Novamente um belo dia raiava na cidade de Lylicove, e depois de uma noite chuvosa, o cheiro de terra fresca cobria todo o interior do refeitório do centro pokémon, lugar onde Joul e seus parceiros tomavam um merecido café da manhã. No entanto, antes mesmo que o treinador pudesse finalizar sua refeição, o surpreendente surgimento de Elliot diante dele mudou completamente os rumos daquele dia, já que, demonstrando uma admirável melhora, o garoto buscava relembrar o treinador do desafio prometido entre eles.
Assim, Joul, que não conseguia esconder o espanto, colocou-se de pé, afinal ele já estava com sua refeição praticamente terminada, e, com um tom de voz confortante, virou-se para Elliot e disse:
- Fico extremamente contente com a sua recuperação Elliot. E para falar a verdade, não esperava que isso iria acontecer tão cedo assim. Mas já que você está aqui, vamos sim travar nossa batalha pokémon. O que me diz de uma disputa 3x3 sem o uso de itens e com a possibilidade de troca de pokémons pelos participantes?
Joul se via disposto a lutar mesmo contra Elliot, mas, antes, o treinador de Cinnabar tratou de deixar claro quais seriam as regras iniciais do evento. Com isso, agora, enquanto esperava a resposta positiva do garoto, fato que seria seguido pela avançar da dupla até a arena tantas vezes visitadas, o jovem recolheu seus parceiros para as pokébolas e olhou para Elliot a espera da resposta.