Pokémon Mythology RPG 13
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Página 1 de 18 1, 2, 3 ... 9 ... 18  Seguinte

Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Andros Sex Jun 29 2018, 15:08

Off::

Estava um dia bastante agradável, já que eu gostava bastante de dias chuvosos, e Nagisa parecia também não se incomodar com a água caindo. Como hoje era um dia atípico, eu me vestia com uma capa de chuva transparente, e Nagisa carregava um guarda-chuva azul claro que tinha comprado na feirinha de Slateport. Nós andávamos bem devagar, para não escorregarmos por causa da terra molhada, e também não estávamos com muita pressa para chegar em Oldale.

A paisagem da Rota era bastante bonita, haviam lagos interligados por rios com pequenas quedas d’água, e uma densa vegetação ao redor da trilha. O clima mais chuvoso havia deixado o ar bastante úmido, e o cheiro da vegetação se intensificava, deixando o ar com aquele cheiro gostoso de natureza.

- Allan! – Nagisa disse alto, me fazendo virar com pressa, já que eu estava em sua frente. - Acho que devem ter bastante frutas para colher. E também eu ouvi falar que podemos encontra alguns pokémons de outra região por aqui esses dias. Acho que devíamos entrar no meio da mata. - Ele disse sorrindo.

Eu o encarava com cara de assustado. - Ah, achei que tinha acontecido alguma coisa. – Eu disse aliviado. - É uma ótima ideia. E eu também queria treinar um pouco, se você não se importar... podemos tentar encontrar um local onde dê para se proteger da chuva, assim posso treinar e você fica protegido.

Continuamos andando, mas dessa vez começamos a entrar no meio das árvores. Para muitas pessoas, isso não era uma coisa muito legal de se fazer na chuva, mas para aventureiros como nós, fazia parte da rotina. Continuávamos conversando enquanto andávamos, eu estava contando a Nagisa sobre o pokémon que havia saído do ovo, e como ele poderia nunca mais querer olhar para minha cara de novo. Aquilo me deixava um pouco chateado, mas Nagisa tentava me consolar dizendo que seu inicial o odiava, já que evoluiu contra sua vontade. Nós dois rimos um bocado com a situação.

Continuamos andando seguindo para o noroeste, já que não queríamos nos desviar muito do caminho. Mesmo conversando, eu não deixava de observar a vegetação ao redor, afim de encontrar alguma arvore frutífera para colhermos.
Andros
Andros
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Pagliacci Dom Jul 01 2018, 18:15

OFF:


Man-Eater Bugs

Um clima ameno, típico de outono, fazia com que uma neblina sedosa cobrisse todos os corpos de água da Rota 105. Sob a névoa, Pokémon frágeis protegiam-se de predadores e perigos se ocultavam em busca de uma vítima descuidada. Entretanto, em meio à selva fechada e úmida em que Allan e Nagisa se metiam a visão era outra... A trilha que seguiam, neste instante descendente, era uma das partes mais descampadas daquele bioma, permitindo que a chuva acertasse em cheio os dois rapazes. O caminho que traçavam, uma mistura de lama e folhas secas arrancadas das árvores, era lixiviado pela água formando um rio de barro que obrigava Allan a andar passo-a-passo guiando o amigo. Vez ou outra o imenso guarda-chuva do outro rapaz acertava a cabeça do treinador, mas Allan sabia que não era culpa de Nagisa, então só continuou a andar.

Em certa etapa da descida, o menino loiro na retaguarda gritou o nome do amigo, fazendo-o virar-se assutado e quase escorregar na lama. Contudo, não era qualquer perigo e sim uma sugestão, que talvez fosse melhor adentrar a mata em busca de algo mais interessante. Aparentemente Nagisa estava atento às notícias em Slateport e não queria ficar de fora das novidades que a chuva trazia para Hoenn. Com a concordância de Allan, os dois treinadores passaram a explorar a selva, empurrando galhos e folhas, tomando cuidado com espinhos que vinham diretamente da terra e com pedras e raízes em que poderiam tropeçar. Batalhando contra o som natural daquele bioma com assovios agudos e guinchos exóticos, os dois amigos continuaram conversando sobre a vida e as desventuras com seus respectivos Pokémon. A conversa estava bem divertida, então o tempo passava voando...

Seguindo para Noroeste, a dupla não parecia encontrar qualquer árvore frutífera que os alimentasse ou aos seus Pokémon, mas o que acharam era bem estranho e não se via todo dia. Pendurado em um dos galhos de uma árvore alta havia uma espécie de tecido branco fino e comprido. À distância poderia ser confundido com uma teia, mas Nagisa se aproximou primeiro, adiantando-se em relação a Allan e tocou o material com a mão abrindo um largo sorriso no rosto ao virar-se novamente — Allan! Eu sei exatamente o que é isso! É exatamente sobre o que estavam comentando em Slateport — Comentou animado, levando um pedaço rasgado daquele "pano" até o amigo — É um pedaço de pele antiga... do Man-Eater Buuuuug! — Disse Nagisa, fazendo uma voz fantasmagórica e forçando uma expressão de terror ao citar o "nome" do tal ser misterioso. Em seguida, o rapaz de cabelos loiros gargalhou para Allan, esperando um sorriso ou uma reação qualquer para a sua óbvia piadinha. O que Allan decidiria fazer afinal, continuar procurando árvores frutíferas, um lugar para treinar ou investigar melhor do que se tratava aquele "pano" alvo e fino?

Pagliacci
Pagliacci
Especialista Flying II

Especialista Flying II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Andros Seg Jul 02 2018, 09:48

Off::

Depois de praticamente escorregarmos por todo o caminho, acabávamos encontrando uma coisa estranha. O que no início se parecia com uma teia, se mostrou ser um pedaço de seda de inseto. Nagisa pegou um pedaço do tecido, e fez uma cara bastante engraçada para me dizer que aquilo se tratava da pele de um ser macabro. Eu não aguentei, tive que rir.

- Nagisa, eu já disse que você podia trabalhar como ator? Ou talvez em um circo... – Eu disse em meio as gargalhadas. E depois de me recompor, eu continuei. - Isso parece interessante, e talvez seja de algum pokémon que não costuma viver nessa região. – Eu peguei o pano, e analisei mais de perto. Fiz uma cara de surpresa. - Mas acho que você tem razão, isso é um pedaço de pele do Man-Eater Bug... Ouvi dizer que depois que ele troca de pele, ele costuma ficar bem faminto, e devora pokémons e pessoas descuidadas. – Fiz uma cara de espanto, e olhei ao redor, como se esperasse ser atacado. Mas ao contrário de Nagisa, eu não ri, apenas esperei para ver sua reação.
Andros
Andros
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Pagliacci Seg Jul 02 2018, 10:45




Man-Eater Bugs

Para o bem daquela dupla de aventureiros, Allan era o mais sensato dos dois. O que não significava ser totalmente isento de senso de humor. Depois de "sobreviver" àquela piadinha de Nagisa, de forma muito teatral, o rapaz simulou acreditar mesmo no mistério do Man-Eater Bug, alterando sua expressão para a mais séria possível ao analisar o pedaço de seda. Neste instante o rapaz loiro ainda se mantinha cético, afinal tudo aquilo era invenção dele. Entretanto, ao prosseguir com a interpretação e aproveitando-se dos sons indistinguíveis e naturais da selva, Allan parecia conseguir tirar seu inocente amigo da zona de conforto. — Ah cara! Faz isso não, eu sou cardíaco... Epa! — E assim que o treinador olhou para trás como se assustado com algo, o de guarda-chuva azul simplesmente ficou pálido como papel, tentando achar alguma coisa estranha na copa das árvores também, andando para trás, tropeçando em uma raiz, depois em uma pedra e terminando por rolar por um declive felizmente não muito íngreme.

Allan, ainda sem ter visto seu amigo cair, fingia estar olhando o tal Man-Eater Bug. Nesse momento um leve relâmpago por trás das nuvens mais escuras fez a floresta entrar em um contraste de iluminação obscuro. Acima das árvores uma revoada de Taillows partiu em disparada, talvez afetados pelo som do trovão que acompanhou o raio. Além disso, mesmo que não estivesse procurando enxergar alguma coisa, o menino de capa de chuva, conseguiu ver pelo canto do olho um vulto mais ou menos da altura das árvores, mas que parecia estar vivo e ser dotado de dois olhos vermelhos em seu longínquo e diminuto topo. A imagem durou menos de um segundo, tempo suficiente para ficar marcada na cabeça de Allan, mas rápido demais para que pudesse parecer real. De todo modo, Nagisa agora vencia os sons da floresta e o próprio trovão, gritando pelo companheiro — Allaaaaan! Parece que o Explorador Nagisa aqui descobriu algo bem legal! Desce aqui pra ver! E me ajudar a levantar também... — Comentou o extrovertido rapaz. Allan, caso se aproximasse do declive, poderia ver seu amigo estatelado lá embaixo sobre um guarda-chuva destruído, enquanto inclinava a cabeça para o lado e mantinha um sorriso faceiro ao descobrir algo.

Pagliacci
Pagliacci
Especialista Flying II

Especialista Flying II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Andros Seg Jul 02 2018, 11:40

Off::

Eu ainda não tinha visto o que havia acontecido com Nagisa, mas no instante em que eu decidi parar minha encenação para ver a reação dele, o céu se escureceu e brilhou com um forte raio, seguido de um alto estrondo. Antes que eu pudesse me virar, olhei para a direção em que os Tailows voaram, e para minha surpresa, um vulto passou pelo canto do meu olho. Havia sido rápido demais para identificar o que era, mas pude ver dois olhos vermelhos. Tentei pensar em algum pokémon que eu conhecia, para poder identifica-lo, mas não consegui. A imagem borrada ficou na minha cabeça, e parecia ser um mistério que eu começava a querer resolver.

- O que? – Eu disse curioso quando meus pensamentos foram interrompidos pelo chamado de Nagisa. - Onde você está? – Ao me virar eu o procurei, mas não o vi. Então fui andando com cuidado, na direção em que havia ouvido sua voz. E lá estava ele, caído no meio da lama. - Você está bem? Espero que não tenha sido minha culpa... – Eu disse com um sorriso.

Eu precisava ajudar Nagisa a se levantar, então tentei descer com bastante cuidado para não me juntar a ele no chão. Caso conseguisse, eu o ajudaria a se levantar. Mas enquanto eu descia, eu me desculpava. - Desculpa por isso. Depois que saímos daqui, vou te comprar outro guarda-chuva, ou se preferir, pode ficar com uma das minhas capas de chuva. Que são bem mais uteis para situações como essas... - Eu disse. E assim que eu conseguisse colocá-lo de pé, eu perguntaria: - E aí, o que encontrou?
Andros
Andros
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Pagliacci Seg Jul 02 2018, 14:14

OFF:


Man-Eater Bugs

Allan mantinha um sorriso no rosto ao ver o amigo despencado lá embaixo, afinal ele parecia bem apesar da queda. O treinador de Kanto então procurou uma forma segura de descer até lá, não demorando muito para encontrar uma trilha acessível. Nagisa estava deitado ainda, com as mãos sobre o corpo e a mesma alegria de sempre estampada ao ver o companheiro. Allan então pediu desculpas pelo ocorrido, caso fosse culpa dele e prometeu lhe dar um guarda-chuva novo ou uma capa de chuva para o amigo em uma próxima oportunidade — Relaxa! O Guarda-Chuva só entortou um pouco, mas posso consertar...  — Dizia Nagisa, enquanto tentava desentortar o acessório, que possuía um claro rasgo em uma das laterais. Enquanto ele trabalhava nisso, seu amigo lhe perguntou o que havia lhe chamado a atenção como uma tal grande descoberta. O menino loiro então se lembrou e, sem tirar o foco do seu trabalho com o guarda-chuva, apontou para o lado oposto ao barranco de onde vieram.

Antes, as grandes árvores não haviam permitido que Allan visse, mas bem próximo deles havia uma estrada asfaltada que subia um morro até bem alto. Essa via terminava em um paredão de concreto bem extenso horizontalmente e com pelo menos 4 metros de altura. Dali eles certamente não conseguiriam identificar do que se tratava aquela construção e precisariam caminhar morro acima. Isso se realmente quisessem descobrir, afinal Allan havia visto algo misterioso anteriormente e poderia lhe parecer mais interessante do que visitar ruínas. Enquanto pensavam no que fazer, Nagisa finalmente havia conseguido desdobrar o pano do guarda-chuva para a posição correta, apesar dos amassados e é claro, do rasgo. — Essa Selva é uma loucura, cara! Quem diria ter essa rua aqui. Que tal a gente dar uma olhada? Lá de cima deve ser bacana da gente ver a rota toda! Partiu?  — Comentou o rapaz de Sinnoh, já se adiantando pela estrada. O que Allan faria?

Pagliacci
Pagliacci
Especialista Flying II

Especialista Flying II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Andros Seg Jul 02 2018, 15:13

Depois de eu ajudar Nagisa a se levantar, ele me mostrou o que havia achado. Havia uma rua, sim, uma rua de asfalto no meio da selva. Aquilo não fazia muito sentido, o que me deixava perplexo. Segui a estrada com os olhos, até onde eles alcançavam, e vi que ela terminava no alto de um morro, bem na frente de um paredão de alvenaria. Eu tinha uma expressão confusa no rosto, e as informações na minha cabeça começavam a entrar em conflito.

- É claro que vamos dar uma olhada. Mas tome cuidado pra não cair de novo. E tome aqui minha capa de chuva reserva, não quero que fique doente. – Eu tirei uma outra capa idêntica à que eu estava usando, e a entreguei a Nagisa. - Depois você termina de concertar o guarda-chuva. Eu tenho agulha e linha na minha mochila...

Eu queria muito descobrir o que era aquele vulto que eu havia visto, talvez fosse um pokémon raro, ou algo parecido, mas por outro lado, também poderia estar ligado a essa estranha construção no meio da selva. Então, nossos planos haviam mudado, não estávamos mais procurando por frutas, estávamos indo atrás de alguns mistérios da Rota 105. Eu olhava para Nagisa, e via que ele estava bastante empolgado com tudo que acontecia, e no fundo, eu também estava.

- Vamos lá!

O primeiro passo era seguir pela estrada, em direção ao alto do morro, mas assim que chegássemos lá, precisávamos descobrir uma maneira de atravessar o muro. Assim que nos aproximássemos o bastante para ver os detalhes, eu analisaria se seria possível subir por ele naquela chuva sem o risco de cair, mas se esse não fosse o caso, tentaríamos dar a volta.
Andros
Andros
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Pagliacci Seg Jul 02 2018, 22:05




Man-Eater Bugs

Allan cuidava de Nagisa como se fosse um irmão mais novo, com bastante carinho e atenção, o que fazia o menino loiro sorrir como uma criança. O treinador de Kanto também ofereceu sua capa de chuva reserva para, deixando evidente que o guarda-chuva torto e rasgado não poderia ser utilizado, pelo menos não nesse estado — O que eu faria sem você, não é mesmo?  — Disse o rapaz de Sinnoh, guardando o seu apetrecho quebrado na mochila e vestindo a capa ofertada. — Ei, eu vou na frente, certo? Juro que não vou cair em cima de você... — E estalando os dedos, o garoto partiu na frente de Allan, inclinando o corpo para frente a fim de não escorregar no asfalto molhado e sujo de barro. Conforme a dupla subia ficava claro que aquele lugar não era visitado há algum tempo, pelo menos não por automóveis e talvez por humanos também. A estrada subia em zigue-zague, tentando se tornar o mais plana possível, em "andares" talhados na montanha. Não era muito alto, mas levou cerca de 25 minutos até a dupla alcançar o topo pela trilha. Estando finalmente debaixo do muro era possível ver que ele não era tão alto, talvez medindo uns dois andares de uma casa comum em altura.

— Que massa, não é?  — Perguntou Nagisa, com as mãos dentro dos bolsos da capa de chuva, enquanto observava a estrutura encantado. Aquele muro na verdade era realmente um edifício com certa profundidade. A palavra que melhor descreveria aquela estrutura seria um escudo, pelo formato que tinha horizontalmente. Não haviam portas ou escadas visíveis e tentar escalar poderia ser impossível sem um equipamento decente. Talvez eles pudessem utilizar seus Pokémon para ajudar se houvesse algum que servisse ao propósito — Olha Allan, esse muro vai até o meio da mata e faz tipo uma curva... Por que você não vai pela esquerda e eu vou dar uma olhada pela direita? — sugeriu o rapaz loiro, observando o caminho que poderia seguir. Realmente essa estratégia faria com que eles ganhassem tempo, desde que não cometessem algum deslize enquanto estivessem sozinhos. Allan poderia concordar com seu amigo Nagisa ou tecer e sugerir seu próprio plano. O que ele faria?  

Pagliacci
Pagliacci
Especialista Flying II

Especialista Flying II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Andros Ter Jul 03 2018, 08:30

Depois de colocar a capa, Nagisa disse que queria ir na frente, ele realmente estava muito empolgado. Sendo assim, eu não o contrariei. - Não preocupa. Se você cair, eu te seguro. - Eu disse com uma risada. E assim nós fomos andando.

Demorou um pouco para alcançarmos o nosso destino, e foi bem cansativo por causa das curvas constantes. Mas agora finalmente estávamos em frente ao muro. Ele não era tão alto, mas nas atuais condições não seria possível subirmos nele. E antes que eu pudesse dizer qualquer coisa, Nagisa deu a ideia de nos separarmos. Pessoalmente eu não gostava muito da ideia, já que se acontecesse alguma coisa com um, o outro não ficaria sabendo. - Ok. Mas vamos fazer o seguinte. Vamos seguir um pra cada lado, e se encontrarmos alguma coisa, ou se acontecer alguma coisa ruim, vamos enviar um de nossos pokémon para chamar o outro. Então tome cuidado. – Eu disse sério. - E não faça nada até eu chegar.

Depois de decidido o plano, eu acenei para Nagisa e segui para a esquerda. Eu observava o muro com atenção enquanto andava, mas mesmo assim eu não deixava de observar as árvores. Tentava me manter em alerta para não ser pego de surpresa, já que não sabia o que poderia ter ali. E além disso, estava curioso com o vulto que tinha visto.
Andros
Andros
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Pagliacci Qua Jul 04 2018, 01:10




Man-Eater Bugs

Apesar de não concordar muito com a ideia de se separar do amigo, Allan aceitou a sugestão de bom grado, mas fez questão de deixar bem claro para Nagisa que ao encontrarem alguma coisa ou se algo de ruim acontecesse, deveriam usar seus Pokémon para imediatamente avisar ao outro sobre o ocorrido. O rapaz loiro deu um risinho em resposta à preocupação do amigo de Kanto, pegando duas de suas Pokébolas em mãos e liberando seus companheiros elétricos, Minun e Plusle — Vou até deixar os dois preparados para te avisar se algo acontecer... — Comentou Nagisa, abaixando para acariciar as cabeças dos ratos elétricos. Plusle, de braços cruzados, olhava tudo com certa desconfiança. Enquanto isso Minun ignorava a situação e puxava a calça do rapaz loiro, esfregando a própria barriga em um pedido por comida. Assim que tudo parecia resolvido, os dois amigos puderam enfim se separar, cada um para um lado, enquanto percorriam a extensão do muro/construção.

Allan não estava completamente seguro sobre o que poderia ou não ter visto anteriormente, então mantinha um olho aberto constantemente nas árvores próximas do muro, caso alguma coisa resolvesse surpreendê-lo. Entretanto, depois de alguns bons metros caminhados, nada de muito diferente havia surgido. Era um bioma comum, barulhento como uma selva deveria ser, apenas com o agravante de ser castigada por uma constante e insuportável chuva, que insistia em se chocar contra rosto do treinador, mesmo com a cobertura vegetal densa sobre ele.

Após cerca de dez minutos andando, o rapaz de Kanto chegou em uma estrutura diferente da mesmice do resto do muro. Não haviam janelas ou portas, mas havia uma inscrição bem grande: 01, indo do chão ao topo da construção. Eram apenas dois dígitos que por si só não diziam nada.... Porém, ao seu lado havia uma espécie de escada, formada por barras de ferro presas ao concreto. Todos estavam extremamente enferrujadas e as últimas três estavam ausentes ou simplesmente penduradas por apenas uma das pontas. Com um pouco de observação, Allan notaria que se esticasse os braços a partir do último degrau "bom", ele poderia alcançar o topo e, com certo esforço, conseguir subir. Até então ele não havia tido sinal de Minun ou Plusle trazendo informações de Nagisa... Valeria a pena então já avisar sobre o que encontrou? Ou o rapaz tentaria escalar primeiro a escada para dar uma espiada lá em cima e assim enviar uma mensagem mais concreta sobre o que teria no topo para Nagisa? O que ele faria?

Pagliacci
Pagliacci
Especialista Flying II

Especialista Flying II

Alertas :
Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Left_bar_bleue0 / 100 / 10Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

Capitulo 10 - Caçadores de Insetos Empty Re: Capitulo 10 - Caçadores de Insetos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 18 1, 2, 3 ... 9 ... 18  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos