Pokémon Mythology RPG 13
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots

Ir para baixo

Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Empty Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots

Mensagem por Sckar Seg Nov 08 2021, 03:08

Primeiramente, gostaria de fazer uma introdução sobre mim e sobre o tópico.

Como alguns aqui sabem, sou ateu há 20 anos (e tenho 34 anos). O que não sabem, é que quando comecei a questionar minha fé/religiosidade, comecei a pesquisar/estudar outras religiões, cristãs ou não. Não me identifiquei com nenhuma, pois comecei a perceber que mesmo que me identificasse um pouco com os conceitos filosóficos de algumas, eu não conseguia acreditar em NADA sobrenatural. Porém, não digo isso para ofender as pessoas q creem e nem nada parecido. Contudo, devo acrescentar que desde pequeno, gosto muito de pesquisar sobre coisas mostradas em desenhos, quadrinhos, filmes e outras mídias do entretenimento cultural. Por exemplo, se mostram múmias num filme, eu ia (ainda vou) pesquisar sobre múmias, principalmente aquelas mencionadas no filme. Primeiramente para descobrir o que é ou não autoral daquela obra e segundo, para aprender mais e usar nas estórias (sei q não existe mais "estória" com "e", mas prefiro usar em alguns textos para manter a diferenciação) que eu escrevo.

Então desde que me conheço por gente, já pesquisei muito sobre diversos temas "sobrenaturais", pois são mais comumente utilizados na cultura pop. Claro que também tem os conceitos científicos e de pseudociência (que também posso abordar futuramente, se quiserem).


Bem, agora sobre o tópico, andei notando que muita gente utiliza certos termos aqui no fórum, sem ter muito conhecimento aprofundado sobre tais temáticas. Eu sei que sou um amador e estou muito longe de ser um especialista estudioso em tais áreas. Porém, acho que posso dividir o meu pouco conhecimento para com o restante de vocês, para que possam enriquecerem seus chars e plots.

Alguns de vocês podem pensar que esses textos serão úteis apenas para uma meia dúzia de personagens. Afinal, quantos personagens possuem pokémons usuários de Aura (como Lucario, mas não apenas este) no fórum? E quantos possuem fichas e rotas narrando o uso de Chakras? Ainda menos! Talvez, apenas um. E pelo que senti, talvez nem saibam que Chakra e Aura estão intimamente interligados.

E por que isso seria útil para os demais personagens?

Bem, MUITOS pokémons e enredos deles, estão baseados EXATAMENTE NESSES CONCEITOS!
Estava vendo um vídeo do Youtuber "Kaka - Mestre Pokémon" e ele comentou algo que me fez muito sentido. Não lembro as palavras exatas, mas ele referiu-se à muita gente fazer MUITAS críticas à pokémons objetos inanimados e à UNOVA, por JUSTAMENTE NÃO EN-TEN-DE-REM as referências. E isso não é culpa de vocês, afinal, Pk se baseia em muito na cultura oriental que é milenar, mas ainda assim, pouco conhecida em nossa cultura. E tenho a vontade de explicar isso um pouco para vocês. É minha veia de "professor de Antropologia". Sim, adoro estudar a cultura de outros povos e as crenças, são parte da cultura de cada povo e ajuda à entender como esses povos veem e explicam à si próprios, ao mundo e aquilo que não conseguem explicar.

Tendo esse tipo de base, vocês poderão criar plots muito mais ricos, emaranhando diversos conceitos entre si, dos quais trarei para cá aos poucos. Como esse texto de "apresentação" ficou enorme e está tarde, não trarei nada agora. Mas estou preparando o primeiro "artigo" que irá tratar do tema abaixo". Se puderem dar um feedback, agradecerei. Será importante saber se estarão ou não acompanhando e apreciando. Pois sei que dará muito trabalho. Também aceitarei pedidos de explicação de outros conceitos que queiram que eu aborde.

Estou juntando vários textos online e vídeos, para darem referencia ao que direi sobre o assunto. Também citarei como alguns pokémons estão relacionados com tais temáticas (mesmo que indiretamente) e como vocês podem usar isso em seus plots, seja como narradores ou como players. O primeiro capítulo será:


Capítulo 1: O que são: Chakras? Aura? Reiki? Feng Shui? E outras tradições Chinesas


Abraços e até ao primeiro artigo. ^^

_________________
Rankings Temp 4:


Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots DdNi2Dl
Convidado, Clique Aqui:


NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.
Sckar
Sckar
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Left_bar_bleue0 / 100 / 10Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Right_bar_bleue


http://myanimelist.net/profile/Sckar

Ir para o topo Ir para baixo

Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Empty Re: Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots

Mensagem por Sckar Seg Nov 08 2021, 11:24

Capítulo 1: O que são: Chakras? Aura? Reiki? Feng Shui? E outras tradições Chinesas


Antes que possa explicar o que é a Aura, vocês precisam entender o que é o Chakra. Naruto dá uma noção bem básica, logo no começo do anime/manga. Mas acho a explicação que Hunter x Hunter dá, bem melhor. Apesar de usarem nomenclaturas autorais para a obra. Só que antes de explicar os Chakras, vocês precisam entender o Taoísmo, a principal tradição filosófica Chinesa. E se preparem para verem o quanto isso influencia as obras de pokémon e outros animes/mangas e games.

Parte 1: Taoísmo


Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots O-TAOISMO-1030x515

"Tao" significa literalmente "Caminho", em chinês. Se refere ao "caminho da vida", ou o "jeito de vivê-la". No Taoísmo entende-se que tudo segue um certo fluxo. Fluxo este, que pode ser notado na relações simbióticas de seres vivos, ciclos de corpos celestes, relação dos elementos. Na cultura ocidental, poderíamos traduzir como "Ação e Reação" e também como "Ciclo da Vida". O Tao, combina ambas as filosofias, numa só. E um bom jeito de explicar isso, é através do famoso, Yin-Yang.

Usa-se esse conhecimento/filosofia para manter o ambiente, o mundo, sua vida e sua saúde, em harmonia e equilíbrio. Toda a filosofia Taoísta, se resume em trazer a harmonia através de manter todos os aspectos de sua vida e mundo à sua volta, em equilíbrio. Acreditam até que a saúde pode ser influenciada por isso. Atribuindo culpa à falta de equilíbrio e harmonia à algumas doenças e que estas podem ser amenizadas ou até curadas, através deste equilíbrio. Porém, explicarei isso melhor nos Chakras.


Parte 2: Yin-Yang


Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots 2048px-Yin_yang.svg

Este símbolo e seu nome, são bem famosos mundialmente, principalmente na cultura Pop. Mas poucos o conhecem direito. Muitos o resumem como a dualidade entre o "bem e o mal". Mas isso é apenas uma "ocidentalização" do conceito.

Na verdade, o Taoísmo vê no Yin-Yang a dualidade de TUDO que há no universo. Mas em nenhum momento (até onde eu encontrei) é mencionado o "bem e o mal". Até porque isso é um conceito bem ocidental (principalmente, Cristão). A maioria das outras culturas e crenças, não veem a existência tão bem dividida assim. Mas isso teria que ser melhor explicado em um artigo próprio para cada cultura diferente.

Nos focando no Taoísmo, devemos citar:

Tirado do Wikipedia escreveu:Yin e Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio da noite, Lua, a passividade, absorção. O yang é o princípio do Sol, dia, a luz e atividade.[1]

Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.

Princípios Complementares
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mudança. Essas forças sãoː

Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Yinyan10
Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Yinyan11
Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Yinyan12

Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidades são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os [[princípio]]s em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a prótons e elétrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

O diagrama do tei-gi simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e yin (preto), integrados num movimento contínuo de geração mútua, representam a interação destas forças.

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio yin quanto o yang. O símbolo tei-gi expressa esse conceito: o yang origina o yin, e o yin destina o yang.

Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. O yang, o poder criador, era associado ao céu e ao Sol, enquanto o yin corresponde à água, ao receptivo. O céu está acima e está cheio de movimento. A água - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.

Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso, e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.

Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro. A simetria, contudo, não é estática. É uma simetria rotacional que sugere, de forma eloquente, um contínuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta, dentro de si, a semente de seu oposto.

Vídeo Explicando o Taoísmo
Vídeo Explicando o Taoísmo e as Lendas deste.

OFF:

_________________
Rankings Temp 4:


Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots DdNi2Dl
Convidado, Clique Aqui:


NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.
Sckar
Sckar
Ace Trainer II

Ace Trainer II

Alertas :
Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Left_bar_bleue0 / 100 / 10Conceitos Espirituais, Religiosos, Mitológicos, Místicos e Ocultistas Para Enriquecer seus Plots Right_bar_bleue


http://myanimelist.net/profile/Sckar

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos