Pokémon Mythology RPG 13
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Recomeço

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por gustavo Sáb Set 05 2015, 13:43

Após a primeira ronda daquele combate, era notável que apesar de eu já ter parado em boa parte aquele Machop, o Pichu de Marianne cairia logo, devido ao alto dano que aqueles dois estavam causando. E digamos que a única vez que eu à vi perdendo não foi muito... Agradável, tanto para mim quando para ela... Ah, como eu quero esquecer aqueles prantos que ficam passando pela minha cabeça sem aviso. Como eles também me entristeciam, isso era realmente péssimo. Enfim, voltando para o agora...

Wander, quero que proteja o Pichu. Caso note que ele não vai conseguir se esquivar de algum ataque, não hesite em entrar em sua frente e revidar com um Tackle! Repita isso, e caso você não possa atacar em algum momento, entre na frente dele, sem medo. Vamos proteger o Pichu, já que ele é bem frágil, certo? — Falei com alguma pressa na minha voz, suspirando logo depois. Aquilo seria certamente difícil se algum dos dois caísse, mas eu tinha confiança de que Wander pudesse fazer esse trabalho de escudeiro para o pokémon elétrico.

Aproveitei o curto intervalo de tempo entre comandos e ataques para voltar à recapitular meus pensamentos. Sendo a primeira batalha do bebê, ele estava fazendo um bom trabalho, até então. Ele parecia realmente estar preparado para as batalhas - Não que ele não nascesse com aquele instinto de combatente, mas eu achava formidável para a pouca idade que aquele Tyrogue aparentava ter. O Pichu de Marianne se mostrava muito frágil, então ele teria que dar a sua cara a tapa um pouco, ao mesmo tempo que causasse dano.

Mas claro, eu não fazia ideia se era exatamente o que eu esperava que iria acontecer...
gustavo
gustavo
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


http://www.smogon.com/forums/members/gustavoyay.202363/

Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por Lewl Dom Set 06 2015, 13:31

Pichu, vamos avançar com o Thundershock no Tyrogue! — Marianne comandava.

Tyrogue, não deixe Pichu atacar! Use o Fake Out!

Temos que acabar com os clones, Machop! Low Kick! Depois use o Focus Energy!!

O Tyrogue adversário dessa vez era mais rápido. Ignorou a estática e avançou contra um dos três Pichu existentes na arena. O tapa fora forte, mas a surpresa veio quando a imagem se desfazia. (Fake Out). Pichu sorria de forma maldosa para o lutador, e fez força para liberar sua eletricidade num choque bastante impactante, tal este que fazia o adversário cair de joelho. (Thundershock). Machop era o próximo, e foi na direção de Pichu para dar a rasteira.

O ratinho fechava os olhos, mas Wander corria para defender o parceiro. Caiu de cara no chão assim que suas pernas não sentiram mais o chão, e Pichu ficou com dó do Tyrogue, e com vontade de vingança. (Low Kick). Wander se levantava com velocidade e disparava um forte jogo de corpo, que fazia Machop dar alguns passos para trás. (Tackle). O primeiro turno finalizava com uma vantagem não tão grande, mas igual ao resto.

O Tyrogue de Yudi novamente tentava atacar Pichu, mas dessa vez foi detido pela estática. Sentiu dor por não poder se mover, os músculos não respondiam. Pichu devolveu com mais um choque, que causou o mesmo dano anterior. (Thundershock). Machop forçava os músculos e posicionava sua força no punho, estava preparando um golpe que poderia ser bastante efetivo devido ao movimento usado. (Focus Energy). Wander tinha que atacar, e foi no mesmo alvo que seu parceiro, golpeando o seu irmão de espécie. (Tackle)


Machop:
Normal
Tyrogue:
Paralysed
No Guard:
Normal
Guts:
Normal

lv07 Machop


12/27
lv07 Tyrogue


6/22
O Recomeço - Página 2 MachopO Recomeço - Página 2 Tyrogue
O Recomeço - Página 2 TyrogueO Recomeço - Página 2 Pichu
lv10 Wander


22/27
lv09 Pichu


10/23
Guts:
Normal
Static:
Normal
Tyrogue:
Normal
Pichu:
+1 Eva

Campo: Dojo com quadra retangular cujas medidas não são tão grandes. Piso de madeira, assim como as paredes e teto.
Lewl
Lewl
Membro

Membro

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por gustavo Dom Set 06 2015, 13:59

Enfim, aquele embate parecia estar próximo de seu fim, visto que ambos os lutadores do oponente estavam bastante injuriados, e estávamos com uma ótima vantagem estratégica, principalmente porque eramos mais de dois pokémon, caso contássemos os clones que Pichu havia feito de si mesmo, e que fazia a dupla de guerreiros errar seus golpes, ou acertá-los, mesmo que nos alvos errados.

- Bom, Wander... Quero que comece esta rodada utilizando um Helping Hand no Pichu. Faça com que seus choques causem o máximo de dano possível! Depois, quero que continue protegendo o mesmo, para depois tentar usar um Tackle em Machop. Caso seja possível, tente nocautear ele com o golpe, faça o seu melhor! - Estava certamente empolgado, batia os meus pés no chão de forma descompassada e inconsistente, ansiedade tomava conta de mim. Wander estava próximo de finalizar seu primeiro embate, e Marianne, sua primeira vitória ao meu lado.

Ok, vencemos na floresta de Viridian, mas as consequências daquele embate não me fazem levar aquilo como uma vitória... Bah, porque eu ainda penso naquilo? Não estou mais lá, aquilo é passado. Mas, não que não seja bom visitar o passado, um pouco... Talvez.

Cruzei meus braços por um momento, enquanto esperava pela conclusão da próxima ronda.
gustavo
gustavo
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


http://www.smogon.com/forums/members/gustavoyay.202363/

Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por Lewl Seg Set 07 2015, 12:41

EXP:

Estamos perto de vencer! — Marianne anunciava, socava o ar bastante confiante. — Quero Thundershock em Tyrogue e outro em Machop!! Wander vai nos ajudar em um golpe!

Ah não! Estamos sendo focados! Tyrogue, Tackle no Wander, duas vezes!

Aproveite seu poder de crítico e use Karate Chop em Tyrogue! Depois derrube mais uma vez Pichu com seu Low Kick!!

Realmente o que Marianne dizia fazia sentido. Todos lá tinham noção disso, mas a batalha ainda não havia acabado. Wander obedecia Timmy e corria para perto de Pichu, e flexionando seus joelhos ossudos conseguiu aplicar sua força no parceiro para que seu ataque fosse super efetivo. (Helping Hand). O rato elétrico agradecia com um grunhido, e fechava os olhos disparando uma carga elétrica poderosa no Tyrogue adversário. O raio amarelo era irregular, e se muita demora fazia o dano ser super efetivo contra o oponente. (ThunderShock).

O monstrinho já eletrocutado desmaiava, e Yudi lamentava a perda de seu parceiro em batalha. Seu avô coçava a barba rala e assistia seu Machop brilhar seu braço, e sem muita demora lançar um golpe horizontal em Wander, que caía de cara no chão. (Karate Chop). Pichu de imediato, esbanjando a graciosa velocidade que tinha, revidava e vingava seu parceiro com mais um choque, que fora bastante efetivo, mais que o normal. (ThunderShock).

Wander se levantava mais nervoso que nunca. Correu na direção de Machop, que ainda tinha forças, e após pegar impulso com os pés se lançou no estômago adversário. O Pokémon cuspia saliva após levar o golpe, e junto de Wander, rolavam no chão até que ambos ficavam caídos no chão. Mas a vitória era totalmente de Timmy e Marianne, pois Wander levantava a mão como um lutador de boxe, comemorando a vitória sofrida.

Meus parabéns! — O sensei parabenizou retornando seu Pokémon. Sem demora lançou outro: — Makuhita, é com você!!

Você trabalhou bem, Tyrogue. Mas dê espaço agora para Meditite!!

O Recomeço - Página 2 MakuhitaO Recomeço - Página 2 Meditite


Machop:
Fainted
Tyrogue:
Fainted
No Guard:
Normal
Guts:
Normal

lv07 Machop


00/27
lv07 Tyrogue


00/22
O Recomeço - Página 2 MachopO Recomeço - Página 2 Tyrogue
O Recomeço - Página 2 TyrogueO Recomeço - Página 2 Pichu
lv10 Wander


8/27
lv09 Pichu


10/23
Guts:
Normal
Static:
Normal
Tyrogue:
Normal
Pichu:
+1 Eva

Campo: Dojo com quadra retangular cujas medidas não são tão grandes. Piso de madeira, assim como as paredes e teto.
Lewl
Lewl
Membro

Membro

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por gustavo Seg Set 07 2015, 12:59

Enfim, o doce sabor da vitória. Vencemos aquele embate com alguma dificuldade, mas com certeza o trabalho em equipe dos dois fez a diferença, principalmente com as Mãos Amigas de Tyrogue, que fortaleciam bastante os movimentos do Pichu, enquanto ele fornecia um ótimo suporte para a dupla em si.

Eles estavam feridos, mas eu tinha formas de o curar ali, então... Por que não usar? Retirei de um bolso da minha bolsa a qual havia deixado no canto do recinto um frasco cristalino, tomado por uma cor de um líquido arroxeado, o qual poderia recuperar um pouco de vida da criaturinha. Então, chamei-o de canto, para que então pudesse aplicar o conteúdo de dentro no lutador e recuperar suas energias para uma próxima batalha.

Aproveitando da situação, notei que tinha mais de uma daquelas poções... Então, guardando o frasco vazio dentro de um dos bolsos de minha mochila, retirei outra e mostrei o pote para Marianne, oferecendo o conteúdo do mesmo para recuperar as energias do seu pokémon elétrico.

- Marianne... Pega. O Pichu fez um ótimo trabalho, certo? - Falei, sorrindo enquanto apontava o frasco em sua direção, e assim daria para a mesma caso ela o aceitasse, e se não, simplesmente o guardaria de volta. Enfim, poderíamos voltar para a batalha, já mirando minha pokéagenda na direção dos dois lutadores à minha frente;

- Wander, quero que dessa vez comece com um Fake Out em Meditite. Depois, Helping Hand de novo, não importa no que Marianne vá usar! Novamente, dê o seu melhor!
gustavo
gustavo
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


http://www.smogon.com/forums/members/gustavoyay.202363/

Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por Lewl Seg Set 07 2015, 13:51

A primeira rodada do combate terminava com total vantagem para Timmy e Mary, que estavam alegres pelo sucesso da equipe. Tyrogue vencia sua primeira batalha, e Pichu tinha a felicidade de vencer outra. Os treinadores davam poções para os monstrinhos, era como um revigorante, e isso ajudaria estes a se manterem em combate. Os adversários desta vez eram Makuhita e Meditite, e Timmy deveria ter uma nova estratégia desta vez. Yudi e seu avô pareciam ter uma estratégia, mas o treinador baixinho estava pronto para pará-la.

Pichu, você aprendeu Sweet Kiss! — Marianne começava citando o movimento, e sem demora comandava: — Comece com Sweet Kiss no Makuhita, em seguida Thudershock em Meditite.

Todos ouviam sua estratégia, e Pichu balançava a cabeça confirmando o que faria.

Makuhita, Arm Thrust em Tyrogue! Continue o combo! — O velho comandava.

É nossa vez Meditite!!! — Yudi iniciava. — Meditate. Em seguida use o Bide!

Os movimentos eram definidos pelos treinadores, e seus Pokémon começavam a lutar. Tyrogue foi o primeiro, tirou seu pé do tatame e investiu contra o monstrinho de corpo azul, que nada pôde fazer com a rápida ação de Wander. O tapa no rosto fora forte, e Meditite desequilibrava sentindo dor na área atingida. (Fake Out). Makuhita, rangindo os dentes, via seu parceiro cair, e como vingança olhou para frente onde seus oponentes estariam, mas fora surpreendido pela face de Pichu que estava muito perto. Um beijinho foi dado na testa do lutador, que caía confuso.

Makuhita ainda tentava se levantar para golpear. Mas ao invés disso, acabava tropeçando na confusão e batendo a cara. Sem muita demora Wander levava suas mãos para a cabeça de Pichu dando sua assistência, que resultava no choque elétrico do monstrinho, que acertava Meditite com bastante força. O monstro que fora golpeado já estava preparando seu golpe, e somente segurava sua dor para poder revidar. Por enquanto a vantagem era total de Wander e Pichu, já que Makuhita novamente era golpeado pela confusão.


Meditite:
Bide (1/3)
Makuhita:
Confusion (2/3)
Pure Power:
Normal
Guts:
Normal

lv08 Meditite


15/23
lv08 Makuhita


14/30
O Recomeço - Página 2 MedititeO Recomeço - Página 2 Makuhita
O Recomeço - Página 2 TyrogueO Recomeço - Página 2 Pichu
lv10 Wander


31/31
lv09 Pichu


26/26
Guts:
Normal
Static:
Normal
Tyrogue:
Normal
Pichu:
+1 Eva

Campo: Dojo com quadra retangular cujas medidas não são tão grandes. Piso de madeira, assim como as paredes e teto.
Lewl
Lewl
Membro

Membro

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por gustavo Seg Set 07 2015, 14:25

Aquele embate tomava suas proporções de uma forma realmente rápida comparado ao outro que havíamos enfrentado até então; os pokémon oponentes haviam sido enfraquecidos até que cedo, levando em conta a velocidade com qual a batalha tomava forma, e o dano que eles causavam juntos se mostrava relativamente alto. A dupla de bebês se mostrava de fato muito eficiente...

Resolvi então comandar Wander para mais uma ronda, enquanto estava com os braços cruzados, talvez em um tom de deboche que apesar de tudo, era sem querer - Aquela batalha realmente se mostrava fácil, mas era fato de que o treinamento com aqueles dois homens rendia frutos, e muito bem.

- Wander, quero que agora comece utilizando um Tackle em Meditite. Tente causar o máximo de dano possível, mas volte para defender seu companheiro! Depois utilize mais um Helping Hand nele, transfira sua força para que ele cause o máximo de dano possível! - Descruzava meus braços e erguia-os ao ar ao final da frase, parecia querer mostrar confiança, mesmo que meu tom de voz não mostrasse isso. De fato, aquela batalha poderia até estar "no papo", mas talvez a dupla de avô e neto a qual enfrentávamos poderia ter uma carta na manga, ou algo do tipo...

Teria?
gustavo
gustavo
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


http://www.smogon.com/forums/members/gustavoyay.202363/

Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por Lewl Seg Set 07 2015, 18:51

Yudi e seu avô percebiam que seus oponentes não eram meros treinadores iniciantes, mas trabalhavam muito bem juntos e isso era problema para qualquer um que fosse enfrentá-los. Os Pokémon estavam em pé, Meditite não podendo fazer nada pois seu ataque estava sendo preparado, Makuhita confuso, Tyrogue e Pichu estavam aparentemente tranquilos. E vendo esta situação, Yudi era o primeiro a comandar seu Pokémon.

Meditite, continue aguentando firme!!! — Pediu.

Saia da confusão, Makuhita! Continue com Arm Thrust em Tyrogue. — Comandou o velhote.

Timmy! Não ataque Meditite! — Marianne pedia, mas era tarde demais. — Vou ter que tentar parar o Bide! Isso pode nocautear nossos Pokémon! Pichu, Sweet Kiss nele, depois ataque com Thundershock em Makuhita!

O que a garota falava tinha sentido. Bide era um movimento muito perigoso tanto para quem usa quanto para quem será o alvo. O usuário fica dois turnos sem se mover, somente recebendo os danos, e se sobreviver, ao fim dos turnos lança um grande raio de energia que carrega o dobro do dano sofrido. Se todos focassem em Tyrogue e por azar não conseguissem nocauteá-lo, um dos dois voltaria para a Pokéball. Focar o monstrinho desde o início seria bom, mas o próximo turno seria o lançamento do raio, então evitar os golpes seria melhor.

Meditite ainda ficava parado, somente inflando a aura que lhe envolvia. Pichu saltava e lançava o beijo para o oponente, que agora cambaleava. (Sweet Kiss). Fora pego pela confusão. Tyrogue era o próximo a se mover, e com bastante agilidade se jogava contra Meditite, que caía no chão, deixando sua aura mais avermelhada. Makuhita num movimento veloz se aproximava de Tyrogue, mas acabava novamente se golpeando quando passava reto e batia a cara na parede de madeira.

Lamentável.

Meditite novamente era o primeiro a atacar, e liberava um raio brilhante. Era tão chamativo que tudo ao seu arredor parecia ficar escuro. Foi na direção de Pichu, tão rápido e tão veloz que não havia tempo de esquivar. (Bide). Tyrogue novamente ia auxiliar seu parceiro, corria para trás do mesmo e depositava suas forças. (Helping Hand). Pichu agora tinha Makuhita como alvo, e sem muita demora lançou o raio elétrico contra o mesmo, que ficava um pouco queimado e nocauteado.

Agora eram dois contra um. Vantagem para o time Timmy e Mary!


Meditite:
Confusion (1/3)
Makuhita:
Fainted
Pure Power:
Normal
Guts:
Normal

lv08 Meditite


11/23
lv08 Makuhita


00/30
O Recomeço - Página 2 MedititeO Recomeço - Página 2 Makuhita
O Recomeço - Página 2 TyrogueO Recomeço - Página 2 Pichu
lv10 Wander


31/31
lv09 Pichu


26/26
Guts:
Normal
Static:
Normal
Tyrogue:
Normal
Pichu:
+1 Eva

Campo: Dojo com quadra retangular cujas medidas não são tão grandes. Piso de madeira, assim como as paredes e teto.
Lewl
Lewl
Membro

Membro

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por gustavo Seg Set 07 2015, 19:30

Fizemos um bom trabalho na primeira ronda, mas a minha inconsequência deixou nossa dupla em uma situação leve de perigo. Tentei esconder um pouco meu rosto ao notar a pancada que Pichu recebia daquela rajada avermelhada, mas mesmo assim, os dois se mantinham em pé e relativamente saudáveis, Wander em especial.

Estava de certa forma impaciente e também em dúvida sobre o que fazer. Meditite poderia ser nocauteado com certa facilidade, mas caso ele utilizasse um movimento daqueles e resistisse novamente nós estaríamos com problemas. Enfim, resolvi continuar com a minha estratégia de "Protect the Pichu", para assim defender o nosso maior causador de dano até o momento com certa facilidade.

Enfim, deixando de esconder a face escondida a qual eu tinha, bati um pé no chão, apontando para o Pichi e falando com um tom de voz levemente elevado em direção à Wander;

- Wander, use mais um Helping Hand em Pichu. Deixe ele causar o máximo de dano possível, então proteja-o de qualquer ataque como aquele que o Meditite usou antes! Caso não seja o suficiente, tente encerrar o embate ou pelo menos atrasar ele com mais um Tackle. - Fui direto, estava ainda tomado pela curiosidade do fim daquele embate, a ansiedade que se mostrava presente graças à vontade de vencer. Afinal, seria bem mais fácil vencer em uma situação 2x1...
gustavo
gustavo
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


http://www.smogon.com/forums/members/gustavoyay.202363/

Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por Lewl Ter Set 08 2015, 09:51

OFF - Tive que mudar a formatação pra tentar desbugar. Tava quebrando a página, e eu não tô conseguindo arrumar

750 de EXP para cada um.

Tyrogue passou para o Lv.13 e Pichu para o Lv.13 aprendendo Nastly Plot


Narração - GustYAY

Timmy x Post X


     Após a pequena falha de estratégia, que por pouco custavam-lhe a presença de Pichu no combate, Timmy escondia sua face com vergonha. Marianne, ao contrário do que o treinador imaginava, não estava olhando nervosa para ele, nem com algum olhar de repreensão, mas sim procurando ver se o ataque total neste turno seria essencial para finalizar com Meditite. O velho escondia seu olho com as bochechas cheias e o sorriso bobo, e as mãos para trás estralavam os dedos esperando uma reação dos oponentes.

     Timmy fora o primeiro a comandar, novamente com a mesma estratégia. Mary foi a próxima.

     — Pichu, ataque total! Thundershock duas vezes para finalizar! — Não havia muita coisa para se fazer, Pichu não tinha mais nenhum golpe ofensivo.

     — Transforme sua confusão em ataque. Confusion no Tyrogue! Duas vezes!!!

     Finalmente Yudi estava causando um perigo real para seus oponentes, o Confusion de Meditite poderia ser nocivo para Wander. O lutador psíquico balançava a cabeça tentando fugir da confusão, e conseguia! Brilhou seus olhos num azul ofuscante e uma força sobrenatural lançou Tyrogue para trás. (Confusion). O dano fora muito forte, mas o monstrinho ainda estava em pé. Wander se mostrava muito dedicado à batalha quando de imediato correu para seu parceiro e deu suporte à ele. (Helping Hand).

     Pichu disparava seu choque em Meditite, que ainda se mantinha em pé. (ThunderShock). O alvo de Pichu tentava novamente lançar seu golpe psíquico, mas foi interrompido por conta de sua confusão colocada pelo Sweet Kiss do rato. Pichu lançava outra descarga elétrica, e Meditite agora estava de joelhos, tentando ao máximo ficar de pé. (ThunderShock). Sua energia fora esgotada quando com o corpo Wander atacava, confirmando então a vitória. (Tackle).

     — Haha! Ganhamos! — Comemorou Marianne, abraçando seu amigo pelo pescoço, mas logo o soltando para receber o abraço de Pichu.

     Yudi e seu avô se aproximavam.

     — Você mostrou grande bravura. Como uma recompensa simbólica lhe presentearemos com 500Pk$. Espero que tenha gostado de nossa luta.
Lewl
Lewl
Membro

Membro

Alertas :
O Recomeço - Página 2 Left_bar_bleue0 / 100 / 10O Recomeço - Página 2 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

O Recomeço - Página 2 Empty Re: O Recomeço

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos