Mais resultados surgiam e a mente que nunca descansava de Joul parecia calcular cada novo passo como se situações como aquelas fossem bem rotineiras para o jovem viajante, fato este que não era lá uma mentira, uma vez que, desde sua saída de sua cidade natal, momentos de treinamentos eram sim etapas presença na jornada do Terri. E, tratando de colocar toda essa bagagem de experiência que ele tinha nas costas, Joul, ocupando novamente o mesmo lugar, não sentindo a necessidade de se aproximar de qualquer um dos grupos, falou primeiramente a Bergmite:
- Bergmite, assim como você, reconheço que o Stone Edge não é mesmo um movimento muito fácil de se dominar, porém, independentemente de qualquer coisa, dou-lhe os mais sinceros parabéns pelo resultado alcançado. Mas, agora, quero que procure potencializar a energia Rock-type na tentativa de aumentar a força de seu movimento. Siga o mesmo caminho que você esta traçando, só lembre de tentar canalizar este novo poder para dar proporção a técnica em treinamento. Acredito que, com calma, você alcançará o resultado que esperamos.
Joul acreditava sinceramente que aquelas palavras fariam mesmo a diferença no treinamento do pequeno Ice-type. Já no outro lado, após alguns segundos perdidos olhando mais um pouco o que era feito pelo shiny pokémon, o rapaz via que o apoio dado por Gligar estava sendo de grande ajuda para Pancham, pois, querendo ou não, já era notável o avanço que a dupla dava na dominação do Toxic.
Então, buscando enfatizar a valia daquele momento, o treinador de Cinnabar, com um tranquilo tom de voz, voltou-se a dupla:
- Pessoal, estou bastante satisfeito com o que foi conquistado até agora. Mas não podemos deixar que isso nos satisfaça, sei que vocês podem muito mais, principalmente você Pancham. - Virando-se para o ursinho: - Procure entender a essência que Gligar usa para materializar o Toxic, depois, da sua maneira, procure replicar isso para que você consiga dar consistência a sua própria forma de execução. Vamos lá, tire qualquer tipo de duvida que precisar, tenho certeza da disposição de Gligar em tentar te entender e ajudar. - Concluiu Joul enquanto olhava orgulhosamente para o terrestre voador.
Enfim, como todo o final de discurso, Joul voltava naturalmente a posição de expectador a espera do que aconteceria. Entretanto, em seu subconsciente, o treinador parecia querer mostrar a seus amigos o que fazer, porém ele não podia fazer muito mais do que já estava sendo feito, pelo menos era nisso que ele se apega ao final de cada etapa de instrução.