A situação acabava por surpreender o jovem treinador e seu pequeno réptil alaranjado, que não entendiam nada do que se passava por ali, dada a velocidade com que as coisas aconteciam. Porém, quando a ficha caía e o rapaz podia compreender que acabara de ser roubado por um pequeno Pokémon canino, o mesmo reagia rapidamente, e começava a perseguir o ladrãozinho.
Seu pequeno inicial de fogo também não ficava para trás, acompanhando seu treinador enquanto o mesmo perseguia o larápio acinzentado pela mata, já que aquele Pokémon tentava se embrenhar entre os arbustos e moitas mais altas do local, buscando despistar suas vítimas.
E era nessa que Wilhelm tinha outra ideia: temendo perder o canídeo de vista me meio à mata mais densa, o mesmo acabava por pedir pelo apoio de sua Spearow, utilizando sua visão aérea como uma vantagem crucial para conseguirem se manter na cola do pequeno fugitivo. Mas, com a copa das árvores se tornando cada vez mais fechadas conforme os mesmos iam adentrando mais e mais aquela floresta, a vantagem da visão aérea da ave poderia ser prejudicada.
Ainda assim, ao menos uma boa notícia poderia ser tirada daquilo, já que a teimosa Spearow parecia se unir ao seu treinador naquele momento. Aliás, cabeça-dura e turrona como era a ave, ter sido roubada após apanhar as frutas para o treinador era algo que realmente irritava a mesma, e naquela situação, era melhor esquecer sua relutância em se aproximar do rapaz e se unir a ele na busca ao ladrãozinho.
Dessa forma, não tardava, e após algum tempo perseguindo o canídeo acinzentado, por vezes observando as movimentações na mata, outras seguindo as direções indicadas pela Pokémon Voadora, o rapaz dos cabelos negros chegava a um ponto onde podia bem identificar o Pokémon que havia furtado suas frutas.
Estando próximo ao barranco que antes estava impedindo que o jovem treinador prosseguisse pela rota 101, havia uma espécie de tronco que provavelmente pertencera a uma das árvores do local, que havia caído ou sido derrubada. Tal tronco - parecendo estar ali fazia um bom tempo, já coberto por alguns musgos e coisas do gênero - se encontrava posicionado de maneira diagonal, interligando a parte inferior da mata à parte superior do barranco, onde a mata prosseguia.
Ali, terminando de subir o tronco, se encontrava o pequeno larápio, e ao alcançar a parte superior do barranco, ainda carregando as duas pequenas berries em sua boca - penduradas pelos talos das frutas - o mesmo percebia a chegada de Wilhelm e seus companheiros. Sendo assim, o mesmo ainda parecia rosnar para o trio, e não tardava em voltar a fugir pela parte de cima do barranco, correndo de volta em direção à parte central da rota 101, de onde o moreno viera.
Agora, o que o jovem dos olhos cor de jaspe faria ? Continuaria em sua perseguição ? Subiria por aquele mesmo "caminho alternativo" ? Quais seriam suas próximas ações ?