Joul acompanhou concentradamente o movimentar de Aron, fato que permitiu que o treinador concluísse o quanto o pequeno Steel/Rock vinha provando ter uma estabilidade em combates realmente admirável. Contudo, o jovem de Cinnabar, perante a um oponente com forças para continuar na disputa, viu que precisaria ser ainda mais firme em suas ordens, pois, pelo menos até aquele momento, o selvagem Mightyena ainda mantinha-se firme em seu desejo de atacar qualquer que fosse o pokémon que surgisse em sua frente.
Sendo assim, sem nenhuma outra alternativa, uma vez que era quase impossível pensar em um clima alucinante como aquele, o herdeiro dos Terri decidiu que a melhor solução para acalmar o selvagem, era mesmo o derrotando. Por isso, estendendo o dedo indicador direito na direção de Mightyena, Joul gritou a plenos pulmões:
- Aron use seu Metal Claw em uma nova oportunidade. Depois, acerte em cheio a cabeça de Mightyena com o seu Headbutt. Tentemos pará-lo o quanto antes. Esta situação precisando acabar!
O interesse de Joul pelo fim da disputa possuía nitidamente outra motivação, já que, devido a toda a curiosidade que sempre acompanhou o treinador, era mais do que esperado que, ele, estivesse mesmo interessado em investigar as razões para que aquele pokémon os atacasse com tanta ferocidade. No entanto, para isso, ele precisaria acalmá-lo o quanto antes.