Erica Fonseca
Cidade Natal: Lavaridge Town
Carreira: Treinador
Idade: 18
Altura: 1,65
Peso: 62kg
Carreira: Treinador
Idade: 18
Altura: 1,65
Peso: 62kg
Descrição física: Erica tem cabelos pretos e encaracolados, geralmente presos num coque frouxo. Sua pele é escura e ela gosta de usar flanelas e camisetas lisas, com jeans. Tem algumas marcas de queimadura nas mãos e braços, de diferentes tamanhos, por conta de água fervente.
Personalidade: Tem facilidade para interagir com as pessoas, por conta de seu trabalho na pousada dos pais, e é uma pessoa bastante tranquila, ao mesmo tempo que curiosa e sem medo de descobrir lugares e situações novas. Gosta de deixar pokémons fora das pokébolas e tem começado a pensar em como conscientizar as pessoas a serem mais respeitosas com os pokémons, em geral.
Biografia: Nascida em Lavaridge Town, Erica cresceu rodeada de pokémons. Seus pais eram donos de uma pousada na qual viajantes que chegavam para passar pelos banhos termais que haviam na cidade se hospedavam. Ela cuidava dos pokémons desses hospedes, aprendia o comportamento de cada espécie e ainda descobria o básico de batalhas que os hóspedes às vezes a ensinavam. Seus pais incentivavam essa atitude, achavam importante que Erica crescesse perto de pokémons e desde cedo procuraram meios de dar alguma educação sobre pokémons, mais ou menos formal, para que pudesse aprender o quanto pudesse.
Os irmãos mais velhos de Erica, por outro lado, estavam menos interessados em aprender os cuidados de pokémons do que estavam em batalhas e ambos se tornaram prodígios e quando assumiram a maioridade, saíram em busca de suas próprias aventuras. Marcelino conquistou algumas insígnias e visitava o lar com frequência, mas Clarice ficou cada vez mais distante até que cortou contato por completo. Enquanto Erica ficou preocupada, os pais não fizeram muito caso. Não era estranho os filhos manterem pouco contato quando seguiam uma jornada pokémon, apenas ficaram chateados que Clarice não visitava ou ligava tanto quanto o irmão mais velho.
O desespero veio quando saiu o escândalo de tráfico de pokémons pela Equipe Aqua, onde reconheceram na televisão a filha como um dos integrantes. Saber que Clarice havia entrado para o crime foi um choque para a família. Não pensavam que ela poderia ter feito algo assim. Talvez devessem ter dado mais atenção para a filha, que sempre ficou na sombra de Marcelino. Eles só podiam sentir culpa. Erica estava confusa e triste e se perguntava o que poderia fazer a respeito. Marcelino tornou-se um ranger, ele queria terminar com aquela organização e tirar sua irmã daquele universo. E foi assim que Erica parou de ouvir falar de seu irmão. Marcelino passava semanas em uma missão sem entrar em contato com o lar até que, como a irmã, parou completamente de se comunicar com a família.
Quando Erica fez dezoito anos, ele recebeu uma wooper, seu primeiro pokémon. Ele foi uma doação de uma hospede, que não tinha como cuidar dele. Resolveu, com isso, sair de casa em busca dos irmãos. Seus pais, ainda que com medo que ele seguisse o mesmo destino que seus irmãos, tiveram eles mesmos jornadas quando mais novos e sabiam que quando o desejo de pegar a estrada batia, era impossível impedir. Com a condição de que mantivesse contato regular, Erica deixou a casa dos pais.