Ao descobrir que a batalha seria travada entre os representantes de cada um no evento de captura, Joul sentiu uma leve excitação, afinal de contas, esta seria a primeira vez que ele colocaria em prática as novas habilidades adquiridas por seu parceiro recém-evoluído. E, procurando não perder tempo, já que sua adversária e o pokémon dela já se encontravam em posição de batalha, o viajante de Cinnabar, depois de acompanhar a movimentação de Milotic para alguns metros a sua frente, tratou de gritar a seu pokémon:
- Milotic comece criando um vortex ao redor do Staravia com seu Whirlpool. Vamos tentar minimizar a movimentação de nossos adversários. Em seguida use seu Scald para esquentar um pouco as coisas. Afinal, estamos aqui para vencer!!! - Palavras seguidas por um estender do dedo indicador direito do rapaz , com nítida confiança, na direção da dupla oponente.
Agora, restava ao viajante de kanto esperar pelo que Alaska faria. Pois, querendo ou não, assim como ela, a garota também não estaria disposta a sair daquela disputa com as mãos abanando, e, isso, certamente colocava um combustível a mais naquele desafio.