O contra-ataque veio rápido quando o pequeno focou suas energias na chama de seu pavio, e convocou algumas brasas contra o corpo da bola de gás, que também sentiu o poder do fogarento. - O seu golpe é físico, já que faz contato, e os stats de ataque do seu Gastly são bem baixos; apesar da vantagem de tipo do golpe, você não foi capaz de causar muitos danos no meu Pokémon. Do contrário, o Ember tem um power maior do que seu Lick, e o ataque especial de meu fantasma é relativamente alto, então, ele foi mais potente que seu movimento. - Ele explicava de uma maneira que ficasse subentendido o que cada coisa se tratava, mas não impossível de se compreender.

Depois do breve comentário de Harv, a venenosa voltou a agir, novamente esticando seu músculo bucal e lambendo a superfície tangível da vela; dessa vez, o golpe foi tão nojento que causou um efeito secundário no ígneo: a paralisia. Mesmo assim, ele deu um chega pra lá na Gastly com seu Astonish, e a rodada terminou assim, com vantagem para a dupla adversária. - Alguns movimentos possuem efeitos secundários, como você acabou de presenciar. O Lick pode paralisar o alvo, o Ember pode queimar, e o Astonish pode fazer o alvo vacilar, o que nós chamamos de Flinch. Cada um desses efeitos são chamados de status negativos, sendo eles voláteis ou não voláteis. Temos poison, burn, paralyz, sleep, confusion, flinch, infatuated e alguns outros menos comuns.

Ele continuou, mantendo o tom de professor. - Eu ficaria horas para explicar todos eles pra você, então vou focar no que temos em campo: a paralisia diminui a velocidade do alvo pela metade, e uma vez por turno tem três chances em dez de impedi-lo de se mover. É um status bastante interessante, que geralmente é usado em alvos mais rápidos do que você; por isso não é tão efetivo nessa situação, onde Litwick já é mais lento do que a Gastly. Mesmo assim, a chance de paralisia ainda é bastante útil, caso a sorte esteja a seu favor. - Completou, finalizando a explicação. - Agora vamos com uma sequência de Ember, Lit, foque-se nos movimentos e não deixe que a eletricidade te pare. - Ordenou, obstinado.


Status:
Paralyzed
Hold Item:
---
Trait:
Flame Body

lv04 Litwick


14/18
Pétala e Criminoso. - Página 3 Litwick
Pétala e Criminoso. - Página 3 Gastly
lv05 Gastly


12/18
Trait:
Levitate
Hold Item:
---
Status:
Normal

Log da batalha:
Gastly usou Lick (-2 HP).
Litwick usou Ember (-4 HP).

Gastly usou Lick (-2 HP | Paralisado).
Litwick usou Astonish (-2 HP).

PROGRESSO DA ROTA :

_________________
Pétala e Criminoso. - Página 3 624Pétala e Criminoso. - Página 3 215Pétala e Criminoso. - Página 3 228Pétala e Criminoso. - Página 3 859Pétala e Criminoso. - Página 3 263-gPétala e Criminoso. - Página 3 359
Pétala e Criminoso. - Página 3 636Pétala e Criminoso. - Página 3 207Pétala e Criminoso. - Página 3 563Pétala e Criminoso. - Página 3 354Pétala e Criminoso. - Página 3 759Pétala e Criminoso. - Página 3 037-a
Pétala e Criminoso. - Página 3 PcCcsWr

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz
Off :


Via a animação de Harv e ela quase passava pra mim. Desculpe, eu sou uma pessoa difícil de ficar realmente empolgada com qualquer coisa. Mas, num geral, eu estava mais motivado do que antes. Vendo os movimentos do Pokémon vela, notava que não era muito forte, ao menos não com relação a sua fisiologia, já que parecia ser um Pokémon bebê.

Depois da rodada de ataque do Litwick, via que os golpes dele pareciam interessantes, já que acabaram por serem mais potentes que os de Gastly. Harvey falou sobre Ataque, Ataque Especial, Vantagem de Tipo, Condições de Status e seus efeitos e eu... Apenas cocei a cabeça. Precisaria tirar um tempo pra mim e estudar todas essas coisas, mas acho que o básico vai ser o suficiente por agora. Não pretendo desafiar nenhum Ginásio, apenas preciso da força do Gastly pra enfrentar os problemas que posso encontrar no caminho até Slateport.

