Ah, o mundo competitivo. A competitividade sempre esteve presente em tudo, e em pokémon, não é diferente. Antes de adentrar nesta escola, esqueça tudo que você sabia antes nos jogos. Não, aquele velho e querido Ariados talvez não possa ser mais usado, exceto caso você saiba encaixá-lo em seu time, e esta escola está aqui para isso. Quero ensinar a vocês como montar um time comum, e em seus modos mais específicos, cada parte da arte que é pokémon.
InterfaceEnfim, qual é a primeira parte que devemos saber sobre o jogo? Usá-lo. A interface do pokémon Showdown é bem simples:
Sabendo a parte mínima quanto a interface, é hora de agir.
Montando uma teamA parte mais importante das batalhas é a sua team. Ela demonstra seus gostos e estratégias. Alguns pokémon são catalogados principalmente por seus Stats(Status). Veja algumas categorias comuns:
SweeperÉ uma das categorias mais comuns, e na maioria das vezes, responsável por vencer as partidas. O Sweeper(Varredor em Inglês) tem como trabalho derrubar o máximo de pokémon possível antes de cair. Para isso, utilizam de moves status(Principalmente os que aumentam o ataque, velocidade e defesa do pokémon) e moves STAB poderosos. STAB, ou Same Attack Type Bonus, é um acréscimo de 50% num move(Ataque) do pokémon que tenha o mesmo tipo do golpe. Ou seja, um Drain Punch de um Mienshao é STAB, e os STABS normalmente podem fazer a diferença. Golpes de coverage também são costumeiramente usados - Coverage é um movimento que seja super-efetivo contra um pokémon que tenha um tipo com vantagem, na maioria das vezes-. Existem dois tipos de Sweepers, físicos e especiais. Vejamos um exemplo de Sweeper físico:
Conkeldurr @ Flame Orb
Trait: Guts
EVs: 252 Atk / 252 HP / 4 SDef
Adamant Nature
- Bulk Up
- Drain Punch
- Mach Punch
- Ice Punch
Vamos analisar o moveset deste pokémon. Sua Flame Orb é importante junto a sua habilidade, Guts, que aumenta o ataque do pokémon caso ele esteja envenenado ou queimado, e o dano do Burn pode ser curado com um único Drain Punch. Sua distribuição de Ev's está ai para causar o máximo de dano possível e aguentar - Ev's, Effort Values são pontos distribuidos entre os stats dependendo das batalhas que o mesmo vence, mas podem ser escolhidos livremente no simulador-. Sua nature, Adamant está ai para aumentar ainda mais seu ataque monstruoso e diminuir seu Special Attack muito pouco usado - Natures são coisas que vem quando o pokémon nasce, que aumentam um stat em 10% e diminui outro em mesma porcentagem-. Drain Punch é seu principal STAB, e pode ser monstruoso junto a Bulk Up, aumentando ainda mais seu ataque e defesa. Mach Punch está como um golpe de misericórdia contra pokémon rápidos e Ice Punch é um importante coverage, pois auxilia contra tipos Flying(Voadores), Dragon(Dragão), Ground(Solo) e Grass(Grama), tipos que não costumam acertar muito forte com golpes Fighting(Lutador).
Agora vejamos um especial:
Volcarona @ Lum Berry
Trait: Flame Body
EVs: 204 HP / 252 SAtk / 52 Spd
Modest Nature
- Fiery Dance
- Bug Buzz
- Hidden Power [Rock]
- Quiver Dance
O que Volcarona faz de melhor em campo é usar Quiver Dance - O conhecido "Dragon Dance especial", que aumenta um estágio de Special Attack, Special Defense e Speed -, e atacar com tudo que tem. Fiery Dance, apesar de ser mais fraco que outros STABs pode aumentar o SpA ainda mais, ajudando a nocautear mais rapidamente. Bug Buzz é seu outro STAB, e HP[Rock] permite um ótimo coverage contra outras Volcaronas, Flyings que comunentemente são mistos a Dragon e outros Bugs e Fires. Flame Body está ai para poder ter uma chance de causar Burn no oponente caso ele seja mais rápido, e sua divisão de Evs visa a sobrevivência em campo. A nature Modest faz o contrario de Adamant, aumentando seu SpA(Special Attack) e diminuindo seu Atk(Attack). Lum Berry costuma o livrar de Toxics, Will-o-Wisps e Thunder Waves indevidos, que praticamente o deixam inutilizado.
Também existem os Mixed Sweepers, cujo usam golpes físicos e especiais. Dá uma liberdade maior para atacar e é bem mais fácil montar um moveset, mas nem todo pokémon tem tal habilidade e stats.
Wall/TankPokémon com bastante Hp e defesas. São feitos para aguentar o máximo de golpes possível e diferente dos Sweepers, são feitos para aguentar dano. Também são caracterizados como físicos ou especiais.
