Pois bem, vamos por partes:
Profissões:
Tenho uma sugestão para resolver essa questão de limitar os pokémons capturáveis de acordo com o bioma da cidade. Até porque deve ser frustrante para um aprendiz de gym do tipo fire, por exemplo, ver um pokémon fire selvagem que em seu bioma natural tem só 1 estrela de raridade e, por mais que faça sentido narrativamente capturá-lo, não poder fazer porque tem um impedimento no sistema para isso. Por que vocês não criam um quadro de missões de aprendizes similar ao que será o mural das sociedades? O jogador, desde que não esteja com uma rota ativa no momento, posta no tópico pedindo uma missão e o(s) responsável(eis) pela área passa(m) a missão para o jogador cumprir. Se for numa localização remota, o jogador pode usar a missão como justificativa para pegar um transporte gratuito até a cidade mais próxima da missão sem custo (antigamente os Rangers tinham isso). No início da rota o jogador pode até narrar algum flashback do momento em que recebeu a missão caso ele ache necessário, mas assim ele já terá como criar a missão num local onde a missão já possa ocorrer num bioma interessante. Aí quando ele cumprir a missão, é só postar no tópico do quadro de missões para receber a recompensa.
Sociedades:
Estou curioso para ver como funcionará o sistema de patrocinadores das sociedades (como serão adquiridos), pois isso ainda pode agravar a discrepância entre as sociedades que tiveram tempo de sobra pra tirar proveito do sistema financeiro quebrado e as que não tiveram, já que algumas delas já estão cheias dos hotéis, torres de rádio, porto, etc e tal. Mas achei a proposta em si boa, já que as sociedades deixarão de ser um sistema empresarial e talvez retorne a ser o que era pra ser originalmente: guildas.
Rockets e Rangers:
Reorganizar os Rangers e Rockets pra ficarem meio que equivalentes entre si é algo que eu dou total apoio! Pelo menos quando as classes começaram a ser formuladas, a ideia era sempre das duas classes serem contrastantes, mas nunca uma melhor que a outra.
Criadores:
Em relação aos criadores, zero surpresas que vai ser a classe e as mudanças que eu mais vou querer meter palpites. Mas convenhamos, é a classe que eu já estou faz anos, tenho conhecimento de causa do sistema e investi muito tempo nela para de repente ver boa parte das skills que eu tenho ruírem. q
Achei a maior parte das mudanças válidas, mas tem alguns pontos que não concordo 100% e acho que é válido ter uma discussão. Então segue aqui a minha (nada pequena) lista de comentários, dúvidas e sugestões:
- Primeiramente, tirar o sistema de qualidade e umidade do solo do sistema de plantio e deixar todas as fazendas meio que com uma estrutura fixa já é uma mudança bem grandiosa, mas que vai facilitar demais o sistema. Achei super válida a iniciativa e tem meu apoio.
- Entendi a razão que tiraram os craftings de vitaminas e dos juices de stats, mas isso me deixou com uma curiosidade... Algumas das berries no RPG praticamente não tem nenhuma utilidade além de servir para crafting (Nanab Berry e Razz Berry, por exemplo). Outras, apesar de possuírem um efeito de batalha, eram mais valiosas por causa do crafting também (Liechi, Petaya, Enigma, etc). Já que esses itens de certa forma foram nerfados, deixo a sugestão de que, ao definirem o guia de plantio novo, levem isso em consideração. Não sei qual é a necessidade de uma Enigma berry demorar tanto tempo para ser colhida se uma Sitrus Berry, por exemplo, vai passar a ter mais utilidade.
- Acho muito mais válido nerfar o bônus do Colorful Shake ou exigir uma quantidade maior de berries (uma berry de cada cor? seriam 6 no total, o dobro da receita atual e sem poder repetir) do que o criador que já tinha como produzir esse item ter que precisar fazer uma construção nova e arranjar um Shuckle (que não é um pokémon disponível em todas as regiões) para o item poder ser feito novamente. Achei esse nerf um pouco exagerado e precisar misturar um suco de berry com outras berries para fazer um suco também é estranho narrativamente. q
- Ainda sobre as construções e produções: acredito eu que a proposta de vários tipos de itens deixarem de ser produzidos foi uma proposta para simplificar o sistema. Mas, ainda mais agora que tem Sinnoh no RPG, para um criador aproveitar bem o sistema, vai ter que pegar pokémon de diversas regiões para isso. Isso só beneficia quem já tem muito tempo de RPG ou faz parte de uma sociedade. Jogadores solos vão se sentir muito desestimulados com as limitações iniciais da sub classe, já que Rangers e Rockets possuem a mesma estrutura, sem ter que correr para outra região para conseguir uma skill ou item específico (até onde eu sei. Mas se tem algo nessas subclasses que precisa mudar de região para algo, acho válido tornar acessível em todas as regiões).
Resumo da história: acho desnecessário cortar as produções de alguns itens. Em Kanto, Johto e Sinnoh, o criador dificilmente vai ter acesso a um Luvdisc para compensar ter um açude. Qual que é o problema de deixar ele ter um Shellder ou Clamperl? Pearl não é um item que tem um valor que vá quebrar o sistema do RPG e sempre vai ter a taxa de manutenção como uma forma de controle de um lucro descontrolado. A única coisa que parecia ser mais exagerada na produção era o ovo de Chansey (que até onde eu sei ninguém nunca sequer se esforçou para produzir por motivos de que era caro e não compensava), mas vocês já estão propondo um nerf para ele. Sem falar que, limitar demais as coisas demais vai deixar tudo monótono. Criadores antes tinham que pensar como iam estruturar suas fazendas, então dificilmente elas eram iguais. A minha fazenda era diferente da do Luch, por exemplo. E agora que vai tudo seguir um padrão e com pokémons limitados para cada construção, as fazendas vão ficar todas iguais. Já tem um guia pronto com vários tipos de pokémons, itens e valores disponível aí. É só adaptá-lo (no máximo retirar os itens mais caros como Star Piece e Big Pearl, deixando só suas variantes mais baratas) para a nova proposta que vocês querem de um lucro não exorbitante.
- Os criadores já sofrerão o nerf de deixar de fazer crafting de sucos coloridos e vitaminas. Eu não vejo o que tem de tão desequilibrado nas skills de training para quererem remover elas. Por dois motivos: primeiro porque vocês estipularam que um criador vai ter um máximo de 4 skills. Se criador querer ter duas skills dessas skills, por exemplo, já implica que ele só terá apenas mais dois slots de skill para usar em sua fazenda. Isso para mim já é um bom nerf. Segundo ponto: o efeito da skill tem seu funcionamento ligado aos treinos de stat, que já são uma mecânica feita para aprimorar o stat de um pokémon. O que que tem de tão desequilibrado do criador ganhar 1 ponto de stat a mais e/ou um bônus de experiência (que ainda é inferior ao de um pvp) pra um pokémon sendo que ele passou de 5 a 8 posts (dependendo do número de jogadores fazendo o treino) focando nesse treino? Tem muita batalha e pvp que dura menos do que um treino de stat (que muita gente nem faz mais por causa do abuso das vitaminas) e os treinadores ganham bônus superiores pelo simples fato de ser pvp. q
Bem, por enquanto é isso. q