— Eu não imaginava que havia tanta informação assim. Bem, eu vou me manter no básico, preciso ao menos aprender o que fazem esses golpes. Gastly, me mostra o que seu Hypnosis faz! E me mostre também o Confuse Ray, vamos ver logo os dois, mesmo que não sejam muito efetivos. Foi mal, eu prometo que vou aprender a fazer isso melhor depois. - Eu disse para o Gastly, imaginando que ele deveria estar pensando que eu não faço ideia do que estou fazendo.


descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz

PETALBURG CITY
pétala e criminoso.
Harvey ficava ainda mais animado, só por estar animando o suficiente V. a ponto dele tomar a atitude por si mesmo de usar comandos diferentes e tentar descobrir o que eles faziam por conta própria. A pequena Gastly até sorria para ele com aqueles dentões grandes e olhos esbugalhados, antes de começar a agir; primeiro, ela parou bem na frente do Litwick e um raio circular começou a sair de seus olhos. Ela então começou a flutuar no ar em movimentos giratórios, e a cabeça do outro fantasma passou a segui-la, até que... BOOM! O ígneo foi colocado pra dormir, como num passe de mágica.

Era um movimento bastante interessante, e certamente o funcionário do ginásio teria algo a dizer sobre ele. - Como pôde ver, Hypnosis é um movimento que coloca para dormir o alvo, mas que precisa de muita concentração pra ser executado, por isso, tem poucas chances de dar certo. Isso aí foi sorte de principiante, certeza! Tente acordar querido, se concentre em minha voz, e não nos olhos dela. - Mas foi em vão. O pequeno não conseguiu atacar, e a Gastly poderia agir novamente. Dessa vez, o raio que saiu de seus olhos foi ainda mais hipnotizante, e ainda mais frenético, mas não conseguiu confundir o fantasminha, que dormia tranquilamente.

E ele permaneceu assim, sem acordar mesmo no segundo turno. - Huh? Parece que ele gostou da soneca. - Harv soltou uma risada, mas logo voltou ao tom de professor, para explicar sobre o Confuse Ray. - Esse golpe confunde o oponente, e a confusão pode fazer com que ele se ataque! É um movimento poderoso, ainda mais se usado em combinação com o Lick para causar algo que chamamos de parafusion. É uma técnica que funde a paralisia com a confusão, e torna o alvo praticamente impossibilitado de se movimentar. As chances são bem pequenas, por isso é quase pouco usado. - Completou,

- Sua Gastly é bastante forte, mas ela tem um déficit gigantesco defesas, e seus movimentos, mesmo com o tempo, tendem a não ser os ideais para ela, que é uma atacante especial. Por isso você vai precisar de alguns TMs futuramente, se for treinar ela, claro. - Deu de ombros no final, esperando então, os próximos comandos de Victor com sua fantasma.


Status:
Paralyzed
Sleeping 2/?

Hold Item:
---
Trait:
Flame Body

lv04 Litwick


14/18
Pétala e Criminoso. - Página 3 Litwick
Pétala e Criminoso. - Página 3 Gastly
lv05 Gastly


12/18
Trait:
Levitate
Hold Item:
---
Status:
Normal

Log da batalha:
Gastly usou Hypnosis (Dormindo)
Litwick não atacou.

Gastly usou Confuse Ray (Falhou).
Litwick não atacou.

PROGRESSO DA ROTA :

_________________
Pétala e Criminoso. - Página 3 624Pétala e Criminoso. - Página 3 215Pétala e Criminoso. - Página 3 228Pétala e Criminoso. - Página 3 859Pétala e Criminoso. - Página 3 263-gPétala e Criminoso. - Página 3 359
Pétala e Criminoso. - Página 3 636Pétala e Criminoso. - Página 3 207Pétala e Criminoso. - Página 3 563Pétala e Criminoso. - Página 3 354Pétala e Criminoso. - Página 3 759Pétala e Criminoso. - Página 3 037-a
Pétala e Criminoso. - Página 3 PcCcsWr

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz
Off :


Olhava para minha bola de gás que estava se divertindo em hipnotizar e encantar o Pokémon Litwick com seu olhar penetrante. Parecia realmente gostar desse tipo de ação. Ela sorriu pra mim ao ver meu esforço em tentar aprender... Talvez a primeira vez que alguém tenha feito esse gesto pra mim, exceto pela minha mãe e meu pai.

Vendo toda a explicação de Harvey, entendi sem muitos problemas, até porque o nome do movimento era bastante intuitivo. Eu só não sabia o que acontecia com um Pokémon confuso e sequer sabia dessa combinação parafusion que o meu agora tutor estava falando. Realmente eu tinha bastante coisa pra aprender e iria pesquisar muito com a ajuda do Rotom Phone. Pensa num telefone cheio das surpresas, eu realmente ainda não consegui superar o fato de ele falar e flutuar. Caralho, é um telefone...

Analisando a situação da batalha, com o fato de Litwick estar totalmente adormecido e não demonstrar reação imediata, pra mim aquilo parecia uma oportunidade pra atacar a vontade. Afinal, sem esse espaço, provavelmente eu perderia. No entanto, uma coisa vinha à minha mente. Quando o Rotom Phone estava analisando o Pokémon vela, ele mencionou uma habilidade 'passiva' chamada Flame Body, o que me preocupava um pouco. Talvez a Gastly saísse queimada dessa brincadeira... Mas era o que precisava ser feito.

Ordenei, então. — Vamos lá, Gastly... Use Lick duas vezes. Deixa esse Litwick bem melecado.

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz

PETALBURG CITY
pétala e criminoso.
- Tente acordar, Litwick, ataque-o com Ember!

O terceiro e último turno da dormência de Litwick foi cravado quando a Gastly de Victor atacou e lambeu bem forte a cara da velinha; mesmo com isso, ela não acordou, e foi só depois da segunda lambida do monstrinho que ela finalmente despertou. Enfurecido, o fantasma passou então a concentra-se nas brasas de sua cabeça, e novamente disparou contra o corpo de sua adversária, causando certo dano, mas longe de ser o suficiente para definir a batalha. Estava bem claro que aquilo ainda levaria certo tempo para ser cravado, mas podia-se dizer que a batalha em si, não importava; o imporatnte era o que V. aprendia, isso definitivamente não tinha preço, pra nenhum dos dois.

- Bom, acho que isso é o que posso te ensinar, dadas as circunstâncias... - Harvey coçou atrás da cabeça, claramente incomodado com algo. Ele se referia ao fato de seus Pokémon serem estreantes, e portanto, não tinham tantos movimentos ou estratégias elaboradas, então, ele tinha dificuldade em mostrar essas outras partes de uma batalha para o garoto. Mas deveria bastar para ele se virar, né? - Espero que o que tenha aprendido até aqui lhe ajude na jornada, mas isso não significa que vou te deixar ganhar! - Ele sorriu, apontando pro rapaz. - Querido, continue com as labaredas! Ember em sequência, quantas vezes forem necessárias para acabar com isso,


Status:
Paralyzed
Sleeping 3/3

Hold Item:
---
Trait:
Flame Body

lv04 Litwick


10/18
Pétala e Criminoso. - Página 3 Litwick
Pétala e Criminoso. - Página 3 Gastly
lv05 Gastly


08/18
Trait:
Levitate
Hold Item:
---
Status:
Normal

Log da batalha:
Gastly usou Lick (-2 HP).
Litwick não atacou.

Gastly usou Lick (-2 HP).
Litwick usou Ember (-4 HP).

PROGRESSO DA ROTA :

_________________
Pétala e Criminoso. - Página 3 624Pétala e Criminoso. - Página 3 215Pétala e Criminoso. - Página 3 228Pétala e Criminoso. - Página 3 859Pétala e Criminoso. - Página 3 263-gPétala e Criminoso. - Página 3 359
Pétala e Criminoso. - Página 3 636Pétala e Criminoso. - Página 3 207Pétala e Criminoso. - Página 3 563Pétala e Criminoso. - Página 3 354Pétala e Criminoso. - Página 3 759Pétala e Criminoso. - Página 3 037-a
Pétala e Criminoso. - Página 3 PcCcsWr

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz
Observando o desenrolar da batalha era claro que eu não tinha muitas opções. A Gastly, defensivamente falando, é bem fraca, mas tenho a oportunidade de atacar primeiro. Com isso eu preciso tomar uma decisão caso eu queira realmente ganhar essa batalha...

Agora que já aprendi que o Confuse Ray serve pra fazer com que o Pokemon inimigo fique confuso e então exista a chance de ele machucar a si mesmo na batalha, era hora de decidir: Usar o Confuse Ray, sabendo que vou acertar, mas com a chance do Litwick passar pela confusão e atacar a Gastly... Ou tentar novamente o Hypnosis, que tem baixa chance de acerto, mas que pode deixar o Litwick dormindo por mais tempo e me dando turnos extras pra tentar conseguir uma vantagem?

Devo considerar que também há a paralisia...

Se Harvey olhasse pra mim agora, iria reparar que eu estava com um olhar extremamente sério, como se estivesse fuzilando ele com os olhos, mas não era isso que eu estava fazendo. Minha mente apenas estava em outro lugar - na gavetinha de estratégias - e minha visão parou pra descansar na direção dele.

Bem, essa batalha é apenas como aprendizado, e eu sou impulsivo demais pra não correr riscos. Seja o que for pra ser, mas espero que saia tudo bem pro meu lado. De toda forma, as duas opções são arriscadas... Então, finalmente dei um comando à Gastly.

—Vai lá, usa Confuse Ray, em seguida Lick.

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz

PETALBURG CITY
pétala e criminoso.
Era de se esperar que Victor fosse optar pra opção mais segura, que tentasse abusar dos efeitos secundários das habilidades para vencer, e nem era preciso ser alguém muito experiente em batalhas para prever isso; até porque, era bastante fácil entender como essas coisas funcionavam, e o garoto parecia ter pego rápido. Harvey o encarava esperando algum tipo de reação incrível e que fosse de acordo com alguém empolgado com o embate, mas ele só recebeu um olhar vazio e pensativo, para sua tristeza. Mesmo assim, os Pokémon pareciam sim, bastante interessados e até levavam um pouco a sério demais esse pequeno combate-treino.

Gastly agia primeiro, como de costume, usando mais uma vez de seu raio de confusão que dessa vez, acertou em cheio o alvo e garantiu que o Pokémon adversário sequer conseguisse reagir; na verdade, o movimento do Litwick foi o esperado por V., ele se atacou! Tentou lançar as chamas contra o fantasma inimigo, mas só acabou caindo de cara no chão, e recebendo certo dano; com sua língua, novamente a venenosa partia pra lambeção, atacando o ígneo, que dessa vez, contrariando tudo e todos, conseguiu disparar outra rajada de labaredas. Era incrível! Ele não só havia conseguido passar pela confusão, como pela paralisia também! - Huh? Parece que você não está com sorte. - Disse Harv para o garoto. - Continue assim querido, está indo muito bem!


Status:
Paralyzed
Confused 2/?

Hold Item:
---
Trait:
Flame Body

lv04 Litwick


07/18
Pétala e Criminoso. - Página 3 Litwick
Pétala e Criminoso. - Página 3 Gastly
lv05 Gastly


04/18
Trait:
Levitate
Hold Item:
---
Status:
Normal

Log da batalha:
Gastly usou Confuse Ray (Confuso).
Litwick ficou confuso (-1 HP).

Gastly usou Lick (-2 HP).
Litwick usou Ember (-4 HP).

PROGRESSO DA ROTA :

_________________
Pétala e Criminoso. - Página 3 624Pétala e Criminoso. - Página 3 215Pétala e Criminoso. - Página 3 228Pétala e Criminoso. - Página 3 859Pétala e Criminoso. - Página 3 263-gPétala e Criminoso. - Página 3 359
Pétala e Criminoso. - Página 3 636Pétala e Criminoso. - Página 3 207Pétala e Criminoso. - Página 3 563Pétala e Criminoso. - Página 3 354Pétala e Criminoso. - Página 3 759Pétala e Criminoso. - Página 3 037-a
Pétala e Criminoso. - Página 3 PcCcsWr

descriptionPétala e Criminoso. - Página 3 EmptyRe: Pétala e Criminoso.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos