O caminho de volta foi indiscutivelmente mais longo do que o de ida. Eu sentia minhas patas tão cansadas e doloridas que cada passo exigia o esforço de dois, e a estrada à minha frente parecia não ter fim, por mais que o tempo passasse. Como foi que fizemos esse percurso tão rápido, com as gaiolas cheias? Agora a minha vontade era de entrar em uma delas e ser carregado, mas meu orgulho não me permitia chegar a tal ponto. E, enquanto isso, os outros descansavam tranquilamente em suas esferas, alheios ao meu tormento. Essa vida de não entrar na Pokébola também tem seus sacrifícios… principalmente quando sua treinadora lhe nega colo, pois está ainda mais exausta que você.
Yoshiro andava logo atrás de mim, suja dos pés à cabeça e sem energia nem para reclamar das dores que sentia no corpo. Embora ela tenha parecido feliz com os elogios de Gilbert por termos feito tudo sozinhos, não estava nada ansiosa para repetir a experiência. Depois daquilo, aposto que a menina passará um bom tempo sem querer nem olhar para uma pá. A primeira vez trabalhando duro a gente não esquece, né?
Gilbert ainda estava conosco. Ele tinha descido daquele Pidgeot e estava humildemente nos acompanhando a pé… e ainda bem. Se aquele humano tivesse a ousadia de voar o caminho inteiro enquanto nós lutamos para andar, pode ter certeza de que eu iria praticar tiro ao alvo com aquele pombo. Felizmente, não era o caso, então não precisei gastar o pouco fôlego que me restava. Quem diria que nossa viagem pra Tohjo seria tão exaustiva? Se minha treinadora não estivesse imunda desse jeito, provavelmente tentaria se apoiar na gaiola ou até no próprio ruivo, qualquer coisa que poupasse suas pernas trêmulas de sustentar integralmente o próprio peso, porém seu senso de limpeza conseguia ser mais forte do que lassidão que dominava seu corpo.
Quando enfim encontramos Carla, recebemos uma caixinha com algumas recompensas. Os humanos conversaram um pouco, com a loira agradecendo pela nossa ajuda e Gilbert recusando sua caixa por razões que não me dei o trabalho de ouvir. Talvez seja só efeito de eu ter pego tanto sol, porém… estou me sentindo meio esquisito… como se algo tentasse se expandir para fora de mim, uma força estranhamente deslocada em meio à exaustão que eu sentia. Como se algo… novo… tentasse tomar conta de mim, engolir o que sou. Tentei lutar contra a sensação, até o ponto de ficar insuportável, minha cabeça doía pelo esforço e eu já não conseguia me manter de pé.
- Sapphire!? - Yoshiro olhou-me em um sobressalto assim que caí e correu para o meu lado, tão preocupada que até se esqueceu da falta de energia. Contudo, antes que pudesse fazer qualquer coisa, um brilho forte tomou conta da minha visão. Não pode ser… ele está vindo… de mim? Mas o que diabos está acontecendo!?
“Y-Yoshiro… faz isso parar…” Resisti àquela luz como pude, tentando forçá-la a regredir. Todavia, era algo tão primal, muito mais forte que eu. Não consegui vencê-la. Ela cobriu todo o meu corpo, e então… sumiu. Tão repentinamente quanto tinha surgido, toda a sensação foi embora, como se nunca tivesse estado ali.
- Está melhor? - Quando minha respiração se normalizou, voltei-me para a minha treinadora e vi que ela estava apertando algum botão na Pokédex. Guardando o objeto, Yoshiro estendeu a mão e fez-me um carinho, sorrindo de forma tão terna que fez meu nervosismo desmanchar-se. Então foi ela? Foi ela quem fez aquilo acabar? Sei que fiz esse pedido, mas… honestamente, não esperava que a menina tivesse mesmo essa capacidade. - Não precisa evoluir agora se não quiser. Sempre que começar a acontecer, eu posso cancelar.
Evoluir? Em todos os meus anos como um Mudkip, nunca cheguei a ver minhas formas evolutivas, tampouco conheci outros da minha própria espécie. É a desvantagem de ter crescido em meio a humanos. Não gosto da ideia de mudar de forma tão brusca sem saber o que me espera, é como dar um passo no escuro… portanto, é um alívio enorme ver que minha treinadora não me forçará a fazer isso.
“Obrigado por… e-ei, o que é isso na sua bolsa?” Cortei minha frase no meio ao notar uma luz estranha vinda de lá. Esse negócio de evolução é contagioso!? Uhn, não. A fonte da luminosidade era o ovo que Yoshiro havia ganhado de Luch, finalmente rachando. Dele nasceu um pequeno réptil de corpo azulado e um bulbo verde nas costas, dormindo tranquilamente, como se nem tivesse notado que veio ao mundo. Yoshiro ficou encantada com o bebê, porém decidiu não atrapalhar seu cochilo e colocou-o dentro de uma Pokébola, pois lá ele poderia descansar melhor. Ainda teriam muito tempo para se conhecer em Hoenn.
- Gilbert, eu nem sei como lhe agradecer por tudo o que fez. Estaríamos perdidos se não fosse por você… muito, muito obrigada mesmo. Pode ter certeza de que nunca me esquecerei de hoje. Vou levar tudo o que me ensinou para sempre. - Yoshiro fez uma reverência um pouco mais longa que o habitual, em uma tentativa de mostrar o quão grata estava. Estendeu a mão para cumprimentá-lo uma última vez, todavia, recuou no mesmo instante ao perceber que ela ainda estava suja de cimento e terra. - Terei mais cuidado, como disse… e tentarei ter mais confiança também. Afinal, esses pequenos aqui precisam de um líder forte. Me tornarei uma treinadora digna deles, algum dia.
Por fim, os humanos separaram seus caminhos, cada um em rumo a um helicóptero distinto. Na base de Sienna, poderíamos enfim pegar um transporte de volta à Hoenn (após um bom banho e um jantar reforçado, é claro). Durante todo o percurso até a ilha flutuante, Yoshiro parecia bem pensativa, não disse muita coisa e tampouco desviou os olhos das terras de Johto. Pergunto-me se foram as palavras de Gilbert que a deixaram assim.
Ela parecia bem afetada pelo que ele disse, aposto que não se esquecerá disso facilmente. E ainda bem, pois eram conselhos e lições que ela precisava mesmo ouvir de alguém, em especial de um treinador como ele, que de certo tinha muita experiência na bagagem. Essa menina ainda tem muito o que crescer, é um fato. E, aconteça o que acontecer, estarei aqui para ajudá-la nisso. Afinal, é o que amigos fazem, não é?
Distribuição dos pontos :
Sapphire: +5 Sp. Attack, +5 Def. Não evoluir.
Koda: +10 Attack. Evoluir. Trocar Sand Attack por Snarl.
Summer: +10 Def.
Hórus: +10 Def.
Muito obrigada pela narração, Sckar! Gostei bastante da rota, espero que tenha se divertido também ^^
PS: Não narrei a evolução do Poochyena ainda para não saturar o post, mas farei isso quando chegar em Hoenn.