??:??pm
A batalha parecia se encaminhar para o fim, uma vez que ambos Pokémon em campo já estavam ofegantes e exaustos. Isso sem contar no Chapeleiro, que chutava a enorme porta e consequentemente a ponte retrátil para deixar entrar seja lá o que estava do lado de fora fazendo todo aquele barulho. Tomoe, caída no chão, segurava sua esfera metálica com bastante força, esperando o momento certo de usá-la.
— Cofagrigus, finalize-o com dois Shadow Ball! — a porta cedeu de vez, se abrindo completamente e derrubando a ponte aos poucos
— A festa só está começando!Hawlucha e Cofagrigus partiam para a ofensiva mais uma vez. Agora sendo queimado pelo fogaréu, o voador tinha seu ataque reduzido pela metade, o que acarretava em um Acrobatics não muito forte. Por outro lado, foi necessário somente uma Shadow Ball para arremessar Hawk para o outro lado do hall — próximo a Tomoe — incapacitado para continuar lutando, desmaiado. Rocky imediatamente corria para ajudar seu companheiro de equipe, trazendo-o para perto da paixão de Jack, que por sua vez acariciava a cabeça do voador.
A ponte finalmente caía e o sol aos poucos terminava de se pôr. A entrada do castelo agora dava lugar a um enorme exército vermelho, todos ensanguentados, semelhantes à figura que Will viu no Teatro antes de cair no País das Maravilhas. A tropa de dezenas era completamente zumbificada, sem quaisquer resquícios humanos em suas almas: seus corpos eram desfigurados, suas cabeças abertas e suas vestes completamente rasgadas. Chapeleiro parava, abria os braços e um enorme sorriso:
— Se fugir é pior! — de uma gargalhada macabra
— Eles adoram brincar de pique-esconde!Tomoe buscava forças dentro de si, levantando aos poucos com a Heal Ball em sua mão, dando-lhe um ultimo beijo antes de arremessá-la ao ar.
— Minha querida amiga, precisamos de sua força mais uma vez para prevalecermos sobre a escuridão. A loira abria um sorriso enquanto a esfera metálica parava como mágica no ar e abria aos poucos. Seu feixe metálico era diferente dos já vistos por Will, transcendendo para fora das paredes de mármore do Castelo. Seus raios de luz dançavam por todo o hall, trazendo consigo como em uma canção diversas folhas de árvores caídas do lado de fora; tal como se estivessem sendo chamadas por algo maior para participarem daquela libertação. Um vento poderoso e perfumado de rosas invadia o local, impedindo que as tropas avançassem enquanto isso acontecia. As folhas junto com os raios formavam um enorme círculo no ar de cerca de três metros, que expandia aos poucos como se fossem explodir. E assim o fizeram.
A explosão de luz cegou brevemente todos presentes, sendo reduzida aos poucos e dando forma a um ser etéreo e de beleza imponente: Xerneas, a guardiã da vida eterna.
Todos, até mesmo as tropas zumbificadas ficaram extasiadas pela força e grandiosidade do Pokémon, que deixava de flutuar aos poucos e se posicionava no chão. Fitou Tomoe por alguns segundos e abriu um sorriso amigável, quase se emocionando; parecia que a fada já sabia que sua treinadora esteve possuída e que agora estava finalmente liberta. A loira consentiu com a cabeça e parecia que o lendário já sabia exatamente o que fazer.
— Jack! — Tomoe se levantou
— Retorne-os, precisamos sair daqui. Rapidamente os cornos de Xerneas começavam a se iluminar, assim como todo seu corpo era envolto por uma aura cor-de-rosa bebê; era claro o que estava acontecendo, a fada estava saindo de seu modo neutro para entrar no ativo. Suas pernas começaram ser encobertas por puro ouro; seus chifres reluziam as mais belas luzes e sua expressão era extremamente confiante. Posicionou uma pata dianteira em frente a outra e começou a cantarolar uma canção em seu idioma ininteligível: aos poucos, auras azuladas e arroseadas começavam a entrar pelas janelas do Castelo, deixando seus cornos ainda mais reluzentes. Um barulho agudo era ouvido e imediatamente um enorme e largo feixe de luz era enviado contra Cofagrigus, Chapeleiro e suas tropas, arremessando-os para fora do castelo. Era um dos poderosos Moonblast mais belos já vistos pela humanidade.
A lendária rapidamente corria para perto de Tomoe, que precisou da ajuda de Will para subir na fada. A loira estendeu sua mão para que o carateca subisse junto, pronto para viver uma experiência única em sua vida. Xerneas fitou o rapaz por alguns segundos, soltando uma piscadela e um sorriso, como se dissesse que estava tudo bem em fazê-lo.
Enorme Hall de um castelo, com janelas vitorianas espalhadas pelo alto e uma enorme porta atrás do adversário.