Foram pancadas muito duras sentidas por Joul durante o percurso que o levara a praia, lugar onde sua tarefa como voluntário iria acontecer. Afinal, mesmo com todo o sentimento que tomava conta dele, já que era evidente o carinho e gratidão que o rapaz sentia por Cinnabar, era difícil para ele tentar extrair a tristeza que o aborrecia enquanto transita pelas destruídas ruas da ilha. O que, no fim, motivava o Terri a ser ainda mais dedicado a responsabilidade que lhe haviam atribuido, pelo menos para o coração entristecido do treinador parecia querer para lidar melhor com aquele momento.
Então, ao enfim chegar na praia, Joul se deparou com a quantidade de embarcações que estavam espalhadas pela areia do lugar, era realmente algo preocupante e aquela ação se fazia necessária, simplesmente para que a praia pudesse novamente transmitir aquela sensação de tranquilidade vista outrora, pelo menos eram essas sensações que a memória do jovem nativo faziam e ele reviver. Daí, o rapaz foi todo ouvidos diante do discurso dito a ele pelo ranger que logo se aproximou.
Com o esclarecimento sobre o que fazer, o treinador, que naquele momento era acompanhado por Fletchinder, Grovyle e Phantump, percebeu que o quanto antes era bom convocar o restante de sua equipe para apoiá-lo naquela empreitada. Assim, em questão de segundo, Lairon, Litleo e Magmar se juntava ao grupo, porém, Joul já caminhara em direção ao ranger com uma ideia em mentes:
- Meu amigo, tudo bem? - Como educadamente o rapaz. - Me chamo Joul Terri e queria ver contigo se podemos tentar um caminho diferente. Não sei bem o que pretendem fazer com algumas desses embarcações, afinal muitas delas nem devem ser reaproveitadas. Por isso, se for possível, queria que alguém dos ranger me acompanhasse e me ajudasse a definir quais delas não teriam mais utilidade. Depois desta definição, poderíamos desmontar as embarcações para gerar madeira, para outras obras, e os restos de materiais poderiamos incinerar. - Falou ele enquanto apontava para o trio Fire que o acompanhava. - As uteis realmente enviaríamos de volta ao mar. Enfim, o que acha disso?