Guia Principal - Performers

I. Introdução

Performáticos constituem uma subclasse voltada a diferentes tipos de expressão artística, como o canto, a dança e a atuação, na companhia de Pokémon. Seu objetivo primordial é levar sua arte e tocar os sentimentos dos seus espectadores através de suas habilidades. Diferente da Classe de Coordenadores, os Performáticos não necessariamente estão voltados ao mundo das competições. Porém, é inevitável que sua facilidade com os palcos e os holofotes, lhe deem uma vantagem natural em eventos de cunho performático, como os Contests.  Além disso, o carisma dos Performáticos, aliado a fama obtida pelo tempo de experiência, podem lhe ser úteis até mesmo em situações do dia a dia, onde a persuasão se mostre necessária.

Para se tornar um Performático, é necessário realizar uma aula-treino na Especialização Performática escolhida (Canto, Dança, Atuação, Desfile ou Ilusionismo). Esta aula-treino é realizada no formato de uma missão, sem maiores dificuldades. O intuito é familiarizar o Performático amador nos conceitos da subclasse e explicar o longo caminho que este terá até se tornar uma referência na performance artística. (Essa missão de entrada corresponde a uma missão simples de 15 posts do narrador, sem batalhas e sem recompensas)

Assim como outras subclasses, os Performáticos possuem locais específicos onde podem se associar. São locais conhecidos como referências locais nas artes: Teatro de Saffron, em Kanto; Sakura Studios de Cherrygrove, em Johto; Teatro Sootopolitano, em Hoenn; Jubilife TV, em Sinnoh.


II. Engajamento (Pontuação de Performer)

Engajamento é uma métrica muito utilizada no mundo digital para averiguar o volume de suas atividades que alcançam seus fãs e o público em geral. Contudo, no Mundo Pokémon, ela também reflete o quão famoso é um Performático na mídia, nas redes e no conhecimento popular. Não confundir com FAMA, uma métrica utilizada para o reconhecimento de Sociedades perante a população e, informalmente, para se referir ao quanto uma pessoa é conhecida. O Engajamento, por sua vez, refere-se à popularidade e celebração de um performático quanto à expressão de suas habilidades artísticas.

Performáticos com maior engajamento tem acesso diferenciado a alguns eventos e missões, bem como são tratados de forma diferente pela mídia e a opinião pública. Além disso, podem observar efeitos diferentes na expressão de suas habilidades. Toda vez que as habilidades artísticas de um Performático lhe trazem um sucesso, seja em competições ou até mesmo na solução de problemas junto à população, o engajamento aumenta. Ao mesmo tempo, caso obtenha um fracasso nas mesmas condições, o que ocorre é uma redução de seu engajamento.

Dependendo do Engajamento do Performático, ele pode ser classificado de diferentes formas pela opinião pública.


III. Ranks Performers


♦ Amador

Para um(a) Treinador(a) ou Coordenador(a) que deseja se tornar um Performático, o primeiro passo é ser considerado um Artista Amador, sendo reconhecido pela sua arte, mesmo que não tenha qualquer engajamento. Neste estágio, os personagens estão apenas começando a explorar suas habilidades artísticas e estão aprendendo as noções básicas de performance.

Engajamento Mínimo: 0
Cachê Mínimo: Pk$ 900
 
♦ Aprendiz de Palco

Os personagens estão progredindo em suas habilidades e começam a se destacar em performances simples. Eles estão ganhando confiança e refinando suas técnicas.

Contratos concluídos: Pelo menos 4
Engajamento Mínimo: 90
Cachê Mínimo: Pk$ 2.000
 
♦ Estrela Emergente

Neste estágio, os personagens estão se tornando reconhecidos por suas performances. Eles estão começando a atrair a atenção do público e a receber convites para eventos mais importantes.

Contratos concluídos: Pelo menos 8
Engajamento Mínimo: 200
Cachê Mínimo: Pk$ 4.250
 
♦ Celebridade

Os personagens alcançaram um nível significativo de fama e reconhecimento em suas respectivas áreas de atuação. Eles são frequentemente solicitados para performances de destaque e são admirados por aspirantes a artistas.

Contratos concluídos: Pelo menos 12
Engajamento Mínimo: 420
Cachê Mínimo: Pk$ 9.000
 
♦ Rei/Diva

Este é o estágio mais elevado de progressão para os Performáticos. Os personagens neste nível são reverenciados como verdadeiras divindades da arte, inspirando gerações futuras de artistas e deixando um legado duradouro em seu campo.

Contratos concluídos: Pelo menos 16
Engajamento Mínimo: 900
Cachê Mínimo: Pk$ 20.000


IV. Contratos


O Performático pode atuar de maneira independente em diferentes cenários, até mesmo como artista de rua em troca de doações. Contudo, uma das formas mais comuns de transformar suas habilidades em uma espécie de trabalho, é através de Contratos firmados com agências, empresas ou outras pessoas. Estes Contratos são fechados com algum objetivo artístico e com recompensas em dinheiro, chamados Cachês, além de Engajamento, entre outras possibilidades.

Em termos práticos, os Contratos dos Performáticos acabam se distinguindo das missões de outras Subclasses e se aproximando mais dos Contratos de Sociedade em termos de funcionamento. De tempos em tempos são publicados Contratos que abordam diferentes situações para diferentes Especializações Performáticas e os interessados devem aceitar algum dos Contratos e os concluírem. Estes Contratos não são exclusivos e podem ser aceitos por diferentes Performáticos, que desenvolverão a rota do seu jeito particular. Um mesmo início para diferentes desfechos. (As Rotas de conclusão dos Contratos deverão ter um mínimo de 20 posts do narrador).

Outra possibilidade é existirem Contratos que precisem da união de mais de um Performático, obrigatoriamente. Seja em um “dueto artístico” ou uma complementação de diferentes Especializações.

Exclamation IMPORTANTE: Todos os Contratos dão um valor de Engajamento Base de 15-20 pontos e, a depender da Classificação de Popularidade do Performático, este Engajamento será multiplicado por um fator correspondente. Segue abaixo um guia de Recompensas de Contrato, por Classificação de Popularidade:
 
🔹 Amador: Sem bônus de Engajamento, PK$ 900, 1.200 EXP para cada Pokémon na BOX.
🔹 Aprendiz de Palco: 150% de Bônus em Engajamento, PK$ 2.000-2.500, 2.400 EXP para cada Pokémon na BOX.
🔹 Estrela Emergente: 200% de Bônus em Engajamento, PK$ 4.250-4.750, 3.600 EXP para cada Pokémon na BOX. Acessórios exclusivos e/ou personalizados.
🔹 Celebridade: 300% de Bônus em Engajamento, PK$ 9.000-9.500, 4.800 EXP para cada Pokémon na BOX. Vestuários exclusivos de patrocinadores.
🔹 Rei/Diva: 400% de Bônus em Engajamento, PK$ 20.000, 7.200 EXP para cada Pokémon na BOX.


V. Skills de Performers

As Habilidades do Performático não apenas encantam visualmente e emocionalmente pela natureza de sua arte, também podendo gerar efeitos entre o próprio Performático e seus Pokémon. Há cinco diferentes classificações para estas habilidades, podendo ser de: dança, canto, atuação, desfile e ilusionismo.

Exclamation IMPORTANTE-1: Estas Skills não podem ser usadas em PvP, Ginásio, Eventos, Dungeons e situações competitivas oficiais, em geral, desde que seja explicitamente permitido em casos particulares.

Exclamation IMPORTANTE-2: Ao adquirir sua primeira Skill, o Performático deve solicitar qual a sua Especialização e só poderá comprar outras Skills desta mesma classificação. É possível desistir de uma especialização e escolher outro caminho, mas as Skills obtidas ficarão inacessíveis. Caso retorne para a Especialização original, contudo, não precisará comprar elas novamente.
 
 
♦ Skills de Canto:

1) Falsetto: Utilizando de sua capacidade vocal, o Performático pode alcançar agudos além da sua faixa acústica natural, destravando assim todo o potencial de seu Pokémon para o uso das habilidades de cura (O efeito passa a ser igual ao dos jogos, não seguindo a modificação do RPG). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada duas vezes por batalha.
 
Rank Mínimo: Aprendiz de Palco
Valor: Pk$ 1.000

 
2) Fry: Fry ou Basal é o Registro Vocal mais grave existente, onde a voz é emitida recheada de ruídos e, de certo modo, “craquelada”. Uma emissão tão poderosa que é capaz de gerar um ambiente defensivo, anulando qualquer tipo de golpe sonoro em todo o lado aliado do campo de batalha. (Gera um efeito de Soundproof sobre todos os Pokémon do Campo Aliado por 5 turnos). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada uma vez por batalha.
 
Rank Mínimo: Estrela Emergente
Valor: Pk$ 2.000

 
3) Fonética Elemental: Da mesma forma que a fonética é adaptável a diferentes idiomas, a capacidade vocal dos Pokémon pode se adaptar a diferentes elementos, transformando golpes sonoros em tipos específicos. (Substitui a ability de um Pokémon por uma versão de Liquid Voice igual ao tipo do Pokémon em questão. Em caso de Pokémon Dual Type, o tipo escolhido é o secundário). O elemento e o Pokémon devem ser definidos no início da Rota e o efeito dura toda a rota.
 
Rank Mínimo: Celebridade
Valor: Pk$ 5.000

 
 
♦ Skills de Dança:
 
1) Street Dance: Com movimentos impulsivos e poderosos, o Pokémon demonstra presença em campo, potencializando o aumento de stats com +2 além do efeito normal.  (O efeito amplia o aumento de stats em +2, ainda respeitando o limite total de +6). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada duas vezes por batalha.
 
Rank Mínimo: Aprendiz de Palco
Valor: Pk$ 500

 
Stiletto: Para executar os passos de Stiletto sobre o salto é necessária muita força nos pés e controle do corpo, movimentos ideais para o Pokémon agir rapidamente, anulando qualquer tipo de golpe de prioridade com uma pisada perspicaz e poderosa no adversário. (Gera um efeito de Queenly Majesty sobre todos os Pokémon do Campo Aliado por 5 turnos). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada uma vez por batalha.
 
Rank Mínimo: Estrela Emergente
Valor: Pk$ 2.000

 
3) Siga o Par: Um bom dançarino, principalmente em danças coletivas, precisa ter facilidade de sincronizar seus passos e movimentos de acordo com o seu par, repetindo o movimento de dança do oponente, tão logo o observe sendo executado. (Transforma a ability de um Pokémon em Dancer por toda uma rota). O Pokémon deve ser definido no início da Rota e o efeito dura toda a rota.
 
Rank Mínimo: Celebridade
Valor: Pk$ 5.000

 
 
♦ Skills de Atuação:
 
1) Direção Impecável: Na atuação, é importantíssimo que haja uma direção forte, capaz de encaminhar os atores pelas mais difíceis situações, permitindo assim que atuem com acurácia em relação às situações e personalidades descritas no roteiro. (O efeito da habilidade corresponde ao de uma Wide Lens). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada duas vezes por batalha.

Rank Mínimo: Aprendiz de Palco
Valor: Pk$ 500


2) Durabilidade Artística: Durante uma atuação, às vezes é necessário continuar o show, mesmo quando o performático está sob sofrimento, dor ou algo parecido. É possível ensinar o mesmo ao Pokémon. (Os Pokémon no lado aliado não sofre danos indiretos por 5 turnos, semelhante ao efeito de Magic Guard). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada uma vez por batalha.
 
Rank Mínimo: Estrela Emergente
Valor: Pk$ 2.000

 
3) Disfarce Técnico: Uma atuação perfeita é capaz de permitir a um Pokémon simular um golpe sofrido com perfeição, mesmo não tendo sofrido qualquer dano. (Transforma a ability de um Pokémon em Disguise por toda uma rota). O Pokémon deve ser definido no início da Rota e o efeito dura toda a rota.
 
Rank Mínimo: Celebridade
Valor: Pk$ 5.000

 

♦ Skills de Desfile:
 
1) Catwalk: Modelos de Passarela não podem se abalar pelo que estiver em sua frente durante o desfile, mantendo o chamado catwalk impecável até o fim, esta habilidade de resiliência permite ao Pokémon resistir às tentativas de lhe abalar em sua caminhada para a vitória. (O efeito reduz a diminuição de stats em 2. Caso o debuff seja de -1, o efeito não causa um buff, apenas neutraliza o debuff). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada duas vezes por batalha.

