Nome: Paula Cavendish
Sexo: Feminino
Classe: Treinadora
Idade: 14 anos
Nascimento: 31 de dezembro - Goldenrod City
Altura: 1,59 metros
Peso: 54 quilos
Descrição física: Baixa, cabelos longos, castanhos e ondulados, os quais costuma usar presos em marias-chiquinhas. Tem olhos azuis e um sorriso calmo no rosto. Diferente do que foi no passado, hoje Paula tem um peso que condiz com sua estatura. A treinadora, como toda pré-adolescente, é bastante ligada em moda e por isso seu guarda-roupa está sempre se atualizando.
Personalidade: Paula mudou muito desde que começou a viajar com Thomas, primeiramente a garota hoje é dona de uma maturidade que não tinha antes. Sua curiosidade ainda perdura, porém a garota sabe a hora certa de fazer perguntas e a hora em que deve ficar quieta e escutar, apesar de tudo seu sonho não mudou e almeja seguir os passos de sua mãe como jornalista.
Diferente de quando Thomas cuidava dela tudo parece ter se invertido, agora a jovem de 14 anos é quem cuida do mais velho, atuando até como sua consciência em certos momentos. A jovem também parece ter tido uma grande mudança de comportamento no que se refere as suas infantilidades, a garota já é uma pré-adolescente e por isso não se vê mais fazendo suas bobeiras de criança, muitas vezes ficando mais quieta em seu canto ouvindo suas músicas e mexendo em seu celular.
É bastante extrovertida e por isso coleciona amigos por onde passa, tentando manter contato com a maioria deles. Tem também uma paixão platônica no líder de ginásio de Dewford, Brawly, a qual tenta esconder dos amigos.
Paula carrega traumas reais da morte de sua mãe e do que passou com seu pai, por isso quando alguém fala ou faz algo que a lembre de um dos dois, costuma mudar de assunto rapidamente como forma de defesa pessoal. Carrega também uma mágoa de Zuko e por isso muitas vezes não consegue ficar próxima do Pokémon, mesmo sabendo que a culpa do que aconteceu com seu pai não fora dele.
Biografia: Filha única da jornalista Rebeka e do químico Ulisses, vivia uma vida normal até a morte de sua mãe em um acidente de carro na região de Kalos, onde iria cobrir a Copa União para um jornal de Goldenrod. A notícia de que sua mãe estava morta foi horrível para ela, porém não tão horrível quanto fora para seu pai. Ulisses começara a ouvir vozes e perder a sanidade, o que levou a garota a ter de criar uma "maturidade precoce" para cuidar tanto dele quanto da casa, nesse meio tempo Paula teve que aprender a se virar fazendo coisas como cozinhar e cuidar da casa.
O químico cria, então um plano para matar todos os participante do evento de Kalos e acabava envolvendo a garota, a pequena com medo de afastar-se aceita, a contragosto ajudá-lo em sua empreitada. Em um dia ela conhece Thomas que é feito de refém pelo homem, porém em uma reviravolta o Quilava do treinador acaba queimando o homem e supostamente o matando deixando a garota desolada. Depois de muita conversa e com o medo de ser enviada para um orfanato, ela decide sair em viagem com o treinador que havia sido feito de refém horas atrás, usando o Mismagius de sua mãe como Pokémon.
Mais tarde, a treinadora novata é surpreendida com seu pai, que ainda estava vivo e mais insano ainda. Depois de problemas, Ulisses é preso em Áztlan, deixando de ser um problema para a filha. Sem ninguém que a pudesse impedir e sem lugar para onde ir, Paula continua acompanhando Thomas pelo continente de Hoenn.