Pokémon Mythology RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

4 participantes

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Os diálogos a respeito da área de breeding realmente eram complexos. No curso chegava até a se falar da ética de trabalho, mas o criador nunca parou para pensar que filhos e netos de seus pokémons estavam por aí.

- Acho que dá pra pensar que somos todos uma grande família! - Dizia Blake num tom descontraído.

A dupla trabalhou em conjunto para organizar o criadouro. Como teve auxílio, Blake conseguiu deixar tudo pronto em tempo recorde. Madeline oferecia ajuda para as outras atividades na fazenda. Ele agradeceu e então fez um convite diferente:

- Eu vou deixar para colher as berries apenas no fim da tarde e estou sem apricorns pra confeccionar pokébolas. Ou seja: por hoje tenho muito tempo livre! O que acha de uma batalha pra passar o tempo? Minha fazenda tem uma área vazia que o solo não é bom pra plantio e uso ela pra fazer treinos.

Enquanto Blake aguardava a resposta de Madeline, ele recebia a foto de Miranda. O jovem ficou nervoso, mas achou melhor não responder por um tempo. Teria medo de enfurecer a loira ainda mais e ela atacar o coitado do Timothy...


Controle dos eggs (Slugma com Magma Armor na equipe):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 371 Bagon Egg - 20/80

Controle dos pokémons em treinamento no Daycare (posts dobrados agora que estamos em janeiro):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 079 Slowpoke - 161 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 341 Corphish - 63 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 529 Drilbur - 63 posts

Controle de posts para atividades na fazenda: 10 posts.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Quando ouviu a parte sobre o breeding, Blake pareceu um tiquinho confuso, mas desarmou o argumento com uma piadinha esperta. Madeline riu de forma discreta com aquele comentário, antes de ajustarem todas as coisas do criadouro e finalmente estarem livres por aquele momento. Apesar de ter oferecido ajuda, Blake indicava que só iria fazer as outras atividades depois, então tinha bastante tempo livre. E, como um criador que também era treinador, ele não tardou em sugerir uma batalha!

- Ah... Claro! Né, pessoal? - Todos assentiram positivamente com a sugestão, menos a psíquica que ainda estava na casa vendo tevê. Céus... - Vivi!!! Desliga a TV e vem cá!! - Exclamou em altura moderada, o que fez a Elgyem desligar o aparelho e ir até o lugar em que estavam, de acordo. Não parecia muito animada, todavia, pois tinha desligado bem em uma parte importante do filme que estava vendo.

- Mas, tipo... Os seus Pokémon não são muito fortes? Quer dizer, eu só fiz uma batalha contra outros treinadores, e eram duas iniciantes, também. - Explicava a sua situação como treinadora. Já tinha enfrentado uns bons selvagens, mas não se envolvera em muitas batalhas entre treinadores, de fato. E tinha muito o que aprender com eles.

Ele pareceu mais uma vez consternado com outra mensagem no celular da sua namorada, a qual ela também preferiu não perguntar. Deixou que ele resolvesse o que tinha para responder lá, antes de seguir até o lugar que tinha indicado para aquelas batalhas.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Off :



Apesar de parecer um pouco insegura e preocupada com a força dos pokémons de Blake, Madeline parecia aceitar bem a ideia de fazerem uma batalha de treinamento. Como ainda estavam perto do aparelho para acesso do storage, o criador aproveitou para utilizar a máquina e fazer algumas alterações em sua equipe.

- Não se preocupe! De fato, eu tenho alguns pokémons que são fortes. Mas eu tenho alguns com níveis de força variados. Nas minhas viagens acabei fazendo amizade com vários pokémons.

Após alterar sua equipe, Blake chamou dois pokémons e os apresentou para Madeline: era o Diglett e a animada Steenee.

- Quero que você conheça Larry e Peach! Eu já fiz várias sessões de treinamento com os dois, mas eles não possuem muita experiência em batalha. Acho que são uma dupla perfeita para começar.

O que Madeline acharia da proposta? Assim que ela desse o ok, os dois poderiam ir até o campo de batalhas e começar um confronto. Provavelmente não demoraria muito, seria apenas o tempo de Vivi desligar a televisão e ir ao encontro de sua dona. Para encorajar a jovem e garantir bons resultados, Blake emprestou um item para ela:

- Esse aqui é um Lucky Egg. Ele aumenta a experiência que o seu pokémon recebe em batalhas e treinos. Fique a vontade para equipar em um dos pokémons que você vai usar nessa batalha!


Controle dos eggs (Slugma com Magma Armor na equipe):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 371 Bagon Egg - 24/80

Controle dos pokémons em treinamento no Daycare (posts dobrados agora que estamos em janeiro):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 079 Slowpoke - 163 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 341 Corphish - 65 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 529 Drilbur - 65 posts

Controle de posts para atividades na fazenda: 11 posts.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Off :


Perante a sua preocupação com o nível entre os dois treinadores, Blake tentava acalmar a situação, explicando que tinha muitos Pokémon de níveis diferentes, alguns mais fracos e que também precisavam de treinamento. Isso era uma boa forma de acalmar os ânimos de Madeline, pois imaginava que ele só tivesse colossos imbatíveis e inabaláveis, uma vez que já andava por aí faziam uns bons anos. Afinal, treinadores fortes atraem Pokémon fortes sempre, certo...? Bem, torcia para que a sua suposição estivesse errada.

- Beleza, então... Acho que é tranquilo - Esperou o rapaz mexer nos seus Pokémon, uma vez que os outros estavam no criadouro, e revelar Larry, um Diglett, e Peach, uma Steenee. Ficou especialmente encantada com a Pokémon gramínea, era bastante fofa! - Olá, gente! Espero que vocês estejam bem. - Cumprimentou os dois Pokémon, que apesar de pequenos, não podiam ser subestimados. Olhou para os seus próprios bichinhos enquanto Vivianne chegava, flutuando.

- Rikuo, Pandora, querem tentar? - Sugeriu para o seu Pokémon aquático e a venenosa, que aceitaram, de acordo. A aranha também ficou animada com Peach, a cumprimentando com alguma reverência. Ele realmente tinha uma admiração pela natureza que transcendia quase qualquer coisa. Era divertido, porque, pelo contrário, ele parecia nutrir uma grande raiva contra Pokémon de fogo, exatamente por ameaçarem as plantas.

Além disso, Blake lhe emprestou um item diferente de tudo o que tinha visto antes; era um ovo que aparentava ser comum, apesar da aparência um pouco pálida, quase como se fosse uma pedra. O criador explicou, todavia, que se tratava de um artefato que aumentava a experiência adquirida pelo Pokémon que a segurava.

- Poxa... Obrigada! É muito gentil da sua parte. - Esboçou um sorriso bastante genuíno em agradecimento pela boa ação, era muito legal da parte de Blake oferecer um apetrecho daqueles quando, certamente, seria muito mais útil que aproveitasse por conta própria. Um pequeno probleminha é que os Pokémon que tinham escolhido não tinham, bem... Mãos, mas deu um jeitinho de encaixar o Lucky Egg de uma forma que fosse confortável para a Koffing. Quando ajeitaram as coisas no pedaço de terra que lhes serviria de arena, já se preparou para ordenar golpes para os seus Pokémon.

- Pandora, quero que você ataque Peach com seu Sludge e Larry com o Assurance. Rikuo, você usa Bubblebeam contra o Larry e Bug Bite contra a Peach, ok? Deem o seu melhor! - Solicitava para os seus Pokémon com um tom enérgico, pedindo que fizessem um bom trabalho. Primeiramente, eles pareceram um tiquinho preocupados, mas fez questão de acalmá-los. - Relaxem, é apenas uma batalha de treino! Está tudo bem. Não é, Blake? - Esperou que o criador confirmasse a sua teoria, antes de dar início a batalha.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Larry e Peach ficavam animados ao conhecerem Madeline e seus pokémons. A Steenee inclusive ficou encantada com o cavalheirismo de Dewpider, ficando levemente corada e com seus olhos brilhando. A pequena pokémon de grama era uma verdadeira donzela, então ela sabia dar o valor para um pokémon que lhe tratasse com devido respeito.

Madeline aceitava o Lucky Egg e o equipava na Koffing. Era uma escolha interessante, já que com o ovo equipado seria possível acelerar o processo evolutivo da pokémon venenosa e conhecer a sua forma verdadeira. Como será que ela a forma original de um Weezing vindo de Galar?

Após se posicionarem no campo de batalha, a jovem treinadora tomou a iniciativa e passou seus primeiros comandos. Apesar de iniciante, ela parecia ter um bom conhecimento de campo, já que soube ordenar com maestria golpes super efetivos contra ambos integrantes da dupla de Blake. Ela reforçava que aquela era apenas uma luta de treino e Blake concordava com ela, encorajando a todos ali presentes.


- Isso mesmo, pessoal! Estamos aqui para nos divertir e aprender! - Ao falar em aprender, Blake percebia que havia ensinado alguns TMs para Diglett, mas ele ainda não havia dominado. Talvez aquela fosse a oportunidade perfeita para isso! - Larry, use seu Earthquake duas vezes! Peach, use Rapid Spin em Pandora e depois ataque com Razor Leaf!

Os dois monstrinhos de Blake tinham potencial para se tornarem pokémons poderosos, mas infelizmente ainda sofriam limitações, fossem de stats ou de movimentos. Quem sabe com a experiência do combate eles pudessem aprimorar?


Controle dos eggs (Slugma com Magma Armor na equipe):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 371 Bagon Egg - 26/80

Controle dos pokémons em treinamento no Daycare (posts dobrados agora que estamos em janeiro):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 079 Slowpoke - 165 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 341 Corphish - 67 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 529 Drilbur - 67 posts

Controle de posts para atividades na fazenda: 12 posts.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Turno 01 Larry e Peach vs Pandora e Rikuo

Larry agia primeiro que todos e chacoalhou seu corpo fazendo com que a terra tremesse sobre os pés. O primeiro tremo acertou tanto Rikuo quanto Peach causando danos mais severos a pequena aranha (-20 hp/Crítico) do que a plantinha (-13 hp). Pandora flutuava então o terremoto sequer chegou a incomoda-la. Peach deu um salto seguido de um giro rápido no próprio eixo enquanto desceu sua perna na direção da Koffing (-3 de hp, +1 speed). Pandora se aproveitou da proximidade para acertar seu líquida venenoso na planta que aparentou ter sido bem afetada pela técnica (-17 hp/Poisoned). Rikuo iria devolver a gentileza assim como um cavalheiro deveria fazer, mirou bem seu jato com o Bubblebeam e lançou na direção de Larry o fazendo recuar com seus pulsos de terra (-18 hp).

Turno 02 Larry e Peach vs Pandora e Rikuo

Larry manteve os tremores mais uma vez  afetando os dois pokémons que estavam no solo (-13 hp/-13 hp). Sua parceira mandou uma revoada de folhas voadoras sobre seus opositores (-9 hp/-9 hp/Crítico). Larry estava lascado. Pandora soltou sua técnica vingativa sobre o pequeno Diglett que caiu desacordado (-33 hp). Rikuo infelizmente não foi muito cavalheiresco em sua última técnica e avançou mordendo Peach (-08 hp).

Final de rodada

O veneno afetava a Steenee que ainda resistia em pé no campo (-4 hp).


     

Larry:
~x~
Peach:
+1 speed, Poisoned (-4hp)
Hold Item 1:
~x~
Hold Item 2:
~x~
Trait 1:
Sand Force
Trait 2:
Oblivious

lv25 Larry


0/40
lv25 Peach


06/61
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Diglett[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Steenee
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Dewpider[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Koffing
lv21 Rikuo


05/47
lv21 Pandora


36/48
Trait 1:
Water Bubble
Trait 2:
Levitate
Hold Item 1:
~x~
Hold Item 2:
Lucky Egg
Rikuo:
~x~
Pandora:
~x~

Campo: Dia ensolarado, tempo moderado, chão de terra infértil e nuvens brancas rodeadas por um céu azul.

Progresso :

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Por mais que Blake soubesse que seus pokémons eram um pouco inexperientes, ele não esperava que a dupla de Madeline derrubaria Larry tão rápido. A pequena toupeira era veloz, mas infelizmente resistência não era o seu forte. Após alguns ataques, acabou ficando ali no chão, um pouco atordoado.

Peach, por sua vez, estava ofegante, mas não queria desistir da luta. Estava um pouco chateada pelos danos sofridos, pois havia sido iludida pelo cavalheirismo de Rikuo. O aracnídeo estava certo: batalhas pokémon e amizades são algo que precisam ser separados. Blake logo passou seus novos comandos. Como aquela era uma luta de treino, decidiu pegar mais leves nos novos comandos, na esperança que aquilo desse um pouco de confiança para Madeline.


- Peach, use seu Rapid Spin duas vezes em Pandora!


Controle dos eggs (Slugma com Magma Armor na equipe):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 371 Bagon Egg - 28/80

Controle dos pokémons em treinamento no Daycare (posts dobrados agora que estamos em janeiro):
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 341 Corphish - 69 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 529 Drilbur - 69 posts
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 185 Sudowoodo - 2 posts

Controle de posts para atividades na fazenda: 13 posts.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Depois das falas e orientações, poderiam finalmente começar aquela batalha. E o que Madeline tinha falado no começo ficava bem claro; era importante separar o pessoal e o profissional em uma batalha, uma vez que ficava evidente que Peach estava meio decepcionada com os movimentos desferidos especificamente por Rikuo. Ora, Este fazia apenas o que era esperado de si como um Pokémon em batalha! Este, todavia, fazia questão de pedir perdão para a Steenee, que parecia se portar como uma pequena princesa.

- Peach, o Rikuo vai ficar te devendo te regar depois - Brincou com a gramínea, que talvez não levasse muito bem a brincadeira, mas o Dewpider via esperança na sua treinadora que lhe servia quase como advogada. Inclusive, a sua dupla tinha resultados impressionantes para uma primeira batalha contra outro treinador! A sua combinação de movimentos era capaz de dar cabo do pobre Larry com dois movimentos, e Peach também ficava muito debilitada com aquilo.

Quer dizer, também existiam asteriscos naquela história; o Diglett era um espécime especialmente frágil, ainda mais contra os ataques físicos utilizados por Pandora, que pareceu ter sido bem mais efetivo do que a rajada de bolhas de Rikuo, e eles não tinham usado os movimentos lá mais efetivos do mundo contra a dupla de Madeline... Mas bem, não que ela entendesse muito disso. Estava feliz por ver a sua estratégia funcionando, afinal.

- Vocês estão muito bem, viu? - Elogiou a sua dupla de Pokémon, enquanto pensava no que fazer. Resolveu que não pediria para o seu inseto atacar, uma vez que ambos pareceram meio chateados com aquela troca. O aquático só queria que acabasse logo para pedir desculpas para Peach. - Pandora, ataque Peach com o Sludge! - Pediu para a sua Pokémon, que, enérgica como era, nem ligava se tinha chateado ninguém. Só focava em fazer o que a sua treinadora pedia para voltar a brincar.

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Turno 03 Larry e Peach vs Pandora e Rikuo

Peach avançou como uma guerreira contra Pandora e acertou seu giro rápido ganhando velocidade uma vez mais (-3 hp, 2 speed). Pandora encerrou o combate lançando uma onda tóxica igual ao primeiro turno aproveitando sua posição favorecida em Peach que caiu desacordada ao lado de Larry(-17 hp).







Larry:
~x~
Peach:
+2 speed, Poisoned (-4hp)
Hold Item 1:
~x~
Hold Item 2:
~x~
Trait 1:
Sand Force
Trait 2:
Oblivious

lv25 Larry


0/40
lv25 Peach


00/61
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Diglett[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Steenee
[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Dewpider[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 Koffing
lv21 Rikuo


05/47
lv21 Pandora


33/48
Trait 1:
Water Bubble
Trait 2:
Levitate
Hold Item 1:
~x~
Hold Item 2:
Lucky Egg
Rikuo:
~x~
Pandora:
~x~

Campo: Dia ensolarado, tempo moderado, chão de terra infértil e nuvens brancas rodeadas por um céu azul.

Com o fim do primeiro combate entre treinadores, Madeline percebeu o que havia visto mais cedo. Graças aos tremores constantes de Larry o chão daquela região começava a revelar um segredo oculto na terra infértil. Um pequena caixa de bronze selada tinha sua beirada a mostra e ela poderia pega-la caso quisesse.

Blake percebeu que havia algo diferente em sua mochila. O antigo Snorlax agora tinha um novo formato. Não sabia porque, mas sentiu uma boa nostalgia ao vê-lo. Por outro lado...uma mensagem simples daquelas que faz até mesmo o mais corajoso dos homens gelar chegava em seu celular.

- Precisamos conversar!

Progresso :


Última edição por RafaelLuck em Qui Jan 07 2021, 19:01, editado 3 vez(es)

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
Como era esperado pelo ímpeto daquela batalha, a pequena Koffing era capaz de finalizar Peach com um último uso do seu Sludge, que era um movimento super efetivo. Apesar das vantagens, não era como se Blake fosse um treinador inferior. Certamente havia escolhido um par de Pokémon que pudesse dar a Madeline uma chance de vencer, e sabia muito bem disso. De qualquer forma, estava bem contente com aquela vitória.

- Muito bem, vocês dois! Fizeram um ótimo trabalho... - Continuaria a elogiar os dois, se Rikuo não fosse completamente imergido por um brilho intenso, o mesmo que havia afetado os Pokémon de Connor em outras oportunidades, e finalmente acontecia com um dos seus companheiros. Era uma centelha intensa, quase de machucar os olhos, e indicava um processo de metamorfose característico dos Pokémon; a evolução!

A primeira mudança clara era no seu tamanho, e era quase assustadora; o aquático ganhava quase um metro e meio de altura, ficando pouco maior do que a sua treinadora. As patinhas superiores, que seguravam a bolha em sua cabeça, não eram mais necessárias para o serviço, e o faziam ter uma aparência ainda mais aracnídea, sobre seis patas. Outras bolhas também se formavam nas juntas das patas, além de uma bolha que crescia de acordo com a sua cabeça.

Quando o brilho cessou, Rikuo era uma criatura muito diferente. As suas patas, antes apenas com a coloração verde, ganhavam extremidades em uma tonalidade escura e pontuda. Seu corpo tinha uma marca marrom no meio das costas, e outras estruturas da mesma cor ligavam o tronco à cabgeça, agora que aparentava ser bem mais ameaçadora, com olhos grandes e azulados, além de presas ameaçadoras para atacar os ses adversários.

Apesar de tudo, ainda era o seu pequeno Rikuo.

- Rikuo... Você tá enorme!!! - Por incrível que pareça, a força da amizade fazia uma garota de 19 anos abraçar uma aranha de um metro de oitenta. Criar Pokémon era algo mágico, né? Ele parecia muito feliz com a sua nova forma, animado com as possibilidades de uso da sua nova e melhorada bolha. Se exibia para todos pela mudança do seu corpo, alegre. - Bem, vocês dois tão de parabéns. Obrigada, Blake - Continuava a elogiar os seus Pokémon, devolvendo para ele o Lucky Egg que havia emprestado para o confronto.

Ainda naquela injeção de dopamina causada pela conquista do agora Araquanid, Madeline teve a atenção capturada por um objeto esquisito que estava naquele pedaço do solo em que tinham batalhado. Era algum tipo de caixa brilhante, que parecia esconder algum objeto ou coisa do tipo. Curiosa, acabou andando na direção do cubo, que parecia servir de cápsula pra outra coisa. A tomou em mãos e, naturalmente, se direcionou ao dono do terreno.

- Blake, você deixou algum tipo de cápsula do tempo guardada aqui ou coisa do tipo? Acho que foi por causa do golpe do Larry - Perguntou para o rapaz, uma vez que podia ser algo de valor sentimental para ele, ou simplesmente um objeto de valor que tinha guardado para outro momento. Não podia sair mexendo nas coisas dos outros sem pedir!

description[Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm - Página 3 EmptyRe: [Blake McBride] Capítulo 32 - Farmando EXP e literalmente farmando na farm

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos