Pokémon Mythology RPG 13
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais

Ir para baixo

[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Empty [TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais

Mensagem por --Date Qua Mar 13 2013, 14:36

0. Introdução.
Esses dias eu andava um tanto entediado, então para passar o tempo fui ler alguns posts, e vi que algumas pessoas têm certa dificuldade para postar (mais dificuldade que eu, que horror, né? e-e'). Bom, com o intuito de ajudar a todos, inclusive a mim mesmo (visto que também erro bastante), e revisando estas regras posso me lembrar mais facilmente na hora de fazer uma narração) criei esse tópico para que todos nós possamos opinar e discutir dicas para como fazer uma boa postagem. Não estou aqui para fazer críticas a ninguém, apenas para trocar idéias de como postar e tentar fazer um mini-tutorial para auxiliar todos aqueles que sentem certas dúvidas.

Lembre-se: Por mais que pareça cansativo ler esse post, ele ajuda muito e é sempre uma boa saída revisa-lo sempre que for começar uma aventura. Os pontos revelados aqui não são regras, mas sim um tutorial para ajudar os usuários.


1. Gramática e Ortografia.

Esse é um ponto bem chato, e de certa forma um dos mais importantes. Textos com erros de acentuação e pontuação ficam confusos, o que pode desmotivar a leitura. O erro nesse quesito é o mais comum, e todos já cometeram ou ainda cometem (digo por mim mesmo, que várias vezes fiquei com preguiça de revisar o texto).

- Como melhorar?
Na minha opinião, o melhor jeito é revisar no Word. Tá, eu sei que é coisa de gente preguiçosa, mas ajuda muito. Sei que às vezes temos preguiça de revisar o texto, ou não temos tempo, é muito natural, mas quando estivermos mais livres, podemos ir lá em editar e fazer esses ajustes, não é mesmo? Outro método, que eu não gosto muito, é pedir para que os amigos façam a revisão, mas em um último caso pode ser bem utilizado.

Quanto a pontuação dos membros... Acho que não está de toda ruim, até mesmo por que a minha é horrível (não há nada que me faça usar crase corretamente, sou uma negação quanto a isso), mas tem como melhorar.

O uso do travessão não é obrigatório. COMASSIMCARA? É, isso mesmo. Aprendi recentemente na minha aula de redação avançada que existem 3 tipos de fala: A que é dita pelo próprio autor, ou seja, por aquele que fala (ex: 'Cara, o Date é muito lindo!'), aquela que é dita pelo narrador (ex: E então, o garoto mais gostoso do fórum escreveu algo sobre o Date ser gostoso. Tsc, é claro que o Date é, não precisava sair falando isso por aí) e o terceiro, que não se sabe quem disse: o narrador ou o autor da fala (ex: E então o garoto começou a gritar e gritar. Todos pararam para olhar. BUM! O garoto começara seu discurso. 'A Terra vai explodir, estou avisando. Por mais que esta abrigue muitos feios, basta Date, para barrar as feiuras com o seu corpo de gostoso. A Terra não vai aguentar, ele é um cara muito gostoso para um planeta só!). Os nomes dos tipos de fala são: Discurso Direto, Discurso Indireto Discurso Direto Livre, respectivamente. Evite utilizar o último, pois é muito difícil de ser aplicado.

Aspas. Ô demônio de três cabeças, né? É claro que não. O uso das aspas é muito fácil de se aprender. vamos lá: existem dois tipos de aspas: Aspa depois do ponto e aspa antes do ponto. Usaremos o primeiro quando a frase estiver totalmente dentro da frase (ex: 'Eu sou muito gostoso.') e o segundo quando somente o final da frase estiver entre as aspas (ex: E então ele disse: 'Eu sou muito gostoso'.


2. Narração e Desenvolvimento.
A narração é o seu meio de expressão em um RPG, é através dela que os outros players vão saber mais sobre seu personagem e sobre o que ele está passando, então é um ponto que precisa ser visto com muito carinho.

Um texto precisa, além de boa gramática, de um conteúdo. Algo que incentive o leitor e não desanime. Uma das melhores formas de melhorar sua narração é ler bastante. Ler ajuda ampliar o vocabulário, que é muito importante que você mantenha bastante amplo.

