Numa banca de telejornal, dois âncoras aguardam o programa voltar do intervalo. Ele, aparentemente mais velho que ela, ajeita seu topete com a mão. Ela, com seus cabelos presos e feições sérias, revisa o seu texto, conferindo se não esqueceu nada do que tem que falar.
– 3... 2... 1. No ar! – Alerta o diretor.
– Um evento raro irá acontecer esses dias. – Começa a mulher.
– A lua se aproximará da Terra atingindo seu perigeu. Supõe-se que a distância entre o planeta e o seu satélite será de algo em torno de 356.925 Kms. Coincidentemente abrangerá o período de Lua Cheia, fenômeno que os astrólogos chamam de Super Lua. – Completa o homem.
– Estima-se que será possível vê-la uns 15% maior do que o habitual.
– E também estará uns 30% mais brilhante. Romântico, não? – Sugere o âncora, exibindo um sorriso forçado.
– Sim, fantástico. – Respondeu a mulher, com um risinho tímido. Logo em seguida, lança um olhar sério para outra câmera – Porém o clima não estará muito agradável em Kanto. Chegou a hora de retirar os casacos esquecidos no fundo do armário.
– Depois dessa deliciosa primavera, uma frente fria se aproxima do nosso continente. Prevê-se que o sol não dará muito as caras e os dias serão nublados. Com isso, os pokémon de grama já iniciaram o retorno aos seus habitats de origem. É provável que uma neblina encubra muitas cidades e rotas, principalmente as que vão de Pallet à Vermilion. E alertamos logo que esta névoa esconde alguns segredos.
– Não se sabe ao certo se se trata de algo relacionado à posição da Lua, mas alguns pokémon selvagens vêm se comportando de maneira estranha em todos os continentes.
– Pokémons psíquicos passeiam por rotas onde nunca foram vistos antes. Só pra se ter noção, alguns treinadores iniciantes afirmam ter visto Abras nas rotas um e dois e Drowzees na Viridian Florest. Enquanto isso, circulam por Cerulean e Pewter relatos de alguns exploradores que tiveram estranhos encontros com Baltoys, Solrocks e Lunatones no Mt.Moon; uma equipe nossa foi enviada ao monte, mas não encontrou nada. Se esses pokémons estiverem mesmo por ali, não são tão fáceis de se achar.
– Mas não são apenas os psíquicos que apresentam essa mudança de comportamento. Gastlys foram vistos assombrando a rota um, enquanto Misdreavus deu o ar de sua graça na rota vinte e dois. Os medonhos Duskulls foram vistos tanto na Viridian Florest quanto na rota três. Nessa última rota, foram vistos também alguns Shuppet.
– Fica de alerta para os jovens treinadores que se aventuram mundo afora, tenham muito cuidado!*