Os dois Shuppets se aproximavam sem mostrar sinais de agressão, estavam curiosos pela presença do treinador ali, no escuro. Mas Dexony talvez desejando uma criatura como aquela optou por um confronto. O Shuppet brincalhão (A) continuou rindo quando viu a ave que seria sua oponente, enquanto o silencioso (B) e receoso, afastou-se um pouco, mas decidiu ficar já que seu companheiro tinha resolvido brincar com os Pokémon de Dexony.
Tyrian não ficou nem um pouco satisfeita em ter sido trazida para um ambiente tão escuro, por isso se manteve voando dentro do raio de luz, usando Focus Energy contra gosto, já que estava ali, iria lutar. Smash era o segundo mais rápido e avançou contra o seu alvo lançando o seu pó paralisante, pegando a Shuppet desprevenida. Irritada essa gritou para Breloom diminuindo a sua defesa (-2 Def), o outro Shuppet ignorou Taillow e correu para ajudar a sua companheira, atacando com Will-O-Wisp, as chamas azuis “voaram” até Breloom e o atingiram pelas costas.
Na rodada seguinte a Shuppet fêmea atacou com Shadow Sneak, um move de prioridade que ignorou a paralisia que ela sofria. Taillow que voava alto desceu em um rasante e investiu contra o seu alvo com uma bicada, atingindo o Shuppet macho com um crítico, esse parou de rir imediatamente. Smash não hesitou mais e usou o seu Mega drain na fêmea, ferindo-a e absorvendo parte da vitalidade dela. No fim, o Shuppet macho escolheu continuar a assediar Smash e ele gritou tão forte que a defesa de Breloom voltou a cair (-2 Def). E se não bastasse, o Pokémon grama de Dexony sofrendo pelo Burn, perdeu mais hp no final do turno.