Após ver sua nova aquisição ser transferida para sua Storage, Lucas se viu novamente apenas na companhia de Haylley. Assim, vendo que ele realmente não teria mais o que fazer por aquela região, o treinador revelou para a pesquisadora o desejo de desafiar o líder da cidade Vermilion, e, isso, indicou que a dupla poderia se separar.
Então, ao final da fala do herdeiro dos Kenji, Haylley, enquanto arrumava seus belos cabelos, disse:
- Hummm... Então, iremos nos separar Lucas, já que continuarei por aqui acompanhando a vida daquele bando de Kangaskhan. Entretanto, depois, partirei para Cerulean onde espero me preparar mais ainda para seguir para a montanha Moon. – E após pegar o rapaz de surpresa com um longo abraço, a jovem concluiu: -Enfim, espero que as coisas sejam tranquilas para você de agora em diante, boa sorte e, por favor, tome conta desta Kangaskhan com carinho, ela já sofreu muito nessa vida...
Com isso, o rapaz se pôs novamente a caminhar solitariamente pela rota seis, e, assim, ele pôde aproveitar toda aquela calmaria que retornou a rota graças às atitudes do rapaz e de sua nova amiga. Sendo assim, enquanto se perdia em suas lembranças Lucas acabou chegando à entrada da cidade de Vermilion. Então, agora, bastará a Lucas apenas adentrar a tão sonhada cidade portuária.