Rank Mínimo: Aprendiz de Palco
Valor: Pk$ 500

 
2) Chamando Atenção: Durante um desfile, as modelos devem fazer as roupas apresentadas roubarem a atenção dos espectadores. Muitas vezes, são as próprias modelos que atraem olhares embasbacados do público. (Durante 5 turnos, os adversários sofrem o efeito de Attract contra todos os Pokémon no campo aliado, independente do gênero). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada uma vez por batalha.
 
Rank Mínimo: Estrela Emergente
Valor: Pk$ 2.000

 
3) Caminhada Imbatível: Um desfile perfeito tem sincronia entre as modelos da passarela. Apesar de certa rivalidade no dia a dia, durante um grande evento, modelos desenvolvem um ambiente forte, onde nada pode distraí-las do objetivo. (Transforma a ability de um Pokémon em Aroma Veil por toda uma rota). O Pokémon deve ser definido no início da Rota e o efeito dura toda a rota.
 
Rank Mínimo: Celebridade
Valor: Pk$ 5.000

 

♦ Skills de Magia/Ilusionismo:
 
1) Nossa!: Uma das habilidades mais impressionantes de ilusionistas e mágicos é a de paralisar seu espectador com ações tão surpreendentes que o deixam hesitante. Nesse estado, nem conseguem tentar entender ou desvendar o truque.  (O efeito adiciona um efeito extra de 50% de chance de flinch em um movimento ofensivo). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada duas vezes por batalha.
 
Rank Mínimo: Aprendiz de Palco
Valor: Pk$ 500

 
2) Now You See Me!: Mágicos e Ilusionistas conseguem desviar o olhar de seus espectadores com mãos rápidas e distrações das mais diversas. Onde foram parar nossos itens? Estavam aqui agora mesmo!. (Durante 5 turnos, os adversários sofrem o efeito de Magic Room). Contudo, esta habilidade só pode ser utilizada uma vez por batalha.
 
Rank Mínimo: Estrela Emergente
Valor: Pk$ 2.000


3) Nem tudo é o que parece!: A arte do ilusionismo consiste em fazer algo parecer ser, sem necessariamente ser. O quase isso... Dito isto, os Pokémon de um Ilusionista podem ter disfarces diversos capazes de enganar seus adversários. (Transforma a ability de um Pokémon em Illusion por toda uma rota). O Pokémon deve ser definido no início da Rota e o efeito dura toda a rota.
 
Rank Mínimo: Celebridade
Valor: Pk$ 5.000



VI. Mural de Performáticos e Mural de Recompensas


O Mural dos Performáticos é uma área do fórum onde os Performers devem criar uma espécie de ficha, contendo as informações importantes da Classe, como Nome Artístico, as missões realizadas, engajamento conquistado e utilizado, seu Rank e Especialização, entre outras informações. Já o Mural de Recompensas, é uma área onde o Performer poderá trocar seus pontos de Engajamento pelos chamados Mimos dos Fãs: recompensas diversas que podem ser úteis no dia a dia do Performer, incluindo itens exclusivos da subclasse.



VII. Itens Exclusivos


Assim como outras subclasses, os Performers possuem itens que são exclusivos para si. Neste caso, além de só os Performers poderem obter estes itens, não é possível compartilhá-los com outras pessoas de fora desta subclasse, pois os itens certamente não irão funcionar com quem não é especialista neste tipo de performance. Além disso, alguns itens são de uso exclusivo de especializações de Performers e para Ranks específicos. Por fim, é importante lembrar que estes itens exclusivos só podem ser usados livremente em missões da subclasse Performer e em algumas condições em rotas comuns, sendo seu uso impedido em PvPs em geral, Eventos, Dungeons e Gyms.


♦ Hold Items Permanentes

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Playback: Até os melhores artistas se utilizam desse subterfúgio. Não é necessário depender do playback, mas enquanto canta, essa voz está ali, como secundária, lhe dando segurança de que a qualidade sonora será sempre perfeita. Por isso, Pokémon equipados com este playback sempre terão seus movimentos ESPECIAIS considerados como movimentos sonoros, para fins práticos.

Rank Mínimo: Estrela Emergente (Canto)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Amplifier: Apesar de muitos cantores terem a voz suficientemente poderosa, é importante a amplificação do som para alcançarem o máximo de seu potencial. Sendo assim, Pokémon equipados com este item tem um boost de 50% de Power em movimentos sonoros.

Rank Mínimo: Celebridade (Canto)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Tap Dancing Shoes: Sapateado é uma dança que exige técnica e sobretudo velocidade. Com esses belos sapatos lustrosos e com solado de metal, a cada inimigo nocauteado o Stage em Speed do Pokémon equipado com estes sapatos é aumentado em +2, até um máximo de +6.

Rank Mínimo: Estrela Emergente (Dança)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Ballet Shoes: O dançarino de Ballet precisa aproveitar por completo o seu potencial em movimentos dos mais diversos, porém sempre desafiadores. Por isso, o Pokémon que estiver com estas sapatilhas equipadas tem um boost de 50% de Power em movimentos de dança..

Rank Mínimo: Celebridade (Dança)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Movie Script: Se tem uma coisa que o Ator ou Atriz precisa saber é memorizar o Roteiro. Estes Performers se dedicam à repetição para memorização das falas, mas sem perder a emoção de cada momento. Equipando um Move Script, o Pokémon ganha um Boost de 10% no Power de um movimento quando o utiliza consecutivamente com sucesso, até um total de 50%. O funcionamento do item se assemelha ao do item Metronome.

Rank Mínimo: Estrela Emergente (Atuação)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Prop Bottle: Na atuação é importante ser o mais fiel possível aos atos do mundo real, inclusive no momento de receber uma garrafada, por exemplo. Equipando a Prop Bottle, o Pokémon consegue neutralizar o primeiro movimento que teria dano suficiente para derrubá-lo. Este item só funciona uma vez por batalha.

Rank Mínimo: Celebridade (Atuação)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Stage Spot: Modelos atraem a atenção por si só, não apenas pelas belas roupas, mas também pela sua aparência impecável. Contudo, caso pense em desviar o olhar, ficará tentado a retornar a atenção pelo grande holofote que sempre os seguem. Sendo assim, ao equipar este holofote, o Pokémon sempre será o alvo de quaisquer movimentos dos adversários ou dos aliados que são destinados a outros Pokémon que não sejam a si mesmo. Este item causa um efeito semelhante ao uso do Follow Me, ficando ativo até o Pokémon ser nocauteado ou sair de campo.

Rank Mínimo: Estrela Emergente (Desfile)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Wings of Secret: Grandes modelos estão em um patamar que lhes concede o título de Anjos da Passarela. E não é por acaso, pois apenas Top Models podem desfilar com as desejadas asas douradas. Estes são intocáveis! Sendo assim, ao equipar estas asas, o Pokémon adquire a condição Ungrounded, permanecendo assim até receber o primeiro movimento de contact.

Rank Mínimo: Celebridade (Desfile)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] The Hat: Um Mágico sempre anda com a sua cartola, seja no Plano Físico ou no Plano Imaterial. Tudo o que ele precisa é agitar seus dedos, falar algumas palavras mágicas e KABUM, algo realmente mágico e imprevisível sai de lá. Com esta Cartola equipada, o Pokémon consegue usar um golpe crítico caso esta condição conceda a quantidade de dano necessária para nocautear o adversário. Este item não sobrepõe condições como o Sturdy, Focus Sash ou Endure; apesar do crítico, o Pokémon ainda resistirá com 1 de HP.

Rank Mínimo: Estrela Emergente (Ilusionismo)
Onde obter: Mural de Recompensas

🔹 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Shuffling Deck: Um bom ilusionista tem dedos rápidos e uma firmeza na mão que lhe permite movimentos ousados sem errar. O Baralho é uma das "ferramentas" mais usadas por ilusionistas, onde o embaralhamento é rápido, apesar de existirem muitas cartas para serem manipuladas ao mesmo tempo. Com este Baralho equipado, o Pokémon poderá, por três vezes em uma mesma batalha, "embaralhar" os movimentos do oponente. O narrador deverá sortear qualquer movimento do moveset do adversário ao invés do movimento que ele escolheu. Apesar disso, é possível que no sorteio caia exatamente aquele movimento pretendido.

Rank Mínimo: Celebridade (Ilusionismo)
Onde obter: Mural de Recompensas



VIII. Links Úteis

♦ Área de Performers
♦ Mural de Recompensas - Performers
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