OFF :
Apenas utilizaremos x01 Lantern
Wallace Cup - Sootopolis
Dance Roselia & Luch, Dance!
Introdução:
Eis que chegava um momento único e realmente inesperado em minha vida, o que deixava meu coração apertado e a tensão elevada ao máximo! Apesar de ter familiaridade com a dança e vir de uma cidade conhecida por apresentações musicais com Pokémon, eu jamais havia me imaginado participando efetivamente de um Contest. Ainda mais em um Evento tão importante e esperado como a Wallace Cup. Entretanto, conforme fui aceitando um pouco melhor essa ideia, o pavor inicial foi se transformando apenas em um remorso por não ter tido tempo de treinar mais. Meus pais e até mesmo os pais dos Macchiato estariam aqui para me assistir e eu só torcia para não ser terrível na minha apresentação...
Era bastante evidente que eu não havia um time preparado para uma apresentação deste porte. Para ser sincero, nem ao menos possuía um Pokémon preparado para tal. Eu precisaria ter bastante criatividade para trabalhar com o pouco que possuía e tentaria me agarrar a um único treinamento de dança que havia feito com meus companheiros há quase um mês atrás... Não seria muito, mas ao menos eles saberiam o básico. Aliás, foi exatamente estre treinamento que me trouxe a escolha perfeita de Pokémon para apresentar-me. Após sofrer uma guinada de 180º na vida, Roselia seria o Pokémon perfeito para tudo isto, já que nasceu triste por não saber dançar, aprendeu a trabalhar seus defeitos e suas dificuldades comigo e agora teria a chance de pôr tudo isso a prova em alto estilo ao meu lado.
Já fora da Pokébola, apesar de ainda estar nos bastidores, Buddy parecia extremamente nervoso e toda hora observava a plateia por trás da cortina que nos separava do palco, tremendo sutilmente o seu corpo pela agitação. Resolvi então abaixar-me e falar com Roselia bem baixinho para tentar acalmá-lo — Calma, amigão, vai ficar tudo bem... Só fique bem atento aos meus comandos e sinta a música, deixe ela fluir através de você... Deixe seu corpo transformar sozinho o que você sente em movimento, sem se preocupar com passos ou nada disso. Para as partes coreografadas, é só ficar atento aos meus pés e a direção que eu vou, o resto é pura diversão! — Comentei com ele, que afirmava com a cabeça a cada frase que eu dizia. Ao terminar as orientações, um membro do staff do evento veio me chamar, dizendo que era hora de subir ao palco já completamente às escuras e foi para lá que eu fui ao lado de Buddy.
Apresentação Visual:
A escuridão cobria todo o palco e, apesar da plateia e dos jurados já terem se acostumado com o breu e saberem exatamente o que existia em cada parte do palco, pretendia deixá-los ansiosos para saber de onde surgiríamos e como faríamos isso. Do meu cantinho na parte superior do “palco-piscina”, completamente imóvel, conseguia quase ver a movimentação inquieta dos olhos que buscavam alguém ou algo surgir. Segundos de apreensão eram o suficiente para deixá-los empolgados e agora precisava agir como havia combinado com Buddy. Meros gestos entre nós e acenos de cabeça eram suficiente para indicar que era o momento de começar.
Entreguei a Lanterna apagada, para que Roselia segurasse com suas pétalas, mesmo que com certa dificuldade. Em seguida, lancei-o no ar, fazendo com que traçasse um trajeto parabólico de mim até a plataforma central do palco abaixo. Enquanto estava no ar, no ponto mais alto da trajetória, o Pokémon Planta lançou um pequeno movimento Energy Ball bem para cima. A esfera brilhosa, de tamanho reduzido e “recheada” por um degrade de tons verdes, subiu verticalmente até quase o topo do local, chamando a atenção da plateia para aquele ponto e impedindo que acabassem vendo, meio que nas trevas, a movimentação de Roselia ao nível da piscina.
Quando a esfera parou de subir e começou a cair pela ação da gravidade, Buddy já estava no solo, aguardando a sua chegada. O Pokémon Planta abriu o vidro frontal da lanterna ainda apagada e ergueu o objeto acima de sua cabeça, assumindo uma pose bastante artística, com o corpo e principalmente a cabeça coroada de espinhos para trás e com os olhos cerrados. No exato momento em que a pequena esfera de energia caiu no interior daquela Lanterna, o Pokémon acendeu o objeto, fazendo todo o ambiente ser iluminado por um degrade de verde, do mais claro ao mais escuro, revelando tudo o que havia no palco, inclusive a mim, no andar superior, mais para a esquerda do público, com a cabeça um pouco baixa e o corpo meio retraído, usando meu próprio cachecol para tampar uma parte do rosto.
— Hoje estamos aqui não apenas para fazer arte, mas também mostrar um pouco de retribuição à Hoenn e todo seu esplendor natural... — Disse, depois de retirar o cachecol, falando ao microfone com um tom de voz não muito alto, mas firme e claro para ser compreendido. Ao mesmo tempo, Roselia lentamente repousava a Lanterna na plataforma e começou a girar em torno de seu próprio eixo, agitando suas pétalas e fazendo uma nuvem de Stun Spore surgir bem próximo da superfície da água, lembrando minúsculos Illumise e Volbeats e suas luzes noturnas sobre os Lagos de Hoenn, parando de emiti-los no exato instante em que eu terminava minha frase.
- CLIQUE para ouvir a melodia descrita no parágrafo abaixo: Pokémon AS/OR Opening: (De 0:04 Até 0:28)
Minha voz saia de cena, mas os pontos luminosos formados pelo pó atordoante continuavam lá, flutuando pelo ar sem rumo, ao mesmo tempo em que uma melodia ainda quase inaudível começava a surgir por todos os lados do local. Era um som suave, digno de uma canção de ninar, mas ainda assim cheio de personalidade e que davam um tom de origem, início ou qualquer coisa do tipo. Roselia, que nesse instante ocultava-se pela Lanterna central, saltou sobre ela e abriu suas pétalas bem alto. Em seguida, deu o maior pulo que conseguia e usou seu movimento Water Sport, rodopiando. Um esguicho de água então se formava para todos os lados, em 360°, fazendo chover sobre a piscina esverdeada e trazendo um complemento musical de chuva aos ouvidos dos espectadores. Essa cena se prolongou até o final da apresentação visual, quando Buddy pousou novamente sobre a lanterna e a apagou, retornando a escuridão ao palco, assim como os pontos luminosos perderam força e apagaram-se.
Inspiração para Apresentação Visual à esquerda e Exemplo da "Chuva" de Water Sport à direita
Apresentação Artística:
- Música descrita nos próximos três parágrafos: Pokémon Gold and Silver: Battle Theme Remix: (De 0:00 Até 1:20)
Aproveitei-me da escuridão para a mudança de posições. Tomei distância e impulso, saltando da parte superior do palco até a plataforma onde Roselia estava, sobre a piscina. Já o Pokémon, tomou impulso sobre mim, assim que cheguei para subir e ficar logo atrás, perto de onde eu estava anteriormente, mas no alto da cachoeira, em uma posição de destaque. Tudo foi às pressas, pois não tínhamos muito tempo para agir e foi por poucos segundos que a luz dos holofotes não nos pegou no flagra! Felizmente tudo deu certo e tanto Buddy como eu surgimos sob focos de luzes intensos com os dois braços erguidos e as pernas afastadas. Em seguida, ainda no silêncio, comecei a bater palmas ritmadas que puxavam o iniciar de uma música animada e eletrônica, semelhante àquelas de máquina de Dance Dance Revolution ou Pump it Up!.
Ainda sobre a plataforma, comecei a dançar no ritmo da música, pisando em nove posições distintas como se estivesse seguindo os passos descritos na tela pelo jogo eletrônico. Enquanto isso, atrás de mim. Roselia lançava uma saraivada de Energy Balls nas posições certas em que eu me movia, verticalmente para cima. As tonalidades verdes das esferas de energia, passando pelo fundo preto do palco, lembravam imediatamente o símbolo de “Correto” que esses joguinhos emitem para cada passo certo. Além disso, de tempos em tempos, indicando uma mudança de nível, Roselia lançava o movimento Stun Spore junto de Worry Seeds, que explodiam no ar e faziam parecer fogos de artifício de comemoração pelo bom desempenho.
Enquanto eu dançava, feixes de luzes multicoloridos cortavam o palco para todos os lados, piscando intensamente no ritmo da música e do nosso movimento. Em alguns momentos, Roselia também aplicava o movimento Mega Drain, gerando uma aura esverdeada de absorção ao redor do seu corpo, que dava o mesmo efeito de iluminação verde-neon à cascata bem abaixo dos pés do Pokémon Planta. A dança continuou até mais ou menos um minuto e vinte, mas estaria longe de ser tudo o que tínhamos para mostrar, afinal o foco desta apresentação era Buddy e não eu. Ao alcançar esse exato tempo de música, a última nota tocada se manteve constante durante a ação que seria realizada por Roselia. O Pokémon preparou uma grande Energy Ball que obstruiu a visão de seu próprio corpo e segurando esta esfera, saltou por cima de mim, assumindo finalmente a liderança desta apresentação no palco.
- Misto entre Dança Clássica e Contemporânea: Darude - Sandstorm: (De 0:31 Até 1:27)
Havia um holofote sobre nós e foi bem visível quando ergui o braço esquerdo, fazendo uma contagem regressiva com os dedos, iniciando com três dedos levantados e abaixando um de cada vez conforme gritava os números em inglês, do três ao um. Exatamente no momento que seria o zero, o único som ouvido era o da Energy Ball estourando em diversas partículas verde-brilhantes, com o foco de luz sendo direcionado apenas para Buddy e me mantendo no escuro, enquanto uma nova música iniciava, misturada ao finalzinho da anterior. Era o momento de Roselia brilhar, misturando a dança suave e rodopiante típica de sua espécie com momentos de euforia e estremecimento do seu corpo, como se estivesse tendo seu clássico “ataque epiléptico”. Felizmente eu havia trabalhado com ele tempo suficiente para transformar um movimento tão estranho e descompassado como esse em algo verdadeiramente conceitual e com conteúdo.
Por cerca de um minuto, Roselia alternava entre um rodopio lançando um esguicho de Water Sport numa posição 180° frontal e um deslizar suave até o centro do palco, onde libertava toda sua energia interior para estremecer seu corpo num poderoso exemplo de expressão corporal, enquanto usava um contínuo e constante movimento Growth para ficar cada vez maior. Ao mesmo tempo, a iluminação do palco ficava cada vez menor e quem dominava com sua cor era o Mega Drain executado por Buddy, na região de suas costas, como um Backlight improvisado. Com aproximadamente um minuto de música rolando, a batida eletrônica praticamente cessava, dando lugar a um novo estilo...
- Fogos de Artifício (Energy Ball + Stun Spore) em cada Estouro Sonoro: Darude - Sandstorm: (De 1:27 Até 1:55)
Um som mais baixo da música ainda se mantinha, mas de forma bastante coadjuvante, enquanto a atenção principal ficava por conta de estouros fortes, daqueles que ressoam ao coração. Acompanhando cada um desses estouros, Roselia lançava uma forma modificada, oca e mais instável de seu movimento Energy Ball, mas recheado de bastante pó do Stun Spore, que era libertado para todos os lados com a explosão da esfera não muito estável, como fogos de artifício, no ritmo da música. O Pó Atordoante, mais leve que o ar, continuava suspenso e se acumulando, descendo muito devagar. Isso durou por cerca de trinta segundos, com Roselia sacudindo as pétalas lentamente nos momentos de calmaria que alternava os estouros.
- Absorção Total do Stun Spore ao Som Eletrizante: Darude - Sandstorm: (De 1:55 Até 2:30)
Após o último estouro, uma versão mais eletrizante e tensa começa a ser construída devagar e cada vez mais rápida na música. Seguindo esta mudança de tom, Roselia começa a se estremecer de acordo com as nuances “elétricas” da música, agitando o corpo todo cada vez mais e de forma mais explosiva, usando o Mega Drain para absorver as partículas de Stun Spore suspensas até se colarem totalmente no seu corpo. Isso continuou por cerca de trinta segundos de música, quando tudo voltou ao ritmo “normal” do início, com o Pokémon Planta liberando todos os esporos colados em seu corpo de uma vez só, gerando uma explosão de brilhos amarelos em que ele era o centro da explosão e das atenções, brilhando! Era o momento de voltar para coreografia expressiva de Buddy, dessa vez acompanhada por mim da melhor forma possível, sem qualquer vergonha de expressar-me. Nesse movimento, nós nos cruzávamos pelo palco, alternando de posições o tempo todo.
- Dança Conjunta Buddy e Luch + Estouro Final (Energy Ball + Stun Spore + Water Sport): Darude - Sandstorm: (De 2:30 Até 3:13)
Conforme a música ia se encaminhando para o final, eu novamente assumi a frente da apresentação, voltando com os passos de Pump it Up!. Era notável que o ritmo se acelerava e eu era o foco apenas para servir de cobertura ao Buddy, para que ele construísse o movimento final. Para ir revelando-o ao público, fui realizando os passos cada vez mais próximos do chão, até terminar praticamente agachado, mostrando que atrás de mim estava o Roselia com uma esfera gigante de Energy Ball sobre suas duas pétalas erguidas ao ar. O Pokémon então saltou sobre minhas costas e se tornou novamente o protagonista do showw, no exato instante do fim da música. Com o último estouro, a grande esfera se partiu, liberando pontos brilhantes verdes da própria esfera, amarelos do Stun Spore e brancos e brilhantes, das gotículas minúsculas de Water Sport sob a luz dos holofotes. A música havia cessado e o silêncio tomava o lugar, enquanto apenas os pequenos pontos coloridos e brilhantes iam caindo e se apagando, encerrando a apresentação com o palco novamente às escuras.