Procure palavras mais exóticas no dicionário para usar em suas descrições, isso pode ser bastante interessante. Também é legal que evitemos as famosas citações, que é a cópia de falas de outro personagem. As vezes, quando fazemos isso deixamos a ação muito repetitiva. Eu assumo que geralmente os faço, mas entendo que é melhor trocar esses quotes por narrações. Por exemplo:

“Joãozinho disse: Oi Maria, tudo bem?”

Daí no post seguinte, Maria escreve no post dela:
“Oi Maria, tudo bem?” e Maria respondeu: “Oi Joãozinho, eu estou bem e você?”

É algo que ocorre bastante, e às vezes é até mais fácil dos leitores compreenderem, mas uma de minhas dicas é transformar essas falas em narração, assim:

“Joãozinho disse: Oi Maria, tudo bem?”

Daí Maria escreve no post dela:
“Foi quando vi Joãozinho se aproximar e me cumprimentar animadamente. Eu, usando e de minha educação, tratei de respondê-lo casualmente, mesmo não gostando muito de seu jeito. – Olá Joãozinho, eu estou bem, e você?”

Perceberam a diferença? Vale lembrar que os quotes às vezes são precisos, principalmente quando se quer encaixar algumas falas. Esse é apenas uma dica.

Use a criatividade: Descreva o ambiente, o que seu personagem está pensando, como ele está se sentindo, o que está vestindo. Use e abuse de todos os pontos que você puder. Só não vale esquecer de ser coerente e de respeitar os outros usuários: Não dê ações aos personagens que não forem seus, isso não é legal. Caso seja algo inevitável, converse com o membro, talvez ele até permita que você faça tal ação por ele.

Sei que as vezes estamos sem criatividade, ou então tem aquela barreira mental que nos impede de fazer bons posts, mas com um pequeno esforço a gente consegue escrever. As dicas para ter uma boa narração foram dadas acima, e são bem válidas. Outro bom método para ter boas idéias de posts é ler os posts alheios, eu lembro que só consegui desenvolver minha escrita porque lia muitos posts. Mas uma vez, vale ressaltar que estamos dando dicas, não estamos criticando quem não faz posts bem desenvolvidos.

Ler obras literárias - não só livros, mas também como poesias, poesias concretas, etc. - também abrem muitas portas para o mundo da criatividade. Além de fazer o leitor revisar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, coisas desse tipo também trazem a tona ideias fantásticas para criar um post.

Obs.: Um post bom não significa um post extremamente longo. Às vezes posts curtos são mais objetivos do que os nossos conhecidos 'post-bíblias'. O tamanho do post vai conforme as ações ocorridas, sendo que uma pequena ação pode desencadear uma descrição mais detalhada, é muito comum.


3. Estética
Evitem um post colorido demais. Ninguém gosta de ler algo que mais parece uma pintura abstrata. Eu pessoalmente dou preferência às cores mais claras e neutras (como um azul acinzentado, por exemplo), mas quem quiser um post mais pessoal pode usar outras cores. Uma boa dica é usar tons diferentes de uma mesma cor, assim o texto fica mais harmônio e agradável aos olhos. Imagine o tamanho da diferença entre um post laranja com falas rosas e pensamentos em ciano e um texto com narração azul claro e fala em azul escuro... Bem mais bonito, né?

O uso de itálicos e negritos não é necessário, mas fica a cargo do postador decidir. Negritar, sublinhar ou deixar em itálico somente as falas ou outro elemento do texto pode, em minha humilde opinião, poluir visualmente um texto. Como disse à pouco, o melhor mesmo é só colocar tons diferentes de uma mesma cor para diferenciar as falas da narração ou simplesmente deixar todo o texto em uma única cor.

Quanto aos tamanhos e fontes: Não exagerem. Não usem fontes muito pequenas, nem muito grandes. Eu, pessoalmente, acho o padrão do fórum ideal, mas também fica a cargo do poster decidir. Só lembrem-se: SEM exageros. Certas fontes, quando postas em negrito, ficam meio... Desconfiguradas demais. Por exemplo, Comic Sans (muitos aqui amam colocar essa cor em negrito): além de deixar o texto desarmônico, passa a ideia de que o autor do texto é, de certa forma, infantil. Lembra do jardim de infância? Pois é, deixe Comic Sans para os bilhetinhos que vão da coordenação escolar até os pais de alunos que cursam esse período escolar. Cores mais sérias, como Segoe UI (muito utilizada na interface do Windows Eight), Arial (utilizada em currículos), Times New Roman (utilizada nos seus bilhetinhos de EM/Trabalho), Century Gothic (é uma fonte, de certa forma 'cômica', mas séria), Verdana (utilizadas nos textos de um certo Gestor), Trebuchet MS (recomendo essa mais que qualquer uma. Assim como a Century Gothic, a Trebuchet MS é cômica, bonita e combina com qualquer tipo de texto, e nunca perde a seriedade ou beleza - independente de qualquer apelo ao uso do negrito, itálico ou sublinho) e Cambria (essa recomendo para títulos). Esses são sé exemplos, mas existem milhares e milhares de outras fontes.

Blur. Essa é uma ferramenta que deve ser utilizada com MUITO cuidado. A depender da forma a ser aplicada, ela pode acabar com o seu texto. Use com moderação, e tenha a certeza de que seu narrador/mestrando não se importa de ler textos com esse efeito antes de continuar a aplicá-lo.


5. Coerência e objetividade.
Muitas pessoas pensam: "Se você quer que nós sejamos interpretativos, como quer que nós não acrescentemos detalhes?". É um problema muito sério, mas com uma solução bem fácil. Objetividade é o contrário da famosa atitude de "encher linguiça" que no caso é por informações desnecessárias e repetitivas, que podem comprometer um texto que já estava bom. Interpretar é você dizer onde estava, com o que estava vestido, o que iria fazer, pensamentos, é isso, é como se você estivesse ali, praticando a ação que escreve. Caso ache difícil escrever muito, não perca seu tempo fazendo besteira. Apenas invista na qualidade do seu post. Revise, revise e revise. Muitas das vezes você encontra algo que fica legal se adicionado em determinada situação, ou até mesmo apagar tudo e começar do zero.

Coerência: É nada mais, nada menos que você não fazer ações distintas. um exemplo é: "Eu estava bebendo água", e no próximo post dizer "eu estava caminhando". Uma ação puxa a outra, ou seja, você tem que terminar a ação que descreveu para dar continuidade à uma outra e assim por diante, pois desse jeito, o autor ficará mais satisfeito e você, também. Então ficaria mais ou menos assim: "Estava bebendo água. Logo que o terminei, pulei da cadeira e me pus a andar".


6. Conclusão
Espero que eu tenha ajudado a muitos players que tinham dificuldades para postar. Em nenhum momento tive a intenção de criticar alguém, pelo contrário, gosto muito dos posts que vejo, só acho que os membros podem melhorá-lo um pouquinho. Por favor, não se sintam ofendidos por alguma coisa que disse aqui. Qualquer dúvida a respeito das dicas, podem ser enviadas à mim por MP ou até mesmo postadas aqui , que eu - e com certeza outros membros também - terei todo prazer em respondê-las.

Acho que isso está bem incompleto, mas é isso, façam críticas ao tutorial, complementando ou desmentindo ideias aqui apresentadas. :3
--Date
--Date
Banido

Banido

Alertas :
[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Left_bar_bleue0 / 100 / 10[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Right_bar_bleue


http://sweet8roandhellajeff.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Empty Re: [TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais

Mensagem por Hwo Qua Mar 13 2013, 17:08

Oi Date, se lembra de mim? Provavelmente não Ç.Ç
Bem, no geral eu gostei do tutorial, eu só acho que falto alguns exemplos mais bem elaborados e tal.
Fora isso, gostei bastante, quem ler tudo sem preguiça concerteza vai se aprimorar, nem que seja só um pouco.
Boa sorte, que venha outros guias e tal ;-)
Até.
Hwo
Hwo
Monotrainer - Fighting

Monotrainer - Fighting

Alertas :
[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Left_bar_bleue0 / 100 / 10[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Empty Re: [TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais

Mensagem por Bakujirou Sex Mar 15 2013, 10:35

Eu li e gostei de todo o tutorial. Ele aborda assuntos muito importantes e tal. Eu gosto de pessoas que inventam coisas novas como implementar citações de livro / poemas / músicas, mas também, não precisa exagerar a ponto de enfiar guela a baixo, a citação repetida durante os mais de 40 posts de uma rota. /.-." Se é pra usar o espaço de post, que seja com algo útil, consistente.
Bakujirou
Bakujirou
Treinador

Treinador

Alertas :
[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Left_bar_bleue0 / 100 / 10[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

[TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais Empty Re: [TUT] Narração, Estética, Pontuação e Outras Besteiras Mais

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos