002 — Procurando Lotad
Desde que havia saído de Fortree, Avan e Swellow já haviam conseguido ficar mais próximos, ele até conseguiu contar para o pokémon passaro que agora tinha um treinador. Por fim, pousou em Petalburg com alguns objetivos, sendo um encontrar um Lotad, uma espécie que Avan já conhecia de nome e tinha acesso a algumas informações, como o fato daquele Pokémon gostar de ficar em lagos, e o segundo objetivo e menos concreto, seria ir para Petalburg Woods e ver se Eevee iria querer evoluir para Leafeon. Era fato que gostava de Pokémons do tipo planta e água, mas sempre tinha grandes referencias, e uma grande referencia para ele era Wallace, que possuía um Ludicolo muito forte. Como espécie de planta ele também era bastante resistente, por possuir o tipo água, então aquilo era ótimo. Contudo, entretanto, e todaviia, havia pego um Pokémon e não houve um momento bom para se apresentar para ele, era Jangmo-o.
O rapaz de cabelo azul andou pela rota calmamente até que encontrasse um lago e ali quis descansar, na beira do lago, procurando por Pokémons, enquanto também soltou Jangmo-o de sua pokébola. A expressão de estranhamento do Pokémon ao ver Avan era evidente, afinal era claramente um "Quem é você e onde eu to?"
— Oi, Jangmo-o, eu sou Avan, seu novo treinador!
E nisso, Avan pegou a patinha do Pokémon e apertou, como se tivesse cumprimentando ele, enquanto o estranhamento ainda acontecia.
— O que você acha de me achar a procurar um Lotad nesse lago?
Não era bem uma pergunta, era mais tipo "Vamos procurar um Lotad juntos, eu espero que não fuja de mim". Por fim, Avan apenas esperava construir uma relação mais sólida com ele. Enquanto isso, o objetivo de conquistar uma insígnia era deixado de lado por enquanto.