Pokémon Mythology RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

O Caminho de um Treinador

2 participantes

descriptionO Caminho de um Treinador EmptyO Caminho de um Treinador

more_horiz
OFF :

Finalmente era chegado o momento de iniciar sua jornada. Agora, Will precisava testar as habilidades do seu Charmander para ter noção do seu potencial atual. Era a hora do Treino! Mas antes, sentou na grama junto com o seu Charmander próximo a estrada de terra batida. – Muito bem Charmander! Eu vou lhe dar um nome, não quero ficar te chamando de Charmander, você é especial, por isso merece um nome especial.

Pokémon e treinador se olharam profundamente, ambos imaginando que tipo de nome seria. Um nome deve trazer a particularidade do ser, seu poder interior. Mas qual? Usou a Pokedex para ouvir mais sobre os Charmanders e depois começou a colocar sua cabeça para pensar. Uma dúzia de nomes cruzaram a mente de Will, mas nenhum lhe pareceu promissor, resolveu então separar cinco desses doze e deixar que o Charmander decidisse. – Vou dizer o nome, e você me diz se gostou, ok? – O Charmander balançou a cabeça indicando que havia entendido.

- Muito bem, vamos começar! Faísca? – O monstrinho odiou – Parece que você não gostou... Fogaréu? – Balançou a cabeça veementemente indicando que não – Você é difícil de agradar, mas Foragel realmente não é legal... hum... Vamos ver... Raio Vermelho? – Agora o Pokémon ficou decepcionado – Mas esse era o melhor nome que pensei... Certo, Fúria Vermelha? – O Charmander cruzou os braços aborrecido – Cara! Você realmente é difícil, o ultimo nome que escolhi é... Brasa!? – Novamente balançou a cabeça negativamente... – Bem, acabou os nomes. Vamos andando, cedo ou tarde eu vou pensar em outros. – Mas o Charmander se recusou a sair do lugar, e Will foi obrigado a sentar novamente na grama. Cruzou seus braços e meditou sobre o assunto. Que nome poderia dar? Ficou quase trinta minutos pensando, quando finalmente encontrou algo! – JÁ SEI! – Will se levantou cheio de euforia, enquanto os olhos do Charmander pareceram brilhar – EU VOU TE CHAMAR DE DRAGÃO VERMELHO! – O Pokémon correu em sua direção e lançou uma cabeça em sua barriga, derrubando Will no chão. O pequeno monstrinho vermelho parecia que iria chorar, triste ou talvez frustrado pelas escolhas de seu treinador. Ele começou a gritar para Will, como se reclamasse com ele pelas péssimas escolhas de nome. Will vendo que sua brincadeira tinha ido longe de mais, abraçou seu companheiro e o levantou no ar, como um pai orgulhoso a apresentar seu filho ao mundo. – Eu estava brincado, seu nome vai ser tão durão quanto você, a partir de hoje seu nome será Drako!

O Charmander finalmente pareceu apreciar o nome e retribuiu o abraço de Will com um grande sorriso. Mas agora que eles haviam se decidido, era o momento de treinar! Will colocou Drako no chão e se posicionou a três metros de distância.

- Eu serei o seu adversário! Por isso venha com tudo, assim vou poder estudar sua força em geral. Quero que me mostre todos os seus golpes, e a partir disso, treinaremos para aprimorá-los e desenvolveremos novos golpes e táticas para combate. Precisaremos fortalecer o seu corpo também. Um guerreiro deve ter um corpo forte. Vamos Drako, comece com o “Headbutt”, e depois continue atacando com os outros golpes que conhece!

Will ajustou bem suas manoplas, era hora de conhecer os movimentos e desempenho físico de seu parceiro.

descriptionO Caminho de um Treinador EmptyRe: O Caminho de um Treinador

more_horiz
O rapaz saia do laboratório do Prof. Oak e liberava seu pokémon de fogo, que logo se mostrou um pouco incomodado com a chuva que caia. O Charmander parecia um pouco triste, mas foi conversando com seu treinador sobre o seu nome, demoraram, mas logo encontraram um bom nome. O pokémon sentia-se alegre, mas ainda parecia meio sem forças, como se a chuva o esgotasse. Seus braços ficavam "caídos" a maior parte do tempo e ele ficava meio corcunda, com a cabeça pra baixo mas se esforçando para que seus olhos virassem pra cima e olhassem o seu treinador.

O qual desejava começarem um treino. A nova cabeçada foi muito mais fraca que a anterior e o pokémon caiu no chão, de cara. Então ainda deitado de barriga num poça de lama que se formava ali, devido à chuva, tentava levantar e olhar seu treinador com desânimo. A chuva realmente o incomodava.

Mas parecia que alguém ali não se sentia tão incomodado pela chuva, pois ria do desempenho pífio do lagarto de fogo. Ria descontroladamente, gargalhava tão alto que quase encobria o som da chuva nos ouvidos do garoto. Aquilo irritava o enfraquecido lagarto, que rosnava para o pokémon selvagem.

O pokémon selvagem era pequeno, redondo, tinha um topetinho, era rosa e tinha um desenho de um redemoinho preto na testa, olhos grandes e vermelhos e por fim, tinha pequenos braços e pernas. Ele rolava no chão alguns metros atrás do treinador, enquanto gargalhava e dava alguns soquinhos na poça de lama em que se deitara para rir do Drako.

O Caminho de um Treinador 174
Imagem meramente ilustrativa.

OFF: Olá, mto prazer. Serei seu narrador nesta rota e espero q nos divirtamos. ^^
Os dados do Drako foram atualizados. ^^

PS: A chuva ñ é pra te sacanear, é um evento do fórum. Não causa grandes problemas pro seu poké, é mais interpretativo, ok?

O Caminho de um Treinador DdNi2Dl
Convidado, Clique Aqui :

NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.

more_horiz
OFF :

A chuva insistente não parava de cair, aquilo visivelmente incomodava Drako, mas Will não imaginou que o afetasse tanto. Ela o enfraquecia, desanimando-o e tirando suas forças. Will não imaginou que o simples fato de ele ser um Pokémon de fogo fosse tão desvantajoso assim naquele cenário...

De guarda erguida o karateka esperou pela “cabeçada” do seu Charmander, mas essa foi tão fraca que ele caiu de cara no chão. - “Que ataque fraco!” – Não pode deixar de pensar, teria muito trabalho com o seu parceiro. Vendo o desanimo de seu companheiro, o treinador rapidamente reagiu, por mais que ele estivesse desanimado, Will tinha energia suficiente para os dois.

- MUITO BOM DRAKO! Mas você precisa se concentrar mais... – Agachou-se ao lado de seu Pokémon e acariciou a sua cabeça. – Vejo que essa chuva lhe incomoda, e sinceramente, não sei qual é a sensação pra você. Mas é por isso que devemos treinar, assim podemos nos fortalecer e resistir melhor a esse tipo de situação no futuro! Você confia em mim?

Antes que pudesse terminar seu argumento, um Pokémon rosa apareceu, escandaloso e debochado, ele caçoava do fracasso de Drako. Aquilo não irritou somente o pequeno lagarto de fogo, mas também o Will. O treinador se levantou o mais rápido que pode e gritou para o recém chegado, com uma voz forte e autoritária, tão próximo de um estado de fúria que poderia intimidar qualquer oponente de espírito fraco.

- NÃO SE META BALÃO, MELHOR SE AFASTAR OU VOU FAZER VOCÊ DE SACO DE PANCADAS! – Pisou duro, violentamente, mostrando que estava sério. Como um artista marcial, treinamento era uma hora sagrada, um momento de superação, de desenvolvimento. Por isso, não tolerava provocações como aquela. Virou-se para Drako, e sua expressão séria, mudou para algo sereno. – Ignore-o Drako! Artistas Marciais como nos dois, não deve perder a concentração com provocações alheias... Veja, trainaremos na chuva, faremos você se acostumar a ela, se tornar mais resistente a água. Você vai se tornar um Pokémon de fogo capaz de derrotar qualquer adversário que controle água. Venha, vamos procurar uma árvore para que possamos nos abrigar quando você não aguentar mais ficar na chuva...

Ignorando as risadas do outro Pokémon, Will segurou Drako e o apontou na direção oposta do “Balão Rosa”, começou a caminhar, levando com ele o seu Pokémon, forçando-o a também ignorar aquele provocador. Os dois poderiam lutar, mas com essa desvantagem, não era o melhor momento, primeiro, precisava fazer o seu Charmander resistir a chuva, e talvez, aumentar sua defesa em relação a esse elemento...

- Drako! Quero que saiba de uma coisa... Quando caímos, temos duas escolhas. Aceitamos a derrota e permanecemos fraco ou nos levantamos e nos fortalecemos. Você é como eu! Posso ver! Por isso saiba, se você cair, não se sinta diminuído, levante-se e aprenda com seu erro! Você tem um coração de guerreiro ai dentro – deu um leve tapa no local que imaginou ser o coração de Drako – Eu sei! – E sorriu, mostrando a ele, que independente de qualquer coisa, estaria ali, sempre ao seu lado!

Will procurou por uma árvore que pudesse abrigar os dois da chuva, mas independente de encontrá-la ou não, ele iniciou o treinamento...

- Quero que você faça tudo que eu fizer, não precisa ser perfeito, mas precisa tentar. Sempre!

Wil então começou com uma leve corrida, algo semelhante a um “trote”, com saltos aleatórios pelo percurso. Correu aproximados 500 metros do ponto onde estava e depois voltou, uma, duas vezes, dando um total de 2 km de corrida lenta, uma carga de treino para aumentar a resistência e a capacidade de suportar a chuva. A todo instante durante a corrida, sorria e motivava o seu Pokémon, dando a ele vivas, dizendo que ele estava indo muito bem, mas que precisavam fazer aqueles 2 km. Se Drako parasse, Will parava ao seu lado, esperando ele pegar fôlego para os dois continuar, sempre no ritmo de Drako.

Quanto ao Pokémon cor de rosa? Tentava ignorar ele com todas as suas forças, isso se ele ainda estivesse ali. Após a corrida, eles começariam uma série de “Kata de Karatê”, mas isso, é para o próximo poste!

more_horiz
Will gritou com o pokémon balão, que gargalhou ainda mais da postura séria do jovem, que então passou à tentar ignorar o pokémon provocador. Logo acharam uma árvore e tentaram se abrigar, Drako parecia se sentir um pouco melhor, mas ainda estava cansado e com o olhar abatido. Resolveram correr, logo na primeira ida do jovem, viu seu pokémon cair no chão e se rastejar ainda nos primeiros 5 metros.

Aquele trote era muito pesado para o pokémon debaixo de tanta chuva. O charmander estava com a chama de sua cauda bem pequena.

O Caminho de um Treinador 200_s
Imagem meramente ilustrativa.

O balão rosado continuava ali perto e gargalhando ao assistir a situação, apontava e gargalhava. Parecia estar gostando tanto de assistir ao sofrimento de Drako, que não iria embora tão cedo.

A corrida não deu certo, a série de Kata então ainda estava longe de começar. O que Will faria dali pra frente?

OFFS :

Convidado, Clique Aqui :

NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.

more_horiz
OFF :

Will e Drako começaram a sua corrida, lado a lado, com Will acompanhando as passadas do seu Pokémon. No entanto, não correram nem 5 metros e Drako tropeçou e caiu no chão. Manter aquele ritmo de treino parecia pesado de mais. Will entendeu que como treinador de Pokémon, tinha um longo caminho a percorrer, mas a primeira regra para um treinador, é conhecer melhor o seu Pokémon. Agora sabia que a desvantagem de Drako em relação a água era maior do que imaginava.

O jovem treinador correu para o seu companheiro e se agachou ao seu lado, aninhando-o em seus braços e o levando rapidamente para de baixo da árvore que lhe dava alguma proteção. Ficou ali lhe fazendo carinho, observando a sua melhora... Ignorava mais uma vez o Pokémon balão, não se importando com as provocações, aprendeu que para ser um campeão, deve-se ter muito trabalho duro. Apenas o seu esforço vai lhe recompensar no futuro. Tentaria ensinar isso a Drako, assim como seu avô lhe ensinou – Muito bom Drako! Você me deixa orgulhoso! Meu avô sempre me disse que é o nosso trabalho duro que vai nos trazer recompensas. O esforço Drako, o esforço! E você está se esforçando muito... Obrigado!

Will olhou a região ao redor, procurando talvez um lugar melhor para se abrigar da chuva. Queria que o seu Charmander saísse da mesma sempre que enfraquecesse, para recuperar o fôlego e voltar ao treinamento. Abriu também a sua Pokédex e apontou para o Charmander para ver toda a informação que ela pudesse lhe dar sobre o seu companheiro. Depois apontou para o Pokémon balão para saber qual o nome daquela espécie. Sinceramente, ele não o interessava, mas estava curioso.
(...)

Quando viu que Drako estava melhor e pronto para uma nova rodada de Treino, começou sua nova explicação. – Muito bem! Agora vamos meditar sobre a chuva... Existem mestres marciais que meditam sob uma cachoeira, para ganhar foco, e resistência. Vamos fazer o mesmo, mas com a água da chuva, assim você não sente tanto se comparado a uma cachoeira – Sorriu, mostrando confiança ao seu Pokémon.

A poucos metros da proteção da árvore, Will pediu para Drako se sentar no chão com a sua cauda esticada para trás. O Treinador sentou-se de pernas cruzadas logo atrás de seu Pokémon, retirando suas manoplas e fazendo uma proteção para o fogo da cauda do Charmander. Protegeria as chamas do lagarto enquanto esse se “acostumava” a chuva.  

- Olhe para o horizonte Drako! Concentre-se na chama de sua cauda, imagine ela crescendo, queimando tão forte que nem a maior das tempestades poderia afeta-la... Visualize, pense nela como uma fogueira imensa. O foco gera concentração, a concentração gera resistência, a resistência gera força. Superação! Continue, não pare de ver quão grande a chama de sua cauda pode queimar...

Will ditava suas palavras calmamente, dando as orientações para Drako suportar aquela provação. – Estou aqui Drako! Não precisa ter medo! – E assim o treinador mantinha-se vigilante, protegendo a chama da cauda do Charmander enquanto esse meditava. Atento ao estado de seu Pokémon, Will estava pronto para tirá-lo da chuva assim que ele desse sinais de não aguentar mais... Mesmo a chuva sendo uma “inimiga”, ela ainda ajudava a dupla, abafando os possíveis sons de gozação do Pokémon balão.

OFF2 :

more_horiz
Will continuava determinado em ignorar o pokémon balão, pegou seu pokémon de fogo e o levou de volta para baixo da árvore, mas logo depois pegou sua pokédex toda molhada pela chuva (por sorte, era aprova d'água - ao menos para aquela quantidade de água), então aponta-a para o balão e descobre seu nome, Igglybuff. Também descobre seu tipo, peso e altura padrões, entre outras curiosidade simplórias.

Após Drako descansar, o rapaz decidiu voltar com o treino, agora tentariam meditar embaixo da chuva. Aquilo não animava o pokémon de fogo, mas ele tentou. Os dois se sentavam a alguns metros da árvore, as manoplas faziam um pequeno abrigo para a chama caudal do pokémon, que era a maior preocupação do treinador, que não queria que seu próprio pokémon se preocupasse com isso durante o treino.

Igglybuff continuava rondando-os, rapidamente subiu a árvore na qual estavam e pegou uma fruta redonda e azul, era muito famosa, era conhecida como Oran Berry, o pokémon se sentou no galho e começou à comer enquanto assistia o treino, agora já não ria mais, parecia curioso, quase entretido.

OFFs :

Convidado, Clique Aqui :

more_horiz
OFF :

Então ele se chamava Igglybuff, um Pokémon do tipo normal/fada? Não conhecia essa espécie, mas lhe pareceu um adversário apropriado para o seu Charmander em “início de carreira”. Ele parecia ser mais fraco que Drako, mas Will sabia que aparência engana, aprendeu isso da forma mais difícil.

Prosseguiu com o treinamento, pois agora estava determinado em melhor a defesa (Sp. Def) de Drako. Apesar do lagarto de fogo não parecer muito motivado para encarar a chuva, Will via aquela situação como necessária. Mesmo do pior cenário, você pode tirar algo de bom. Manteve-se como um verdadeiro guardião, protegendo a chama de Charmander da melhor forma possível, encontrando o método ideal para aproveitar a chuva como treinamento, a meditação e o contato controlado com a água da chuva fariam o trabalho necessário para fortalecer o seu Pokémon, diferente de uma corrida que exigiria de mais de Drako. Restaria saber o quão benéfico o treinamento seria.

Permaneceu a todo instante falando com Drako, orientando e vendo que ele resistia a chuva como podia. – Concentrasse Drako! Lembre-se de sempre visualizar a sua chama queimando forte... – Nesse momento, olhou rapidamente na direção de Igglybuff, vendo-o comer uma fruta na árvore que usou para se abrigar. Aquilo pareceu lhe dar fome, mas ignorou tal pensamento, decidindo que no final do treino, iria comer algumas daquelas frutas suculentas... Talvez, quando o treinamento acabasse, poderia ter um duelo com aquele Igglybuff, isso se ele continuasse a observar a dupla.

- Muito bom Drako, agora, quero que imagine um adversário, pode ser aquele Igglybuff. Pense que ele está lutando com você, uma batalha sobre a chuva, imagine-se correndo a toda velocidade contra ele, você luta contra a chuva, mas resiste a ela. Seu corpo antes pesado começa a se tornar mais leve. Extraia a sua força, continue avançando e quando ele estiver próximo, salte e lance o seu headbutt. Você o atacou de surpresa, ele não te imaginava tão rápido. Seu golpe o jogou para longe, mas você não pode deixar ele escapar, você continua a avançar, correndo a toda velocidade. Ele está bem ali, na sua frente, rolando. Você cresce sobre ele e lança o seu scratch... Você está ganhando! Visualize com sua mente, pense em como pode ser forte, continue atacando... – Will continuou narrando a luta, fazendo com que Drako a vivenciasse na mente, visualizasse o seu potencial. Isso era meditar, preparar o corpo com o poder da mente. Assim continuou, sempre atento a chama de Drako, vigilante e pronto para levá-lo para baixo da árvore assim que ele enfraquecesse, mas se o Pokémon aguentasse, continuaria a base do treino por 20 minutos, para descansar e depois continuar com outra etapa.

more_horiz
O Igglybuff continuava assistindo, parecia mesmo entretido, já não ria mais há algum tempo, apenas assistia e pegava outra fruta para comer. Enquanto isso o lagarto se esforçava para resistir àquela chuva torrencial, o rapaz sentia um pouco de frio, mas suas mãos se esquentavam com a chama caudal de sua salamandra.

O treinador narrou uma batalha mental para que o pokémon de fogo se concentrasse na meditação, imaginando em como poderia vencer uma batalha contra o pokémon que tanto o irritou.

Conforme o tempo foi passando, o fogo do pokémon foi esquentando e esquentando, pouco à pouco, ao passarem os 20 minutos, Drako estava ofegante, cansado, mas pelo menos estava com a chama com o dobro do tamanho que estava antes, estava quase uma chama de charmander em condição normal.

Agora eles decidiam pausar o treino, mas qual seria a próxima etapa? A fada continuava assistindo em silêncio.

OFF:
Nha di q! =P

Convidado, Clique Aqui :

more_horiz
Will encheu-se de orgulho ao ver que Drako havia aguentado os 20 minutos pré-estabelecido por ele. É verdade que o Pokémon estava cansado, mas isso era bom, sem esforço não existe conquista. Na verdade, como um treinador novato, não sabia que tipo de treinamento era realmente eficaz, mas para um tipo fogo como o Charmander, e o sinais que interpretou de sua dificuldade em se manter na chuva, acreditava fervorosamente, que aquele treino lhe daria alguns frutos...

Após aquela primeira sessão de meditação, Will trouxe novamente o Charmander para baixo da árvore, deixando-o descansar por uns 3 minutos. Era importante ter descansos regulares durante um treinamento, mas não se pode deixar o corpo relaxar de mais, era preciso medir bem o tempo para retornar ao treino.

Durante esse curto período de três minutos, Will fez questão de elogiar o esforço de Drako, e sempre batendo na mesma tecla; “o treinamento de hoje, mostrará seus frutos amanhã”. Quando no final do turno de descanso, virou-se para Igglybuff e o observou no alto da árvore. – Pretende ficar só comendo? Ou quer treinar também? – Convido-o para a série de treinamento, apontando para um lugar que ficaria ao lado do Charmander. Sem esperar resposta, tomou sua posição no mesmo lugar anterior, colocando o Charmander a sua frente e novamente protegendo a sua chama.

- Muito bem! Vamos pra mais uma rodada de meditação Drako... Feche seus olhos! Imagine-se agora em um lago, com apenas sua cabeça pra fora d`água. Sua calda está mergulhada na água, mas você não pode sair, deve resistir. Pense no seu fogo interior, na chama que arde em seu coração. Pense grande, seja grande. Sua chama está queimando forte, você está resistindo...

(Off: Caso Igglybuff se junte ao treino, considere que Will está falando no plural, do contrário, ele só está falando com Drako)

- Pense no Pokémon mais poderoso que você já viu. Ele te desafia para um confronto, está furioso, você não sabe porque, mas deve se defender. A água no lago dificulta sua locomoção, mas isso também se aplica a ele. Você precisa ser rápido, precisa ser forte. Ele lhe ataca feito louco, visivelmente furioso, mas você está tranquilo, e se joga para o lado para esquivar da investida de seu oponente, rapidamente você ataca com o seu melhor golpe, saltando no ar e lançando o seu ataque certeiro. O oponente cambaleia pra trás, mas você não dá chance para ele revidar, continue atacando... – Will mais uma vez narra um batalha Pokémon pra Drako e Igglybuff (se esse se juntou ao treino), mas dessa vez, a batalha era muito mais difícil, com ataques que passam no vazio e golpes certeiros do adversário. No entanto, com a motivação e o empenho certo, ele(s) triunfaria(m). A diferença nesse treinamento para Drako, era que após 5 minutos, Will começou a tirar as manoplas que protegiam a cauda do Charmander, mas sempre voltando a protege-la da chuva quando essa começava a diminuir. Will manteve esse ritmo para estimular ainda mais o potencial de seu Pokémon, aumentando o nível do treino, sempre atento para retirar Charmander da chuva se ele desse sinais de que não conseguiria manter aquele treinamento, do contrário, com Drako resistindo, Will seguiria essa receita por um tempo de 30 minutos, momento que voltaria para um descanso e retornaria para a última parte do treinamento...

more_horiz
Quando foram descansar, se sentaram embaixo da árvore, nos primeiros segundos, algo caiu e atingiu a cabeça do pokémon lagarto, era uma Oran Berry. O que irritou o lagarto que logo começou à gritar e gesticular bravo com o pokémon rosa que lhe havia acertado. Mas este empinou o nariz e falou alguma coisa que o rapaz não entendeu. Drako olhou o fruto e o pegou, curioso, então a pôs na boca e comeu, assim, ficou bem animado, pois havia se recuperado. A salamandra parecia agradecer a fada que agora, parecia ignorá-los, talvez tivesse ficado magoado que tenha sido acusado "injustamente" de golpear a salamandra.

Will decidiu convidar o pokémon fada à treinarem juntos, o pokémon ficou com um olhar surpreso, com olhos arregalados e boca aberta, mas não seguiu. Logo o treino do Drako retomou e ainda nos primeiros instantes, a fada desceu e sentou ao lado do pokémon de fogo e começou à meditar.

O rapaz narrou uma difícil batalha pokémon para os dois pokémons, Drako sentiu muito mais dificuldade que o Igglybuff, pois a chuva lhe causava muito mais mal estar. Mas quando o rapaz tirou as manoplas do chão, desfazendo o abrigo para a chama caudal do lagarto, este piorou quase que imediatamente, caindo de rosto no chão, fazendo a fada perder a concentração pois começara à gargalhar e apontar para o lagarto novamente. Drako ficou irritado, mas só conseguia rosnar, pois estava muito mal para se mover.

Voltaram pra árvore, a fada pegou uma última fruta e deu para Drako comer, fazendo-o voltar ao normal. Então voltaram à treinar com a manopla, mas não teriam mais nenhuma fruta, talvez fosse melhor não descobrir a chama, pois assim Drako conseguia aguentar a chuva tempo suficiente para treinar.

Convidado, Clique Aqui :

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos