Após a despedida. O jovem treinador decidiu sentar-se ali, logo abaixo da grandiosa sombra projetada pela estrondosa arvore antiga. A leve brisa continuava a pairar por ali, de modo que ela agitava as folhas dos galhos mais altos da arvore, fazendo com que algumas delas até mesmo caísse. Alguns galhos, os mais finos, também se moviam lentamente, dando a aparência de que a arvore realmente estava viva, uma vez que isso era verdade, pois arvores são vivas. Eis então que algo estranho ocorreu.
Strider sentiu um breve terror logo abaixo de suas mãos que estavam apoiadas sobre a grama. Ichiro, que estava sobre a cabeça de seu treinador, não sentiu nada, mas assustou-se ao sentir o garoto erguer-se bruscamente. Foi quando o solo, abaixo do rapaz se abriu, e como em uma escada projetada na terra fofa, o treinador rolou até chegar em solo "firme".
Por sorte, com a "escada", o rapaz não se machucou tanto quanto se tivesse caído em queda livre, e como resultado tinha apenas alguns arranhões em suas pernas e braços, porém nada alarmante. Não demorou muito para que Cyndaquil também descesse rolando a "escada"; e no momento em que tocou o chão, a passagem pela qual entraram, foi lacrada com mais um pequeno deslizamento de terra, oque fez alguns grandes grãos de terra tocar os pés de Ichiro.
Eis que Ichiro, assustado por não conseguir enxergar mais nada, nem mesmo seu treinador, fez suas costas arder em chamas, e assim iluminar o estreito corredor em que estavam. Strider, agora, com o auxilio da luminosidade emitida pelas chamas, pode observar onde estavam. As paredes do corredor era feita de terra compactada, oque era estranho, pois elas estavam perfeitamente planas, como se alguém tivesse se preocupado em faze-lo com perfeição. O chão em que pisavam era mais fofo, de modo que os pés do rapaz estavam levemente afundados na terra. Do "teto", que não era muito alto, surgiam algumas grossas raízes que pendiam para o lado das paredes, e outras finas raízes que ficavam pendidas por ali.
Logo, o treinador pode observar mais a frente, a unica escolha que tinham, uma vez que a passagem estava lacrada, era seguir em frente. E assim teriam de faze-lo.