A batalha entre Stunfisk e Poliwag já tinha seu fim definido e apenas um evento extraordinário seria capaz de mudar o resultado da luta, apesar desse detalhe, Stunfisk ainda tentou atacar. O peixe futilmente lançou toda a eletricidade que pôde em Poliwag, porém o girino revidou cada ataque com um jato d'água que primeiro deixou o Pokémon terrestre ofegante e depois terminou o trabalho, nocauteando-o e forçando seu mestre a recolhe-lo.
Dois a um, sendo que restavam três Pokémon do Nerd e um dos de Winnie. Vencer a próxima luta praticamente garantiria que ela não precisaria se preocupar com a aposta no futuro, porém as chances do viciado em jogos possuir um trufo existiam. De fato, o rapaz portava-se de tal forma que dava um ar de mistério quanto à sua próxima escolha. O silêncio absoluto perdurou por algum tempo, nem mesmo os espectadores que estavam ao redor do campo de batalha falavam algo, embora trocassem olhares uns com os outros.
E aconteceu. O líder que batalhava com Winnie ergueu os braços, depois abaixou-os e formou um xis à frente de sua barriga ao mesmo tempo em que abaixava a cabeça, estaria desistindo?
- HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! - O grito foi súbito e chocou a treinadora. O rapaz fez uma pequena pausa, porém logo continuou e estirou os braços para longe do corpo enquanto erguia o rosto. Passaram-se segundos e o Nerd persistiu em realizar seu grito de guerra, ou seja lá o que aquilo fosse, ao ponto no qual seu corpo começava a mudar de cor graças à falta de fôlego. Seu rosto ficou roxo antes de ele enfim parar, levar as mãos aos joelhos para descansar e depois levantar os braços novamente, dessa vez unindo-os enquanto uma Pokebola jazia em suas mãos.
A situação certamente era estranha e a jovem adolescente ficou pasma quando os Nerds que até então haviam apenas jogado os seus jogos levantaram-se e ergueram as mãos para os céus. O Nerd "líder" então voltou a gritar, mas dessa vez por pouco tempo, e quando terminou pressionou o botão central de sua quarta capsula com a meta de ativá-la.
O objeto circular partiu-se em dois e então liberou um massivo raio de luz escarlate ao espaço. A luz percorreu um curto percurso antes de cair no chão e começar a dar forma ao monstro contido na capsula. Em pouco tempo um número crescente de características tornou-se visível, sendo a primeira o formato humanoide da criatura, que foi seguida pela presença de uma cauda longa e fina, pelos por todo o corpo, uma coroa de fogo e alguns detalhes amarelos nas mãos, ombros, joelhos e peitoral. O monstro possuía pele marrom, porém uma vasta pelagem dourada - diferente do usual para sua espécie - cobria a maior parte de seu corpo, ademais sua "coroa" de fogo era massiva e queimava com intensidade, impressionando os presentes. Por fim o monstro abriu os braços e gritou, pronto para o combate.
- Oi Goku! - Dito aquilo estava firmado o fato de que o Nerd escolhera aquele macaco chamado Goku como seu próximo Pokémon.