Ferrothorn @ Rocky Helmet/Leftovers
Trait: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 4 Atk / 252 Def
Relaxed Nature
- Leech Seed
- Stealth Rock
- Thunder Wave
- Gyro Ball
Um exemplo de Wall Física. Seu item pode variar, vai a sua escolha. Rocky Helmet pode colaborar com Iron Barbs pra tirar muito Hp de golpes físicos do oponente e finalizar com um Gyro Ball lento, e a clássica Leftovers para curar o hp do pokémon usado. Sua nature aumenta sua defesa e diminui ainda mais sua velocidade, deixando o poder de seu Gyro Ball monstruoso. De resto, ele usa Leech Seed para curar ainda mais, Stealth Rock para sujar o campo adversário e Thunder Wave para complicá-lo.
Boosters e Baton Passers: Usam algum move que aumente Status e tenta Sweepar ou usar de Baton Pass para passar os Stats para algum outro pokémon.
Exemplos: Ninjask, Mew, Vaporeon, Gorebyss.
Effect Passers(Clerics/Wishers): Ajudam defensivamente. Clerics aproveitam de Heal Bell e Aromatherapy para curar status e Wishers usam de Wish para curar Hp de algum pokémon debilitado - Wish cura 50% do Hp do pokémon que estiver do seu lado um turno depois do movimento ser usado-.
Exemplos(Clerics/Wishers): Miltank, Celebi, Blissey/Jirachi e Vaporeon
Status Absorber: Pokémon que podem entrar na frente de um status negativo ou mesmo aguentá-lo sem muitas preocupações. Pokémon com a ability Poison Heal são frequentemente usados par ao serviço.
Exemplos: Celebi, Gliscor, Reuniclus, Drifloon(Flare Boost).
Revenge Killers: Entram logo após um pokémon do seu time é derrotado. Usam de itens ofensivos(Choice Scarf/Band/Specs, Life Orb, Gems), golpes como Retaliate - Aumenta seu poder em 50% caso um pokémon de sua team for derrotado no turno anterior-, e são normalmente velozes por natureza. Entram para derrotar o pokémon que derrotou o seu, na maioria das vezes.
Exemplos: Dragonite(Scarf), Scizor(Band), Dugtrio.
Lead: É o pokémon que entra em campo primeiro. Costuma usar golpes relevantes para a team e mesmo a partida, como Stealth Rock, Spikes, Trick Room e Weather(Clima). Também pode ser suicide leads, que usam de Memento, Explosion, Taunt e Destiny Bond. Ainda há a famosa estratégia "Volturn", usada para Scoutar o Lead adversário, usando os golpes para causar dano e trocar para seu respectivo Counter ou Check.
Exemplos: Hippowdon, Politoed, Ninetales, Abomasnow, Tyranitar(Climas), Gengar, Jirachi, Landorus.
Trapper: Utiliza de Magnet Pull, Arena Trap e Shadow Tag para prender o pokémon adversário e nocauteá-lo.
Exemplos: Dugtrio, Magnezone, Wobbufet, Chandelure.
Spinner: Entra para usar Rapid Spin, retirando Spikes, Toxic Spikes e Stealth Rock de campo.
Exemplos: Starmie, Forretress, Tentacruel, Claydol, Donphan.
Anti Spinner: Qualquer pokémon Ghost. Como Rapid Spin é um move do tipo normal, Ghosts não são afetados, impedindo o trabalho dos Spinners.
Exemplos: Qualquer pokémon do tipo Ghost.
Weather Inducer: Pokémon com as abilitys Sand Stream, Snow Warning, Drizzle e Drought. Usam das abilities para colocar algum clima em campo. Perder um em uma Weather War significa uma possível derrota.
Exemplos: Groudon, Kyogre, Tyranitar, Hippowdon, Politoed, Ninetales.
Weather Abusers: Aproveitam-se de algum clima para usar suas abilitys e Moves, comunentemente são usados junto a Weather Inducers. Vale lembrar que a combinação Drizzle+Swift Swim é ilegal fora de Uber e em torneios da Nintendo.
Exemplos: Stoutland(Sandstorm), Toxicroak(Rain), Victini, Venusaur(Sun), Glaceon(Hail).
Dual Screener: Usam Light Screen e Reflect - Aumenta a defesa especial e defesa por cinco turnos, respectivamente - Vale lembrar que caso o pokémon esteja usando Light Clay, as Screens durarão oito turnos.
Exemplos: Uxie, Espeon, Xatu.
Entry Hazards: Colocam Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes em campo - Diminuem Hp na entrada de algum adversário(Note que Toxic Spikes e Spikes não afetam voadores ou pokémon com Levitate) e envenenam -.
Exemplos: Ferrothorn, Skarmory, Tentacruel, Landorus-T.
Essas são as funções básicas de um time competitivo, e muitas são fundamentais para um time com sinergia. Sinergia é a harmonia de pokémon pra pokémon, que exerce sua função corretamente em campo. Note que alguns desses pokémon estão em duas categorias ou mais, pois podem exercer tais funções.
Dever de casa: Com um time que contenha Sinergia, vença uma batalha OU - Overused -, dando a função de cada um em campo, com seus movesets. Não esqueça de por o link da batalha com a vitória.
Vocês tem até o dia 29 para entregar.
Primeira aula \o\ Boa sorte e vamos começar ça bagaça \o\
Última edição por -Gustavo em Dom 25 Ago 2013 - 0:57, editado 1 vez(es)