A alegria sentida por Joul era algo facilmente notável ao final daquela inesperada situação, já que, depois de sofrer para derrotar Starly e ser agraciado com a captura do mesmo, todo o contentamento sentido por ele era algo realmente justificável graças àquele resultado recém-alcançado. Assim, o jovem, que observou o desaparecer da pokébola com Starly rumo a sua Storage, se viu novamente na companhia de seu Bellsprout, porém as condições do gramíneo não eram lá muito boas e, por isso, tratando de ser o mais justo possivel com seu parceiro, o nauseante Joul, uma vez que o mal estar que ele sentia tinha inexplicavelmente voltado, optou por agradecer seu pokémon e depois retornou-a a sua pokébola para um merecido descanso.
Entretanto, ao se ver sozinho no interior da destruída embarcação, as incomodas sensações que dominavam o subconsciente do nativo de Cinnabar acabou alcançado níveis considerais. Dessa forma, sem pensar duas vezes, Joul apanhou a primeira esfera em seu bolso, e com um movimento rápido, ele convocou a campo um de seus outros pokémons. No caso, foi Helioptile a escolhida pelo rapaz:
- Olá Helioptile! Sei que você estava descansando em sua pokébola. Contudo, não estou gostando muito de ficar sozinho neste lugar. Se é medo, eu não sei, porém prefiro ter alguém para me acompanhar.
Então, depois de assistir a pokémon de Kalos demonstrar, através de um acariciar em sua perna, toda a compreensão pelo dito por ele, Joul colocou-se a explorar, com a sua sempre fiel lanterna em mãos, aquele ponto do convés a procura de um caminho a se explorar. Sendo assim, em poucos segundos, o nativo de Cinnabar se viu diante de uma nova escada, e tratando de subi-la velozmente, na tentativa de desviar sua atenção do mal estar que parecia se intensificar a cada passo dado mais ao interior do navio, o jovem se viu em outro patamar, no entanto, para sua surpresa, uma espécie de fumaça, que se somava um característico cheiro de algo queimado, podia ser observado pelo treinador.
Com isso, enquanto se dava conta da existência de algo estranho ali, o herdeiro dos Terri, mesmo completamente desorientado, pediu a Helioptile que o ajudasse:
- Helioptile, tem algo muito estranho acontecendo aqui. Use suas parabólicas para escutar o som de qualquer tipo de movimento. Depois, me guie até ele. Quero descobrir de onde vem toda essa fumaça, e consequentemente, esse cheiro estranho.
Agora, restava ao treinador se preparar para qualquer nova situação que aquele cenário pudesse o proporcionar. Mesmo que isso acabasse por complicar ainda mais a situação, que já era bem difícil, vivida pelo treinador no interior daquela embarcação.