Conforme o rapaz dos olhos cor de jaspe e sua equipe se aproximavam mais do local de onde o choro parecia ser proveniente, o mesmo acabava pedindo que sua Spearow ficasse um pouco mais próxima dele, para impedir que a mesma pudesse se perder ou que algo parecido pudesse ocorrer naquela situação devido à mata fechada.
Sendo assim, a ave passava a voar um pouco mais próxima do treinador e o réptil alaranjado também se mantinha bem próximo do mesmo, enquanto eles avançavam pela floresta, seguindo o som daquele choro, já que aquilo passava a ser a prioridade do jovem dos cabelos negros, o qual temia que alguma criança ou filhote pudessem estar em perigo ou passando por problemas.
Com isso, ao se aproximar da clareira e perceber os movimentos naquele arbusto, tão como uma pequena frutinha que se sacudia conforme a planta se mexia, o jovem passava a observar o local com certo cuidado, temendo que algum Pokémon pudesse se encontrar ali atrás. Porém, o choro era intenso naquele local, e talvez fosse ali que a criaturinha que chorava se encontrasse, parecendo vir de algum Pokémon pequeno.
Assim, conforme Wilhelm se aproximava com certa cautela, o rapaz podia ver algo curioso acontecer: a frutinha parecia crescer, ou, na verdade, se projetar um pouco mais para fora do arbusto. Dessa forma, conforme o arbusto se sacudia mais e mais, a pontinha amarronzada daquilo que parecia ser uma "Apricorn mais pontiaguda" se tornava maior, como se estivesse saindo da planta.
Assim, a mesma vinha saindo mais, e mais, e um pouco depois algo curioso também surgia para fora do arbusto, como duas formas ovaladas e amarelas, e logo na sequência, a surpresa final se revelava: após se debater bastante naquele arbusto, era possível perceber que o Pokémon chorão se tratava justamente daquilo que parecia uma frutinha ou algo do gênero anteriormente, que após conseguir sair de dentro da planta, se demonstrava bem maior do que parecia.
Aquele Pokémon tinha um formato ovalado e tonalidade predominantemente marrom em seu corpo. Além disso, possuía um par de pés amarelados, tão como os padrões de cores ao redor de seus olhos, e já em seu topo, logo acima dos olhos, o mesmo parecia usar uma espécie de chapéu acinzentado, que na verdade também reforçava a sua aparência, que mais lembrava uma grande avelã.
O Pokémon chorava bastante, como se tivesse ficado preso naquele arbusto após ser jogado ali por conta de algum ataque ou coisa do tipo. E, logo após conseguir se livrar da planta onde havia ficado agarrado, o mesmo não perdia tempo e começava a vasculhar o chão do local, como se houvesse perdido alguma coisa.
Porém, não demorava muito e o mesmo podia perceber a presença do rapaz natural de Goldenrod City e seus Pokémons, e com isso, o mesmo esboçava uma pequena reação de quem cogitava fugir. Mas, ao observar com maior ênfase a Spearow de Wilhelm, o mesmo parecia mudar um pouco de comportamento, fechando seu semblante e partindo na direção dos mesmos, gritando de modo que lembrava uma mistura entre choro e raiva.
Aquilo era estranho, e algo parecia um pouco fora do lugar. Mas, quais seria a reação de Wilhelm diante daquilo ? E qual seria o problema daquele pequenino Pokémon do tipo Planta ?