Ao entrar no colégio, o diretor me indica o patio que eu poderia dar a aula, havia pedido um patio seguro, devido os movimentos de fogo que eu gostaria de apresentar. A turma já estava reunida, e via o mais diverso tipo de alunos, alguns se sentavam nos bancos e tinham cadernos, enquanto que outros apenas se recostavam para poder passar um tempo ouvindo uma palestra qualquer.
Olá, Sou Tony Dragnell. Vou apresentar para vocês hoje diferentes tipos de ataques, e suas aplicações. Vou demonstrar também esses ataques usando os pokemons de fogo, assim vc podem ver a diferença do tipo de ataque, mesmo com pkms do mesmo tipo.Libero meus pokemons de fogo, e inicialmente os apresento.
Certo, aqui estão comigo Garm, um Houndoom, Espoleta, uma Growlithe, Vulcano, um Numel, Oinc, um Pignite. Apesar de eles serem pkms de fogo, cada um possui a sua forma de executar os seus ataques e hoje vamos explorar um pouco eles.Ligo o projetor emprestado pelo Diretor, e clicando para passar para o primeiro slide, aparece a informação de Ataques fisicos e os valores de atributos de Pignite e Espoleta. Algumas fotos de golpes fisicos tambem decoram o slide.
Os ataque Físicos, eles levam em consideração o atributo de Atack do pkm e devem ser resistidos pelo adversário usando o atributo de defesa, a grande maioria dos ataques físicos, exige alguma forma de contato com o adversário, porem temos exceção como no caso de Earthquake, que apesar de ser baseado no ataque, ele não faz com que os pkm tenham contato. Temos apenas uma exceção, o movimento Shell Side Arm, executado por Slowbros que nasceram na região de Galar, ele consegue alterar o tipo de ataque, para aquele que sejam mais efetivo no momento do uso. Então, caso seja mais vantajoso para o pkm usar um ataque físico, ele o executa com contato, porem, se o adversário possuir um alto valor de atributo defesa, ou ter contato com o pkm em questão seja prejudicial, ele altera para o movimento especial que trataremos adiante.
Vou apresentar a vocês agora dois movimentos físicos do tipo Fire, e assim podem verificar como os pkms os execuram, por favor, se mantenham dentro da faixa de segurança.Aperto o botão que o diretor havia me orientado, e logo dois alvos surgem ao final do patio, o local era protegido por uma barreira de vidro reforçado para segurança dos espectadores.
Pignite e Espoleta se posicionam a frente dos alvos e peço a eles.
Pignite, Flame Charge - Espoleta, Fire FangOs pokemons executam os movimentos, e os alunos ficam alucinados ao verem os golpes, era completamente diferente se estudar sobre isso e se ver na pratica os movimentos.
Logo peço para os pokemons retornarem ao meu lado e vejo no rosto dos alunos se poderia continuar as explicações.
Certo, vamos ao próximo tópico, Ataques EspeciaisPasso o próximo slide onde algumas fotos podiam ser vistas de diversos movimentos.
Os ataques especiais são movimentos que se usam a força dos atributo de Ataque especial do pkm, normalmente os ataques especiais não necessitam de contato físico, porém temos alguns que n seguem esta regra, como o Grass Knot, em que mesmo sendo baseado nos atributos especiais, ele ainda necessita de um contato fisico para a sua execução.
Uma outro ponto interessante de observarmos, é o movimento Psyshock, em que mesmo sendo um movimento especial, o oponente deve resistir utilizando seus atributos de defesa.Aperto novamente o botão fazendo os alvos serem substituídos por 2 novos.
Vamos verificar agora dois pokemons executando movimentos especiais, Garm e Numel, usem FlamethrowerOs pokemons vão até a marcação, e disparam seus movimentos
Assim que os pkms executam os movimentos, os alunos vão a loucura exclamando e gritando ao veres dois movimentos serem tão bem executados. Sorrio para eles e aguardo se acalmarem um pouco e então peço que olhem novamente para as explicações.
Certo, agora vamos ver outro tipo de movimento, são os movimentos de Status. Esses movimentos não causam dano e podem ser classificados em: Movimentos que causam Mudança de clima, movimentos que infligem condições de status, movimentos que aprimoram ou reduzem os atributos e existem outros movimentos que possuem efeitos bastante variados, como alteração de terreno, afugentar oponentes, etc.
Esses movimentos apesar de não causarem dano, eles podem garantir uma boa estrategia de combate e podem inclinar a batalha a seu favor. Afinal, um oponente que fique paralisado, tem seria complicações na batalha. Os movimentos de tipo normal e Psychic costumam ter bastante movimentos de status, enquanto outros tipo como fire e Dragon, apresentam poucos movimentos desse tipo.
Inclusive, eu vou apresentar a vocês os 2 únicos movimentos do tipo Fire que são de Status. Como indicado no cronograma passado pelo diretor, usem seus óculos agora e tenham suas garrafinhas de água por perto.Peço a Numel que se aproxime dos alunos e execute seu movimento.
Numel, use Sunny Day! O movimento de Sunny Day, gera um sol artificial, isso potencializa os movimentos do tipo fogo e prejudica os movimentos do tipo aquáticos devido ao calor extremo gerado.Deixo os garotos se maravilharem com o calor, e fico atento se tiverem problemas, a medida que o calor diminui, continuo a falar.
Garm, use Will-o-Wisp! O movimento Will-o-Wisp, gera uma chama de coloração azulada, essa chama ela é pequena, mas devido a ser tão quente, gera uma queimadura no alvo que o prejudica bastante, inclusive, os pokemons não consegue usar seu atributo de ataque com eficiência devido as dores de se movimentar.Assim que todos se acomodam novamente, passo o Slide para mais um tópico.
Os Z-Moves, como foram denominados, são movimentos que devem ser executados com muito cuidado, pois são muito poderosos. A origem desses movimentos, ainda é um mistério, porem os pesquisadores atribuem a ilha de Alola a origem dos cristais.Chamo Espoleta para perto e ela exibia para eles o seu cristal Z-Fire equipado. Passo o slide, mostrando a imagem dos 18 tipos de cristais de Tipo e com os 11 tipos específicos.
Este é um ZCristal, do tipo Fire, ao todo existem 18 tipos registrados de cristal, cada um armazena um tipo de elemento, similares aos pkms. Existem outros 11 cristais, que ainda não se sabem, mas reagem apenas a pkms específicos como podem ver na imagem. Os movimentos ZMoves, eles podem alterar se são físicos ou especiais, a depender do movimento de base, e com isso o seu próprio poder é alterado.Passo o slide, demonstrando os movimentos de Fire e continuo.
Para se executar um Zmove, é necessário primeiro duas coisas básicas, o Zcristal e o Zring. Após isso, vc deve aprender a sequencia de movimentos de dança específicos para ativar esse poder. Essa dança é necessária que seja efetuada pelo pkm e pelo treinador, só assim vcs podem se sincronizar e executar o movimento. No caso do Firium Z, o movimento se chama Inferno Overdrive, todos os movimentos de fogo podem ser convertidos, mas com isso, o poder e tipo do golpe vão variar, se vc usar um golpe do tipo físico como base, o Inferno Overdrive se tornará um golpe do tipo Físico, caso seja um Golpe Especial, o mesmo irá se tornar um Golpes Especial. A unica variação estão nos golpes de Status, que não são alterados para Inferno Overdrive, os golpes de status alem de terem seus efeitos normais, vão ter um efeito adicional, normalmente aprimorando as condições de luta do usuário ou restabelecendo qualquer perda que tenham tido. Vou agora lhe mostrar as 3 utilizações dos Zmove.Aperto um botão trocando o alvo por um alvo mais robusto, criado para situações assim.
Certo, Espoleta, vamos usar o Inferno Overdrive, use o Flamethrower como baseIria executar a dança, faria de forma bem calma para que os alunos pudessem ver com clareza.
O Golpe é executado com perfeição, o calor gerado era enorme, muito maior até mesmo que o sol do Sunny Day. Ao final do golpe, procuro colocar Growlithe deitada para descansar.
O golpe Zmove, é um golpe muito forte que puxa muita energia dos usuários, com isso, só podemos executar ele 1 vez em batalha. Vamos deixar ela descansar um pouco e repetimosDeixava os alunos conversando um pouco sobre a experiencia, até que Espoleta novamente se ergue e me informa que está pronta. Assim que todos se sentam, continuo.
Espoleta, dessa vez quero que use o Fire Fang e vamos transforma-lo em Inferno OverdriveExecuto novamente a dança e o movimento de Espoleta se altera e seu efeito é menos dramático que o anterior. Novamente Espoleta se deita para repousar
Vira, o movimento de base se alterou e com isso, o seu estilo e o seu poder. Isso é muito importante de se pensar na hora de executar os movimentos, pois com isso podem virar o combate a seu favor. Os Zmoves são tão poderosos, que nem mesmo movimentos de defesa, conseguem conte-los com perfeitão, o movimento Protect, conhecido como anular qualquer ataque direcionado ao pkm, consegue segurar apenas um quantidade do dano direcionado ao pkm,Assim que Espoleta se ergue novamente, peço dessa vez que use Sunny Day, usando a energia do Z Move.
Espoleta, vamos usar Sunny Day e dessa vez potencializar com o Zmove.A esfera solar é criada, e o corpo de Espoleta ganha um novo vigor, passando a se mover de forma ainda mais veloz.
Como podem ver, ao usar o Sunny Day potencializado com a Energia Z, Espoleta ganhou um bônus no atributo de velocidade. Passo o slide novamente, exibindo um novo topico. Junto a minha fala, ia passando por imagens de Galar, a Dinamax Band e de pokemons em Dynamax e Gygantamax.
Os Max Moves, são movimentos executados apenas em Galar. A região de Galar possui uma energia que permite que os pkmons possam assumir dimensões absurdas de tamanho, com isso seus golpes se alteram, o que chamamos de Max Moves. Assim como os Zmoves, para executar um Max move, o pkmon deve converter um movimento que já possua, criando assim os Max Moves dos tipos, que alem de causarem nados enormes, possuem efeitos especiais. Alguns pkmons, possuem uma variante, eles possuem a capacidade de Gygantamax, diferente do Dynamax, em que os pkmons apenas alteram o seu tamanho, o Gygantamax possuem uma forma diferenciada do pokemon. Os ataques de Status, todos eles são alterados para um mesmo movimento, chamado Max Guard.Passo por um slide, mostrando um charizard em Dynamax e outro em Gygantamax
Os pkmons que podem assumir essa forma, possuem um ataque especial, que chamamos de G-Max Moves. Para esse ataque, é necessário que o pokemon saiba um movimento em especifico e o transforme. Os G-Max moves costumam ter efeitos ainda mais melhoresApresento mais algumas fotos e videos dos Max Moves, já que não poderia executa-los. Ao terminar, recolho os pkmos para que possam repousar e me viro aos alunos e falo.
Certo, vcs tem alguma duvida ?Uma menina levanta a mão e pergunta.
Hum, oi, sou Sophie, queria saber então, se devemos ter apenas movimentos de ataque, ataques especial ou de statusOs alunos começam a falar entre si, mas levanto a mão e falo. Logo eles fazem silencio e começam a me escutar. Altero os slides para onde aparece os atributos dos meus pkms de fogo.
Bom, é sempre importante avaliar o pkm em questão. Como podem olhar no slide, Houndoom, é um pkm que possui uma vantagem em movimentos especiais, portanto, é mais vantagem que eu invista em movimentos que utilizem esse atributo. Já Pignite, ele possui uma vantagem maior em movimentos que usem o ataque, portanto, eu ter bons ataques que use esse atributo, fazem com que eu possar aproveitar ao máximo a capacidade do pkm. No caso de Espoleta, ambos os atributos dela, são equilibrados, portanto, eu posso optar ou por uma ou até mesmo em equilibrar os movimentos, entre especiais e físicos. Quanto aos movimentos de status, como sabemos, eles não causam dano direto, porem são muito uteis na formação de estrategias. Como eu sou um treinador especialista em pkms de fogo, tenho comigo ambos os ataques de status de fogo, pois uma deles, potencializa meus golpes e o outro causa os status de burn. Por tanto é sempre bom vcs planejarem as estrategias e reservarem uns 2 a 3 espaços dos movimentos para os ataques de Status, para que possa criar as suas estrategiasApós explicar, os alunos tiram outras pequenas duvidas e me pedem mais demonstrações dos movimentos, passo mais uma tempo com eles explorando as diversas possibilidades de uso dos movimentos. Ao final do horário disponibilizado pelo Diretor, reúno eles e falo.
Certo, para encerrar a aula, quero que façam em casa, uma lista de 6 movimentos para um pkm a escolha de vocês e passem ao meu e-mail, e poderemos ir discutindo os prós e contras das escolhas de vocês.Passaria o meu e-mail para quem quisesse fazer a atividade e então liberaria os alunos e organizaria a sala e iria falar com o diretor.
Off :
Olá, algumas considerações.
Photon Geyser - Não inclui junto com o movimento que pode alterar entre físico e Especial, pq acredito que seria um movimento que seja bem desconhecido do mundo pkm, ao menos para o meu personagem, achei que perderia verossimilhança coloca-lo.
Psystrike - Não inclui junto com o movimento que mesmo sendo especial, deve ser resistido pelo atributo de defesa do oponente, pq acredito que seria um movimento que seja bem desconhecido do mundo pkm, ao menos para o meu personagem, achei que perderia verossimilhança coloca-lo.
Secret Sword - Não inclui junto com o movimento que mesmo sendo especial, deve ser resistido pelo atributo de defesa do oponente, pq acredito que seria um movimento que seja bem desconhecido do mundo pkm, ao menos para o meu personagem, achei que perderia verossimilhança coloca-lo.
ZCristais (Específicos) - Exclui da lista os Z cristais dos lendários, pelo mesmo motivo dos moves, creio que não seja algo de comum conhecimento, principalmente para meu personagem.