A pequena parecia estar entendendo tudo, para um professor de primeira viagem até que Oddy não tinha começado mal.
- Sim, os voadores tem essa característica específica. Apenas um lendário possui somente o tipo voador, todos os outros possuem uma combinação. Mas isso pode ser bom ou ruim, vou te explicar. - Dias respira e começa de novo. - Ataques voadores levam vantagem contra os tipo grama, inseto e lutador e em contra partida dão um dano reduzido em tipos elétricos, pedra e aço. Isso quer dizer que se seu Tailow atacar minha Flaaffy, ela não receberá muito dano. Agora os pokemon voadores tem desvantagem contra eletricidade, gelo, e ataques de pedra. Ou seja, se minha Flaaffy acertar um ataque elétrico no seu voador ele sofrerá muito dano.
Oddy ajeitava seu boné e falava com as mãos nos bolsos, assim ficava mais confortável em tentar explicar tudo.
- Mas agora que vem o lado estratégico, se você já sabe que a maioria dos pokemon voador possuem dois tipos, você pode usar isso a seu favor para compensar as desvantagens do tipo. Por exemplo... Winona! Quando eu usei Flaaffy, que deveria ter vantagem contra seus pokemon voadores, ela usou Tropius que é uma combinação de voador e grama, assim a vantagem do tipo grama contra ataques elétricos anulou a desvantagem do tipo voador e isso equilibrou a batalha. Mas desse jeito, a desvantagem do tipo gelo foi maximizada, já que ambos os tipos possuem essa desvantagens, e foi assim que eu conseguir derrotar Tropius, com ataques de gelo do meu Croconaw.
Anoniw parecia ter entendido a resposta e gostado da comparação com os pokemon da líder, afinal Dias estava explicando as estratégias de sua maior ídola.
- Bom, agora vamos continuar. Eu não sei como os outros explicam os ataques mas eu vou dividir em 4 tipos: ataques físicos, ataques especiais, ataques suporte, e ataques estratégicos. Sendo que um ataque pode conter mais de um desses tipos. - Oddy então apontou para Ponyta. - Ataques físicos são ataques diretos que normalmente envolvem o contato dos dois pokemon, o dano do ataque é influenciado pela força de ataque físico do atacante e pela defesa do defensor. Por exemplo, Ponyta tem um poder de ataque físico maior que seu poder especial, assim ataques físicos são mais efetivos. Tróia, use Stomp na quele tronco caído! - Assim o mini-cavalo correu e com um giro de 180º seguido de um belo coice destruiu o tronco.
- Esse foi um exemplo de ataque físico, agora os ataques especiais são o oposto. Normalmente não envolve contato dos pokemon, e o dano é baseado no ataque especial do atacante e na defesa especial do defensor. Ponyta, use Ember para o alto, mas não queime nada. Como ordenado, o tipo fogo lançou suas brasas para o alto exemplificando que poderia acertar um pokemon a distância. - É de extrema importância saber o nível de poder de seu pokemon, o que os mais experientes costumam chamam de "Stat", assim você pode escolher melhor seu portfólio de ataques e se prevenir melhor contra os pokemon adversário. Tá me ouvindo ainda?